Total de visualizações de página

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

EM BUSCA DA VERDADEIRA SABEDORIA






NO LIVRO DE DANIEL, no cap. 12.1-10 – ESTÁ ESCRITO QUE NO FIM DOS TEMPOS MUITAS COISAS VAO ACONTECER,  MAS SOMENTE OS SABIOS ENTENDERÃO.

FALA-SE MUITO EM SABEDORIA, PEDIMOS SABEDORIA PARA CONDUZIR SITUACOES, ELOGIAMOS A SABEDORIA ALHEIA, E RECONHECEMOS QUANDO ELA FALTA.

MAS VOCÊ SABERIA DEFINIR O QUE É SABEDORIA?


PRECISAMOS NOS APROFUNDAR EM BUSCAR ESSA SABEDORIA QUE DEUS ESPERA QUE ALCANCEMOS, POIS ELA É UM VERDADEIRO TESOURO.

AP 4.5  - E do trono saíam relâmpagos, e vozes, e trovões; e diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete espíritos de Deus;

DIANTE DO TRONO HÁ 7 LAMPADAS, QUE SÃO OS 7 ESPIRITOS DE DEUS.
OS 7 ESPIRITOS DE DEUS, COMPÕEM A MANIFESTAÇÃO COMPLETA DO CARÁTER DE DEUS.

QUE 7 ESPÍRITOS SÃO ESTES? IS 11.2 E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor.

ISAÍAS PROFETIZA SOBRE JESUS E FALA QUE OS 7 ESPÍRITOS DE DEUS ESTARIAM SOBRE ELE, UM DESTE ESPÍRITOS – É O ESPIRITO DE SABEDORIA.

MAS A SABEDORIA DE DEUS NÃO TEM NADA A VER COM A SABEDORIA HUMANA:

1 CO 1. 19 porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, e aniquilarei a sabedoria o entendimento dos entendidos. 20 Onde está o sábio? Onde o escriba? Onde o questionador deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?

A SABEDORIA HUMANA É DESCRITA POR TIAGO NO CAP.3:

14 Mas, se tendes amargo ciúme e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Porque onde há ciúme e sentimento faccioso, aí há confusão e toda obra má.

A SABEDORIA HUMANA GERA CIUME, COMPETICAO, FACCAO, ORGULHO, CONFUSAO E BUSCA DE GLORIA PRÓPRIA, POR ISSO DEUS DISSE QUE ELE QUER DESTRUIR ESSA SABEDORIA HUMANA.

PARA BUSCAR A VERDADEIRA SABEDORIA, PRECISAMOS SABER NO QUE ELA CONSISTE, DE UMA FORMA CONCRETA.

PV 9.1 - A sabedoria já edificou a sua casa, já lavrou as suas sete colunas;

 A SABEDORIA ESTÁ FIRMADA SOBRE 7 COLUNAS QUE ESTÃO RELACIONADAS em TG 3.17:

1) ELA É PRIMEIRAMENTE PURA

A PUREZA É O PONTO DE PARTIDA PARA BUSCARMOS A VERDADEIRA SABEDORIA.

É UM GRANDE DESAFIO PARA QUEM ESTÁ SAINDO DE UM MUNDO PODRE E TOTALMENTE IMPURO, RESGATAR A PUREZA NOS VALORES, NOS PRINCIPIOS, NAS MOTIVAÇÕES, OS RELACIONAMENTOS.
CREIO QUE É O MAIOR DESAFIO NA NOSSA GERAÇÃO.

SL 51.9-10 Esconde o teu rosto dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades.  Cria em mim, ó Deus, um coração puro (...)

NÓS NÃO TEMOS UM CORAÇÃO PURO NATURALMENTE, MAS ELE PODE SER CRIADO EM NÓS MEDIANTE A ARREPENDIMENTO SINCERO. 


PARA SERMOS SÁBIOS, TAMBÉM PRECISAMOS SER PURIFICADOS NA NOSSA VISÃO, POIS QUANDO TEMOS UMA VISÃO CONTAMINADA DE TUDO E DE TODOS, NÃO CONSEGUIMOS ADQUIRIR A SABEDORIA DE DEUS.

Tt 1.15-16 Tudo é puro para os que são puros, mas para os corrompidos e incrédulos nada é puro; antes tanto a sua mente como a sua consciência estão contaminadas.  Afirmam que conhecem a Deus, mas pelas suas obras o negam, sendo abomináveis, e desobedientes, e réprobos para toda boa obra.

HOJE EM DIA A MAIORIA DAS PESSOAS É CONTAMINADA, SÓ VE MALDADE EM TUDO, PORQUE SUA PROPRIA CONSCIÊNCIA ESTÁ CONTAMINADA. MESMO AFIRMANDO QUE CONHECEM A DEUS, SE MANTEM IMPUROS, DESOBEDIENTES, E REPROVADOS.

QUANDO JESUS NOS CHAMOU, ELE NÃO NOS CHAMOU PARA UMA CRENÇA RELIGIOSA, ELE NOS CHAMOU PARA SERMOS PURIFICADOS, DESPOJADOS DA CONTAMINAÇÃO E DA SUJEIRA DAS COISAS DESSE MUNDO:

1 JO 3. 2-4 Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é, o veremos.  E todo o que nele tem esta esperança, purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.  Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia.

SE CONVIVEMOS NORMALMENTE COM A IMPUREZA, ISSO SIGNIFICA QUE AINDA
NÃO DEMOS O PRIMEIRO PASSO PARA ALCANÇAR A SABEDORIA DE DEUS,
POIS AQUELE QUE ESPERA NELE, SE PURIFICA, PARA SER PURO ASSIM COMO ELE É!

2) A SABEDORIA DE DEUS É PACIFICA – AO CONTRARIO DA SABEDORIA HUMANA, QUE GERA COMPETICAO, FACCAO, INVEJA, CONTENDA, DEBATES E ACUSAÇÃO, A SABEDORIA CELESTIAL É PACIFICA, E GERA RECONCILIAÇÃO.

TEM GENTE QUE QUANTO MAIS “SABE” DA BIBLIA, MAIS RELIGIOSO, CONTENCIOSO E ACUSADOR FICA! QUE SABEDORIA É ESSA QUE SERVE PRA ACUSAR E DIMINUIR PESSOAS?

A SABEDORIA PACIFICA MANIFESTA A GRAÇA DE DEUS PARA QUEM ESTÁ EM PECADO. 
LEMBRE-SE QUE JESUS GANHOU PROSTITUTAS, COBRADORES DE IMPOSTOS e LADROES, NÃO POR MEIO DA ACUSACAO, MAS PORQUE ELE TINHA A SABEDORIA PACIFICA, SABIA ABORDAR AS PESSOAS COM GRAÇA E LEVA-LAS AO ARREPENDIMENTO.

TEM GENTE QUE SE ACHA TAO SÁBIO MAS VIVE IRADO, VIVE AMARGO, DESCONTENTE COM TUDO E COM TODOS, NINGUEM PRESTA. CUIDADO, POIS TG 1.20 DIZ QUE A IRA DO HOMEM NÃO OPERA A JUSTIÇA DE DEUS!

QUANTO MAIS SABIO VOCÊ FOR, MENOS AMARGO VOCE SERA, E SIM MAIS PACIFICO, E CAPAZ DE PROMOVER RECONCILIAÇÃO ENTRE AS PESSOAS E DEUS!

3) A SABEDORIA DE DEUS É MODERADA – MODERACAO TEM A VER COM HUMILDADE, EQUILÍBRIO, COM LIMITE.

A PESSOA MODERADA SABE ATÉ ONDE PODE IR – TEM DOMINIO PRÓPRIO. 

PV 11.2 Quando vem a soberba, então vem a desonra; mas com os humildes está a sabedoria.

A PESSOA MODERADA TEM HUMILDADE, ENTAO NÃO TRATA OS OUTROS COM DESONRA.

O ORGULHOSO NUNCA CONSEGUE ESCAPAR DE UMA BRIGA, PORQUE ELE TEM A NECESSIDADE DE SE DEFENDER, DE SE JUSTIFICAR, DE GANHAR A BRIGA.

É POR ISSO QUE O ORGULHO FERIDO GERA SEPARACOES, ROMPIMENTOS, INIMIZADES ENTRE AS PESSOAS EM TODO LUGAR; MAS A PESSOA SABIA É MODERADA, E ELA ESTABELECE LIMITES PARA QUE SEUS RELACIONAMENTOS SEJA PRESERVADOS. 

A MODERACAO TAMBÉM TEM COMO CARACTERÍSTICA A PACIENCIA.
A PESSOA MODERADA NÃO É IMEDIATISTA E FATALISTA, ELA SABE ESPERAR O TEMPO CERTO PARA CADA COISA.

FP 4.5 Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor.


4) A SABEDORIA DE DEUS É TRATAVEL – PV 9.8 Não repreendas ao escarnecedor, para que não te odeie; repreende ao sábio, e ELE TE AMARÁ.

HÁ 3 TIPOS DE PESSOAS – O QUE NÃO ACEITA SER CORRIGIDO (ESCARNECEDOR);
O QUE ACEITA A CORREÇÃO; E O QUE AMA A CORRECAO.

NÓS VIVEMOS NUMA GERAÇÃO QUE EM SUA MAIORIA, NÃO ACEITA A CORREÇÃO, 
ALGUNS, ACEITAM A CORREÇÃO MESMO DESCENDO AMARGO,
MAS ENCONTRAR ALGUÉM QUE AMA A CORRECAO É ACHAR UMA AGULHA NO PALHEIRO.

SER TRATÁVEL É SER REDUTÍVEL, FLEXÍVEL, DISPOSTO A MUDAR,
A ENXERGAR O QUE PESSOAS QUE NOS AMAM ESTAO QUERENDO NOS MOSTRAR. 
É ACEITAR SER DISCIPLINADO, NÃO SÓ POR DEUS,
MAS TAMBEM PELAS PESSOAS QUE ELE POS AO NOSSO REDOR.

É ESTAR ABERTO PARA DEIXAR DEUS MEXER NAS FERIDAS,
É ESTAR ABERTO PARA SER CONFRONTADO QUANDO PECAR, QUANDO ERRAR.

A PESSOA TRATAVEL VÊ CADA CORREÇÃO COMO UMA OPORTUNIDADE DE CRESCER, MAS A PESSOA ESCARNECEDORA VÊ A CORREÇÃO COMO MOTIVO PARA SE MELINDRAR, SE REBELAR, SE FECHAR, E SE ISOLA - QUANDO A BÍBLIA DIZ QUE “Aquele que vive isolado busca seu próprio desejo; insurge-se contra a verdadeira sabedoria. (PV 18.1 )


5) A SABEDORIA CELESTIAL É CHEIA DE MISERICÓRDIA E BONS FRUTOS

ONDE TEM MISERICORDIA, SEMPRE HAVERÁ BONS FRUTOS!

MT 5.7 - QUEM NÃO É MISERICORDIOSO, NÃO ALCANÇARÁ A MISERICORDIA PARA SUA PROPRIA VIDA, POR ISSO QUEM NÃO TEM MISERICORDIA É TOLO, E NÃO SABIO!

TER MISERICORDIA É LITERALMENTE COLOCAR O CORAÇÃO NA MISÉRIA DE ALGUEM, SE POR NO LUGAR, PENSAR QUE PODIA SER VOCE PASSANDO POR AQUILO.

É COMPREENDER E RESPEITAR OS MOMENTOS INFELIZES DOS OUTROS, OS ERROS, OS TROPEÇOS, POIS DEUS FAZ ISSO CONOSCO!

TG 2.13 DIZ QUE A MISERICÓRDIA TRIUNFA SOBRE O JUÍZO.

ISSO QUER DIZER QUE A MISERICORDIA É A REGRA, O JUIZO É A EXCEÇÃO. DEUS EXECUTA MUITO MAIS MISERICORDIA DO QUE JUÍZO, SE NÃO FOSSE ASSIM, O MUNDO JÁ TERIA ACABADO FAZ TEMPO!!!!
  
QUE DEUS NOS AJUDE A NOS IDENTIFICARMOS COM A MISERIA DA PESSOAS, A TER UM CORACAO MAIS MISERICORDIOSO PARA QUE POSSAMOS ALCANCAR A SABEDORIA DELE.


6) A SABEDORIA DO ALTO É SEM PARCIALIDADE – OU SEJA – SEM ACEPÇÃO DE PESSOAS.

SER IMPARCIAL É ABRIR MÃO DOS NOSSOS CONCEITOS E PRECONCEITOS COM BASE NAS NOSSAS EXPERIENCIAS DO PASSADO, OU COM BASE NOS ERROS QUE AS PESSOAS COMETERAM.

A NOSSA PARCIALIDADE NOS IMPEDE DE TER UM CORACAO SÁBIO, POIS QUANDO SOMOS PARCIAIS NÃO ACEITAMOS QUE AS PESSOAS SEJAM DIFERENTES DA NOSSA EXPECTATIVA.

PESSOAS PARCIAIS SO QUEREM SER RELACIONAR COM QUEM CORRESPONDE ÀS SUAS EXPECTATIVAS, NÃO RESPEITAM AS DIFERENÇAS.

POR TRAS DA PARCIALIDADE, NA VERDADE EXISTE SOBERBA, POIS QUANDO SOMOS PARCIAIS, ACHAMOS QUE NÃO TEMOS NADA A APRENDER COM QUEM É DIFERENTE DE NÓS.

UM OUTRO PECADO DA PARCIALIDADE É O JULGAMENTO PRECIPITADO.

QUANTAS VEZES JULGAMOS PESSOAS QUE NEM CONHECEMOS, OU NEM ESPERAMOS UMA COISA SER CONCLUIDA E JÁ TIRAMOS NOSSA CONCLUSÃO!

RM 2.1 - Portanto, és inescusável, ó homem, QUEM QUER que sejas, quando julgas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu que julgas, praticas o mesmo.

QUANDO SOMOS PARCIAIS E JULGAMOS A OUTRO NOS TORNAMOS INDESCULPAVEIS DIANTE DE DEUS.

E ISSO NOS LEVA À HIPOCRISIA, QUE É TAMBÉM UM IMPEDIMENTO PARA ALCANÇAR A SABEDORIA

7) A SABEDORIA DO ALTO É SEM HIPOCRISIA

SER HIPOCRITA É COBRAR DO OUTRO O QUE EU NÃO FAÇO; SER HIPÓCRITA É VIVER A VERDADE QUANDO ME CONVEM.

MUITA GENTE PREGA UMA SABEDORIA QUE NÃO TEM EM SUA VIDA, PORQUE NÃO É VIVIDA.

VOCE PODE SER UM TEÓLOGO, CONHECER A BIBLIA DE TRAS PRA FRENTE,
MAS SE NÃO SE ESFORÇA PRA VIVER, É UM HIPOCRITA E NÃO UM SABIO.

A SABEDORIA SEM HIPOCRISIA É MANIFESTA PELO NOSSO TESTEMUNHO, PELO NOSSO ESTILO DE VIDA, E NÃO PELO QUE SABEMOS.
  
A FALTA DE SABEDORIA DOS CRISTÃOS TEM MATADO IGREJAS, FAMÍLIAS, CIDADES.

DEUS ESTÁ NOS DANDO UM ALERTA PARA QUE POSSAMOS EDIFICAR A NOSSA VIDA, A NOSSA CASA, A IGREJA DE JESUS, COM BASE NA SABEDORIA VERDADEIRA.

HÁ UM CLAMOR DE DEUS SOBRE NÓS!

QUE O ESPIRITO DE SABEDORIA E TEMOR DO SENHOR ESTEJA SOBRE SUA VIDA NESTE TEMPO.

DEUS TE ABENÇOE!

"Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira 
que alcancemos corações sábios." (Sl 90.12)




* pregação e post inspirados em "A face oculta do amor", de Marcos S. Borges. 

2 comentários:

  1. Palavra essencial, uma benção! Deus te abençoe...

    ResponderExcluir
  2. Pastora, és a benção em minha vida! És meu Logos e meu Rhema

    Deus abencoe

    ResponderExcluir