Total de visualizações de página

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Moldes e Modelos



"Pela fé os israelitas atravessaram o Mar Vermelho, como por terra seca; e tentando isso os egípcios, foram afogados. Pela fé caíram os muros de Jericó, depois de rodeados por sete dias. Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os desobedientes, tendo acolhido em paz os espias. E que mais direi? Pois me faltará o tempo, se eu contar de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas;

A Bíblia nos paresenta em Hb 11 uma galeria de herois, que pela fé, ALCANÇARAM PROMESSAS.

Debaixo do comando de Deus, homens e mulheres tem alcançado promessas desde a criaçao do mundo. No entanto, há direcoes que Deus dá para determinadas pessoas que nao funcionarão quando aplicadas na vida de outros; pois NAO HÁ FORMULAS PARA ALCANÇARMOS PROMESSAS.

Muitos buscam um molde de alguém que foi bem sucedido em Deus, procuram copiar a estratégia, o meio, a fim de alcançar sua própria promessa; pois é mais fácil (e muito tentador) nos apegarmos em moldes prontos, do que buscar o que Deus tem de forma específica para nós.

MOLDE É O QUE O HOMEM USA
MODELO É O QUE DEUS QUER USAR 




Deus quer nos levantar como modelos na nossa geraçao. Devemos nos acautelar dos moldes, pois quando uma geraçao toma moldes da geraçao anterior,
ela só fárá aquilo que JÁ FOI FEITO! Nao irá alem, nao romperá limites.

Deus quer que nós observemos modelos, mas recebamos um vinho novo.

Um exemplo de alguém que nao se renovou foi Moises.

Em Ex 17.1-6, no deserto de Sim, o povo se rebela contra Moises por causa da falta de agua. Moises busca a Deus, que Lhe deu uma direcao: pegue a vara e FIRA A PEDRA COM ELA.

Nessa ocasiao, Moises fez exatamente como Deus mandou, ou seja, agiu de modo profético.

Mas por que será que ele nao herdou a promessa? Um homem que tinha paixao, tinha força, ficou pra fora!

Com a vida de Moises aprendemos que se quisermos alcançar a promessa, NAO PODEMOS nos apegar em moldes.

Nm 20.1-13 - Diante da mesma situacao, do mesmo deserto, do mesmo povo, o mesmo problema, DEUS DÁ OUTRA ORDEM A MOISES.

Agora Deus diz: pegue a vara e FALE COM A ROCHA (nao toque nela!).

Temos que entender que Deus PODE dar direcoes diferentes em situacoes IDENTICAS!

Moises nao se renovou!!! Ele perdeu a promessa porque se apegou à vara (um molde), ele creu num molde:
"Se Deus fez assim ontem, vai fazer assim hoje de novo".

Se queremos ser pessoas proféticas temos que entender que nossa obediencia de hoje, pode ser a desobediencia de amanha!

O pior de tudo isso é que Moises NAO FEZ O QUE DEUS MANDOU, e a agua saiu!! Muitos desobedecem direçoes de Deus, vivem até em pecado, do seu jeito, mas como a agua ainda brota, ainda veem resultados, caem no engano de crer que estao avançando.

Precisamos decidir se nos apegaremos à vara (molde) ou a Deus (profético).

Hoje há até mesmo uma padronizaçao ministerial, dentro das igrejas. Pregadores, obreiros, pastores que imitam ou copiam seus pais espirituais; e aguas brotam! vidas sao tocadas, pessoas se convertem, porém estes nunca chegarao à promessa que Deus tinha para suas vidas!

Podemos ter modelos, mas nao podemos fazer destes modelos, moldes para nós.

Aquela prova em Meribá nao era para o povo, e sim para Moises. Deus queria saber se ele continuava dependendo da direcao de Deus ou se ele cria mais no seu modo de operar. Deus o repreendeu: PORQUANTO NAO CRESTES EM MIM (...) NAO ENTRAREIS NA TERRA!

Mas houve um outro homem que entendeu a necessidade de ter um modelo, rejeitando os moldes (2 Rs 2.1-6)

Muitos pensam que Elias queria se livrar de Eliseu, quando mandava ele ficar nas cidades, mas na verdade quando ele dizia isso, estava dizendo:

"Eliseu, voce está liberado, vá cumprir tua chamada, eu já te vejo como um profeta pronto".

No entanto, Eliseu NAO QUERIA IR. Mesmo pronto, ele queria mais. Ele nao buscava a capa de Elias, nao buscava o molde (um titulo de profeta), ele queria se tornar um modelo.

Quando chegaram ao Jordao, o rio era um obstaculo para ser atravessado. Elias, profeta maduro, pergunta o que Eliseu queria para que fosse logo profetizar, e ele responde: eu quero porcao dobrada da tua unçao. Ele estava dizendo que nao queria ser apenas mais um profeta, e que nao queria o que Elias tinha, ele queria IR ALÉM, queria DUAS VEZES MAIS.

Elias responde que era algo difícil (pois havia um preço alto para conquistar tal unçao), porém, se Eliseu fosse capaz de crer e suportar a pressao, seria feito.

no vv 7 diz que haviam FILHOS DE PROFETAS assistindo a tudo aquilo;
Há uma geraçao nos observando, aguardando a manifestaçao de uma unçao em nós, maior do que a das geraçoes passadas.

Elias foi arrebatado e Eliseu ficou com a capa dele, a mesma que abriu o Rio. Agora ele tinha que atravessar de volta, mas ele sabia que o poder nao estava na capa, e sim no DEUS DE ELIAS (vv 14). Antes de tentar usar um molde, Eliseu pergunta: Onde está o Deus de Elias?

Hoje há pessoas vendendo moldes para tudo: para ficar rico, para curar, para pregar. Voce pode até pegar um molde pronto e ver resultados, mas nao chegará onde Deus tinha planejado que voce chegasse; pois Deus tem um plano especifico para a tua vida.

Deus tem promessas especificas e unicas para tua familia, tua vida, teu ministerio, nao se compare com ninguem, nao copie ninguem, nao anule a busca pela direcao profetica quando viver uma vitoria; que sua vitoria nao se torne um molde, mas uma motivacao para buscar mais a Deus!

Deus quer te levar muito mais longe do que os teus modelos já chegaram, se voce crer nisso, pela fé, alcançara as suas promessas.

Deus te abençoe!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário