Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

FIRMES E CONSTANTES


MC 9.33-25 E MC 10.42-45

UMA DAS COISAS QUE DEUS NOS DISSE NO INICIO DESTE ANO, É QUE ESTE É UM ANO PARA APRENDERMOS A SER VERDADEIROS SERVOS.

VIVEMOS NUM TEMPO ONDE AS PESSOAS QUEREM SER SERVIDAS PELAS OUTRAS, E CONSIDERAM QUE QUANTO MAIS SERVIDAS FOREM, MAIORES ELAS SERÃO.

NESSES 2 TRECHOS QUE LEMOS JESUS MINISTRA OS SEUS DISCIPULOS SOBRE O QUE É SER O MAIOR NO REINO. POIS EM VARIOS MOMENTOS, AQUELES 12 ERAM TENTADOS A QUERER COMPETIR ENTRE SI E SABER QUEM ERA O MAIOR.


PRIMEIRO JESUS DIZ: QUEM QUISER SER O PRIMEIRO, DEVERÁ FICAR POR ULTIMO, E SERVIR A TODOS, PARA DEPOIS SE SERVIR;

DEPOIS ELE DIZ: VOCES SABEM QUE NO MUNDO, QUANTO MAIS SERVOS UMA PESSOA TEM, MAIOR ELA É – MAS ENTRE VOCES NÃO SERÁ ASSIM. PELO CONTRARIO: AQUELE QUE QUER SER GRANDE, DEVERÁ SER O QUE MAIS SERVE AOS OUTROS.
POIS EU – QUE SOU O EXEMPLO DE VOCES – NÃO VIM PARA SER SERVIDO E SIM PARA - SERVIR E DAR – A MINHA VIDA EM RESGATE DE MUITOS.

O “SERVIR A DEUS” NÃO SIGNIFICA TER UMA FUNCAO NA IGREJA, OU UM TITULO, MAS SIM ENTENDER QUE – EM TUDO O QUE FAZEMOS COM O DESEJO DE OBEDECE-LO E AGRADA-LO, O ESTAMOS SERVINDO, E QUE NADA QUE FAZEMOS DESSA FORMA É EM VAO!

MAS POR QUE TANTAS PESSOAS, EM ALGUM MOMENTO DA CAMINHADA ESMORECEM, SE CANSAM, E DE ALGUMA FORMA ACHAM QUE NÃO VALE MAIS A PENA SERVIR A DEUS?

POR QUE PESSOAS QUE UM DIA TIVERAM EXPERIENCIAS COM DEUS,
LANÇAM A MAO DO ARADO, RETROCEDEM E DESISTEM DE SERVIR?

E QUEM SÃO OS QUE PERMANECEM? COMO SÃO OS SERVOS RESISTENTES QUE PERSERVERAM ATÉ O FIM?

QUAIS AS CARACTERISTICAS DAQUELES QUE NO MEIO DA INIQUIDADE NÃO DEIXAM O SEU AMOR ESFRIAR, OS QUE NÃO FORAM APENAS CHAMADOS, MAS ESCOLHIDOS?

COMO NÓS TEMOS QUE SERVIR AO SENHOR PARA QUE TENHAMOS A CONVICCAO DE QUE NOSSO SERVIÇO NÃO É EM VAO?

1 CO 15.58 - Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.

NESSE TRECHO PAULO FINALIZA SUA CARTA À IGREJA DE CORINTO, EXORTANDO OS A SEREM FIRMES E CONSTANTES – JAMAIS DEIXANDO DE SERVIR A DEUS – COM A CERTEZA DE QUE O SERVIÇO DELES NÃO ERA EM VAO.

RECONHEÇO QUE HOJE, NO MEIO CRISTAO, NÃO HÁ MUITOS HOMENS E MULHERES COM ESSAS CARACTERISTICAS. VEJO MUITAS PESSOAS EUFORICAS, EMPOLGADAS NUMAS FASES, E EM OUTRAS, COMPLETAMENTE DESANIMADAS, APOSTATADAS E DESVIADAS DO EVANGELHO.

FIRMEZA E CONSTANCIA ESTAO EM FALTA NA IGREJA DE HOJE.
É POR ISSO QUE HÁ UMA ROTATIVIDADE TAO GRANDE DE PESSOAS.

MAS O QUE É "SER FIRME"?

PELA BIBLIA, CONCLUIMOS QUE A FIRMEZA É UM ATRIBUTO QUE ESTÁ RELACIONADO COM A PROFUNDIDADE DA NOSSA FÉ.

QUANTO MAIS PROFUNDA SUA FÉ, MAIS FIRME VOCE SERÁ, POIS HB 11.1 DIZ QUE "A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam..."

EXISTE A FÉ SALVIFICA, QUE É AQUELA QUE TE LEVA A CRER QUE JESUS É SALVADOR, E VOCE DE ALGUMA FORMA PRECISA DELE, MAS ESSA FÉ NÃO É SUFICIENTE PARA TE FIRMAR.

PARA ALGUEM SER FIRME, É NECESSARIO SE APROFUNDAR NA FÉ, E NAO SOMENTE CRER NA SALVAÇAO, MAS SE TORNAR SUBMISSO AO SENHORIO DE CRISTO.

A BIBLIA DIZ EM EF 6 QUE UMA DAS NOSSAS ARMAS É O ESCUDO DA FÉ, 
EU DIRIA QUE ESSE ESCUDO É COMPOSTO POR DUAS METADES: RHEMA / LOGOS.

O ESCUDO QUE TE MANTEM FIRME NAS BATALHAS, ANO APÓS ANO, LUTA APÓS LUTA, RETALIACAO APÓS RETALIACAO, TENTACAO APÓS TENTACAO – TEM NECESSARIAMENTE QUE TER AS 2 PARTES.

HOJE EM DIA TEM MUITA GENTE COM UMA FÉ SUPERFICIAL, QUANDO
BATE UM VENTO A PESSOA CAI E NÃO LEVANTA MAIS, PORQUE ELA TEM FÉ, MAS SUA FÉ NÃO TEM UM FIRME FUNDAMENTO DE LOGOS E DE RHEMA.

RHEMA É A FÉ QUE VEM PELA REVELACAO VIVA DE QUEM É JESUS,
DO QUE ELE TEM COM A SUA VIDA, DOS MILAGRES QUE ELE OPEROU,
DE COISAS SOBRENATURAIS QUE ACONTECERAM COM VOCE.

PAULO FALA ISSO PRA TIMOTEO, EM 1 TM 1.18  Esta admoestação te dirijo, filho Timóteo, que segundo as profecias que houve acerca de ti, por elas pelejes a boa peleja, conservando a fé.

CONTINUE FIRME CONSIDERANDO AS PROFECIAS E PROMESSAS QUE HÁ SOBRE TI.

MOISES FALA ISSO PROS FILHOS DE ISRAEL – EX 13.3 E Moisés disse ao povo: Lembrai-vos deste dia, em que saístes do Egito, da casa da servidão;
LEMBRE-SE DE COMO DEUS TE TIROU COM MAO FORTE, MILAGROSAMENTE, DA ESCRAVIDAO DO PECADO!

NÃO É TODO DIA QUE TEMOS EXPERIENCIAS PODEROSAS COM DEUS
NÃO É TODO DIA QUE RECEBEMOS PALAVRAS PROFETICAS,
MAS O RHEMA QUE RECEBEMOS, DEVE SER GUARDADO EM NOSSO CORACAO,
PARA QUE FIQUEMOS FIRMES PARA QUE NO DIA MAU, COMO DIZ EM LM 3.21 POSSAMOS TRAZER À MEMORIA, AQUILO QUE NOS DÁ ESPERANCA!

E EXATEMENTE PORQUE - NÃO É TODO DIA - QUE VIVEMOS EXPERIENCIAS TREMENDAS, NOSSA FÉ NÃO SE COMPOE SOMENTE DESSE RHEMA,

MAS SE COMPOE TAMBEM DO LOGOS – DA FÉ BASEADA NÃO SÓ NO QUE DEUS FEZ E DISSE QUE FARÁ: MAS NO QUE “ESTÁ ESCRITO”.

MUITA GENTE TEM EXPERIENCIAS LINDAS COM DEUS, TESTEMUNHOS DE PODER, PALAVRAS PROFETICAS TREMENDAS, MAS NÃO CONHECEM NADA DA PALAVRA!!!

TEM FÉ, MAS NÃO É UMA FÉ FIRME, PORQUE NO DIA EM QUE NÃO MOVER,
NO DIA QUE NÃO TEM MILAGRE, NÃO TEM SINAL, NÃO TEM PROFECIA, NO TEMPO QUE NÃO TEM O SOBRENATURAL – ELA ESFRIA,
PORQUE A SUA FÉ NÃO TEM UM FUNDAMENTO COMPLETO.

A PESSOA QUE NÃO TEM UM FIRME FUNDAMENTO DE FÉ, NO DIA MAU, QUANDO O DIABO PERGUNTA “ONDE ESTÁ O TEU DEUS?”, ACABA SE PERGUNTANDO: “É MESMO? CADE?”

OU QUANDO ALGUEM VEM ARGUMENTAR, PORQUE ELA ESTÁ PASSANDO POR TUDO AQUILO, PORQUE NÃO VOLTA PRA SUA ANTIGA VIDA QUE ERA MAIS COMODA, ELA NAO SABE RESPONDER!!!  E AÍ VEM A CONCLUSAO: SERVIR A DEUS É EM VAO!


POR ISSO É INDISPENSAVEL QUE VOCE TENHA CONHECIMENTO BIBLICO E NAO SÓ EXPERIENCIAS,  POIS NO DIA MAU, QUANDO VOCE FOR TENTADO, OPRIMIDO, PERSEGUIDO, MESMO SE NÃO TIVER MOVER, PROFECIA, SINAL E MILAGRE,

VOCE PODERÁ RESPONDER COMO PAULO EM 2 TM 1.12: "SIM, ESTOU SOFRENDO, mas não me envergonho! porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia!!"


SER FIRME É:

EF 6.13resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes; 

2 TS 2.15 - irmãos, estai firmes e conservai as tradições que vos foram ensinadas; 


NÃO SE DEIXAR INFLUENCIAR POR CONVERSA FIADA, MODISMOS,
POR INVENCOES NOVAS DE UM EVANGELHO MODERNIZADO PARA ATENDER O HOMEM AO INVES DE TRAZER O REINO.

1 PE 5.8-9 Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que os mesmos sofrimentos estão-se cumprindo entre os vossos irmãos no mundo.

NÃO FICAR COM AUTOPIEDADE, SE ACHANDO UM COITADO TODA VEZ QUE ACONTECE ALGO QUE NÃO ESTAVA NOS SEUS PLANOS, SABENDO QUE TEUS IRMAOS ESTAO POR AÍ CADA UM COM SEU SOFRIMENTO TAMBEM!

2 PE 1.10 - Portanto, irmãos, procurai mais diligentemente fazer firme a vossa vocação e eleição;porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis.

MANTER O FOCO EM QUEM DEUS TE CHAMOU PRA SER NO REINO. 
NÃO TIRE FOLGA DA SUA VOCACAO E DA SUA ELEICAO
PORQUE O DIA QUE VOCE FIZER ISSO, VAI TROPECAR.

PAULO TAMBEM FALA DE CONSTANCIA, QUE TEM A VER COM MATURIDADE NA FÉ.

POIS TEM GENTE QUE TEM EXPERIENCIA, TEM CONHECIMENTO, MAS É IMATURO, É COMO CRIANCA!

1 CO 16.13 Vigiai, estai firmes na fé e  portai-vos varonilmente, sede fortes.

PAULO ESTÁ DIZENDO: ESTEJAM FIRMES, E SE COMPORTEM COMO HOMENS!

MT 11.15-19 Quem tem ouvidos, ouça.  Mas, a quem compararei esta geração? É semelhante aos meninos que, sentados nas praças, clamam aos seus companheiros:  Tocamo-vos flauta, e não dançastes; cantamos lamentações, e não pranteastes.  Porquanto veio João, não comendo nem bebendo, e dizem: Tem demônio.  Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis aí um comilão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores. Entretanto a sabedoria é justificada pelas suas obras.

O QUE JESUS ESTÁ DIZENDO É QUE UMA GERACAO INFANTIL É INCONSTANTE, É AQUELA QUE NÃO SE CONTENTA COM NADA, NADA TÁ BOM!

NÃO SE CONTENTA COM O QUE TEM, MAS RECLAMA DO QUE NÃO TEM,
NÃO SE CONTENTA COM QUEM É, MAS NÃO FAZ NADA PRA MUDAR
NÃO SE CONTENTA COM O SEU TRABALHO, MAS NÃO INVESTE PRA MELHORAR

SER CONSTANTE É NÃO DEPENDER DE CIRCUNSTANCIAS EXTERNAS
PARA ESTAR FIRME, SERVINDO A DEUS. É NÃO DEPENDER DAS PESSOAS PRA SERMOS CONSTANTES COM DEUS.

ISSO É TER MATURIDADE! É NÃO MISTURAR O EXTERIOR, COM O INTERIOR.

É O QUE PAULO DIZ EM FP 4.12-13 Sei passar falta, e sei também ter abundância; em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado, tanto em ter fartura, como em passar fome; tanto em ter abundância, como em padecer necessidade.  Posso todas as coisas naquele que me fortalece.
E
2 CO 48-10 Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desesperados;  perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;  trazendo sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossos corpos;

O QUE ELE ESTÁ DIZENDO É, EU JÁ PASSEI POR TANTA COISA QUE APRENDI
A SER CONSTANTE! DO JEITO QUE ESTIVER, NAO DEIXO DE SERVIR A DEUS.

E ELE DIZ: 16-17 Por isso não desfalecemos; mas ainda que o nosso homem exterior se esteja consumindo, o interior, contudo, se renova de dia em dia.  Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós cada vez mais abundantemente um eterno peso de glória;

O EXTERIOR PODE ESTAR DESABANDO, A CASA CAINDO,
MAS EU PERMANEÇO CONSTANTE, POIS EU SEI QUE ESSA LEVE E MOMENTANEA TRIBULACAO PRODUZ EM MIM UM PESO MUI EXCELENTE DE GLORIA!!!

PARA SER CONSTANTE, É PRECISO TER UMA FÉ MADURA – NÃO SOMENTE TER EXPERIENCIAS E CONHECIMENTO, MAS EXERCER ESSE CONHECIMENTO COMO VARAO

FP 2. 5-11 - DEUS ESTÁ LEVANTANDO UMA IGREJA COM UM CORACAO QUE TENHA O MESMO SENTIMENTO QUE HOUVE EM CRISTO JESUS. 
UMA IGREJA DISPOSTA A SE ESVAZIAR, SE HUMILHAR, TOMAR FORMA DE SERVOS VERDADEIROS NESSA GERACAO – HOMENS E MULHERES FIRMES E CONSTANTES, PRA DESTRONAR AS FORTALEZAS DA TREVAS, QUEBRAR MALDICOES E TRAZER O REINO.


QUE VOCE SEJA ENCONTRADO NO MEIO DESSE EXERCITO FIRME E CONSTANTE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário