Total de visualizações de página

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O tipo de cristão que eu quero ser




DESDE O FINAL DO ANO PASSADO, O ESPIRITO SANTO TEM ME LEVADO A LER E RELER AS CARTAS DE PAULO, POIS ELAS TRATAM DO CRISTIANISMO ORIGINAL – O AVESSO DA RELIGIAO EVANGELICA – E NOS LEVA DE VOLTA ÀS ORIGENS.

EU TENHO ENTENDIDO QUE AS MUITAS PROMESSAS QUE ESTAO PAIRANDO SOBRE MIM – TEM SEU CUMPRIMENTO CONDICIONADO –
À BUSCA EM APERFEIÇOAR A SANTIDADE, NO TEMOR DE DEUS EM MINHA VIDA.

TODOS ESTAMOS SUJEITOS COM O PASSAR DO TEMPO A NOS ACHARMOS BONS O SUFICIENTE, E NOS CONTENTAMOS COM UM OU OUTRO AVANÇO EM DETRIMENTO DE TANTAS COISAS QUE PRECISAM SER APERFEICOADAS EM NÓS.


AS PROMESSAS CONDICIONAIS SÃO AQUELAS QUE PERMANECEM SOBRE NÓS, MAS DEPENDEM DE UM APERFEICOAMENTO, QUE CABE A NÓS BUSCAR, POIS A PARTE DE DEUS, ELE É FIEL PARA FAZER: FP 1.6 Aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus

A NOSSA PARTE É VIVER EM BUSCA CONSTANTE DE UM APERFEICOAMENTO EM SANTIDADE DE CORPO E ESPIRITO, PARA ALCANCAR TAIS PROMESSAS.

VEMOS NA HISTORIA BIBLICA QUE TODOS OS HOMENS DE DEUS QUE RECEBERAM PROMESSAS, FORAM PROVADOS E TESTADOS, E QUANDO ERAM REPROVADOS NÃO POR FALTA DE TEMOR, MAS POR FALTA DE APERFEICOAMENTO, E CONTINUAVAM BUSCANDO, A PROMESSA SE MANTINHA, ATÉ QUE ELES ESTIVESSEM PRONTOS.

FOI ASSIM COM ABRAAO, COM MOISES, E FOI ASSIM ATÉ COM JESUS, POIS:
"ainda que era Filho, aprendeu a obediência por meio daquilo que sofreu; e, tendo sido aperfeiçoado, veio a ser autor de eterna salvação para todos os que lhe obedecem (HB 5.8-9)

AO INVÉS DE CHORAR PELO CUMPRIMENTO DE PROMESSAS, ENTENDI QUE EU DEVERIA CHORAR PARA QUE A MINHA SANTIDADE FOSSE APERFEICOADA; QUE EU ME TORNASSE UM ESPELHO DAQUILO QUE A BIBLIA ME MOSTRA QUE ERAM OS MODELOS DE HOMENS E MULHERES QUE INCENDIARAM A SUA GERACAO.

PAULO FAZ ALGUMAS CONSIDERACOES IMPORTANTES NA SUA 2ª CARTA AOS CORINTIOS, SOBRE O TIPO DE CRISTAOS QUE DESVEMOS ALMEJAR SER.

2 CO 9.2 - 1)  UM CRISTAO COM PRONTIDAO DE ANIMO E UM ZELO CONTAGIANTE

SER ALGUEM COM PRONTIDAO DE ANIMO, É SER ALGUEM COM QUEM DEUS PODE CONTAR A QUALQUER DIA E QUALQUER HORA, E SUA IGREJA TAMBEM.

INDEPENDENTEMENTE DE QUE SEJA PARA ALGO QUE GOSTEMOS OU NÃO, SEJA EM OCULTO, OU EM PUBLICO, ESTANDO NO MEU MELHOR OU PIOR DIA. É SER ALGUEM BEM DISPOSTO, ALGUEM QUE ESTÁ SEMPRE PRONTO PARA IR, PARA VIR, PARA SERVIR, PARA ANDAR MAIS UMA MILHA.

HÁ TANTOS MOTIVOS FUTEIS PELOS QUAIS AS PESSOAS DEIXAM DE SE ANIMAR
COMO SE DEUS PRECISASSE “NOS ANIMAR” PARA NOS MOVERMOS.QUANDO PRECISAMOS SER “AGRADADOS”PARA TER BOM ANIMO, PARA ESTARMOS PRONTOS PRA ALGO, PARA TERMOS DISPOSICAO, ALGO ESTÁ ERRADO!!!

PAULO DIZ TAMBEM QUE AQUELES CRISTAOS TINHAM UM ZELO QUE ESTIMULAVA MUITAS OUTRAS PESSOAS.

ISSO OCORRE QUANDO ALGUEM TEM TANTO CUIDADO COM AS COISAS DE DEUS, QUANDO FAZ AS COISAS COM TANTO AMOR, COM TANTA EXCELENCIA, COM TANTA DEDICACAO, QUE QUEM ESTÁ PERTO DESSA PESSOA SE SENTE IMPELIDO A FAZER MAIS, A FAZER MELHOR. É QUANDO NOS TORNAMOS UMA INSPIRACAO PARA AS PESSOAS QUE NOS RODEIAM.

MAS O CONTRARIO TAMBEM É TAO VERDADEIRO! O MAU CRISTAO, QUE NAO TEM ZELO PELAS COISAS DE DEUS, CONTAMINARÁ E AFASTARÁ QUEM ESTÁ POR PERTO, DE MODO QUE AS PESSOAS NAO QUEIRAM JESUS.

TEMOS QUE ENTENDER O TAMANHO DA INFLUENCIA QUE NOSSO ANIMO E ZELO PARA COM DEUS EXERCE SOBRE QUEM ESTÁ PERTO DE NÓS. TEMOS QUE NOS APERFEIÇOAR E CRESCER NISSO A CADA DIA!

2 CO 10. 4-6  -  2) UM CRISTAO QUE MANEJA BEM AS ARMAS ESPIRITUAIS

PAULO DIZ EM 2 CO 6.7 – QUE O BOM MINISTRO DE CRISTO, É AMBIDESTRO NA GUERRA (RECOMENDAVEL PELAS ARMAS DA JUSTICA À DIREITA E À ESQUERDA)


NO NATURAL, SER AMBIDESTRO DE NASCENÇA É MUITO RARO, A MAIORIA DAS PESSOAS É SÓ HABIL COM UMA MAO, E COM UM DOS PÉS; ENTRETANTO, A AMBIDESTRIA PODE SER APRENDIDA!. 


NO ESPIRITUAL TAMBEM! VOCE PODE APRENDER A SER HABIL, A GUERREAR COM COISAS QUE VOCE NUNCA IMAGINOU, E MAIS DO QUE USAR AS ARMAS ESPIRITUAIS, SE EU SOU BOM DE DIREITA E DE ESQUERDA, QUER DIZER QUE SOU HABIL PARA ME DEFENDER SEM SER SURPREENDIDO. A PESSOA QUE SÓ SABE LUTAR DE UM JEITO, QUANDO É SURPREENDIDA PELO OUTRO LADO, TOMA PAULADA.
UMA COISA É CONHECER ARMAS ESPIRITUAIS, OUTRA COISA É SABER MANEJAR CADA UMA DO JEITO ADEQUADO, NO MOMENTO ADEQUADO, COM A MAO ADEQUADA, POIS 
CONHECER NÃO É GARANTIA DE SABER USAR.

PRECISAMOS NOS APERFEICOAR – CRESCER NO MANEJO DAS ARMAS ESPIRITUAIS COM O PASSAR DO TEMPO!!! CRESCER NO JEJUM, CRESCER NA ORACAO, CRESCER NA SABEDORIA, CRESCER NA PALAVRA, NO CONSELHO, NO DISCERNIMENTO.

HÁ PESSOAS QUE PASSAM ANOS NA IGREJA E NUNCA SAIRAM DO MESMO NIVEL
QUE PODEM SER SALVAS, QUE PODEM NÃO ESTAR PRATICANDO PECADOS DE MORTE
MAS TAMBEM NUNCA CRESCERAM EM AUTORIDADE PARA TOMAR POSSE DE PROMESSAS, PARA DERROTAR ESPIRITOS MALIGNOS DE FALENCIA, MEDO, DERROTA, REJEIÇAO; QUE NUNCA SABEM COMO AGIR DIANTE DAS SITUACOES QUE SE LEVANTAM;

ESTAO SEMPRE DEPENDENDO DE ALGUEM, OU QUE FAZEM SEMPRE “A MESMA COISA QUE ALGUEM ENSINOU”, MAS NÃO SE APERFEICOARAM NO MANEJO DAS ARMAS COM O PASSAR DO TEMPO.

CHEGA DE USAR ARMAS CARNAIS PARA LUTAR PELAS COISAS!

BUSQUEMOS SER ALGUEM QUE MANEJA BEM AS ARMAS ESPIRITUAIS, POIS SÃO ESSAS ARMAS QUE DESTROEM FORTALEZAS, DESTROEM CONSELHOS, DESTROEM TODA ALTIVEZ QUE SE LEVANTA CONTRA O CONHECIMENTO DE DEUS
QUE NOS LEVA A ALCANCAR PROMESSAS!

2 CO 10.12 - 3) UM CRISTAO QUE SE COMPARA SÓ COM JESUS, A REFERENCIA PERFEITA 

SE VOCE QUER SER ALGUEM QUE NÃO SE APERFEICOA EM SANTIDADE,
QUE SE PARALISA , COMETA DOIS ERROS CRASSOS:

1º ERRO) SE COMPARE COM QUEM ESTÁ PIOR QUE VOCE.

USAR O PECADO DO OUTRO PARA MINIMIZAR O MEU – É PECADO!!!

NOS GABAMOS DE FAZER A NOSSA OBRIGACAO!

NÃO TRAIR - É OBRIGACAO
NÃO MENTIR – É OBRIGACAO
NÃO ROUBAR – É OBRIGACAO

NOS COMPARAMOS COM QUEM ESTÁ NA LAMA PRA ACALMAR NOSSA CONSCIENCIA “COMPARADO COM ESSE AÍ, NÃO ESTOU TAO MAL ASSIM”.

2º ERRO) SE COMPARE COM VOCE MESMO, QUANDO VOCE ESTAVA PIOR DO QUE É HOJE.

SE O SEU CONSOLO É OLHAR PRA TRAS E VER QUE VOCE “ESTÁ MENOS PIOR”, VOCE NÃO VAI SE APERFEICOAR NUNCA!

FP 3.13 Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, 14 prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus.

SE QUEREMOS NOS APERFEICOAR, TEMOS QUE JULGAR COMO PAULO –
QUE MESMO TENDO PASSADO POR TANTAS COISAS E JÁ SENDO
UM GRANDE APOSTOLO – JULGAVA QUE AINDA NÃO TINHA ALCANCADO SEU ALVO.

DEIXANDO PRA TRAS O QUE PASSOU, PROSSEGUINDO, OLHANDO PARA O ALVO E NÃO PARA TRAS, MIRANDO AQUILO QUE NOS ESPERA EM CRISTO!

VOCE MELHOROU? LARGOU VARIOS PECADOS? OTIMO!MAS NÃO DEIXE ISSO TE FAZER ESQUECER QUE TEM MUITO MAIS, QUE VOCE TEM UM ALVO, E QUE AINDA NÃO ALCANCOU, QUE É SE TORNAR MAIS E MAIS PARECIDO COM AQUELE QUE TE CHAMOU!

2 CO 11.3  --  4) UM CRISTAO QUE NÃO SE APARTA DA SIMPLICIDADE QUE HÁ EM CRISTO JESUS

QUANDO COMEÇAMOS A ROMPER LIMITES DA PALAVRA DE DEUS, A NAO NOS CONTENTARMOS MAIS COM AS DIREÇOES DELE, SOFREMOS ESSE PERIGO:

DE PERDER A SIMPLICIDADE DO COMEÇO, ONDE ERA SIMPLES OBEDECER,
ONDE NÃO HAVIA ESPAÇO PRA QUESTIONAR A DEUS, ONDE A PALAVRA ERA SUFICIENTE, ONDE O QUE CHAMAM DE 1º AMOR TE MOVIA.

QUANDO COMEÇAMOS A ACHAR QUE SOMOS ALGUMA COISA,
QUANDO NOS TORNAMOS MAIS DEPENDENTES DAS COISAS EXTERNAS,
DOS NOSSOS ACHISMOS, DO QUE DE DEUS, NOS APARTAMOS DESSA SIMPLICIDADE.

DAÍ JA NAO CONSEGUIMOS MAIS OUVIR A VOZ DE DEUS, E AS COISAS SIMPLES JA NAO NOS ALEGRAM MAIS, A PAZ VAI EMBORA, TUDO FICA COMPLICADO.


BUSQUEMOS SER ALGUEM QUE CHEGUE LÁ NO GRANDE DIA SEM SE APARTAR DA SIMPLICIDADE QUE HÁ EM CRISTO JESUS! ALGUEM QUE SE CONTENTA SIMPLESMENTE COM QUEM DEUS É, FALA, E FAZ POR NOSSAS VIDAS!

2 CO 12.15 - 5) UM CRISTAO QUE DE BOA VONTADE SE DEIXA “GASTAR” PELAS ALMAS , MESMO QUE AMANDO, SEJA MENOS AMADO

EU VEJO PESSOAS ABANDONANDO ALMAS QUE DEUS COLOCOU AO SEU REDOR, PORQUE “NÃO QUEREM MAIS SE DESGASTAR”. DEIXAM DE CONFRONTAR PECADOS, DEIXAM DE ACONSELHAR, DEIXAM DE AMAR, PORQUE REALMENTE – ISSO GASTA TEMPO, PACIENCIA, E ANOS DA NOSSA VIDA, DE FATO, TUDO ISSO DESGASTA.

É MAIS FACIL ABRIR MAO, É MAIS FACIL “DEIXAR PRA LA”, É MAIS FACIL FINGIR QUE NÃO VÊ – PRA QUE NÃO TENHAMOS QUE NOS DESGASTAR.

“DEIXAR O OUTRO MORRER” É MAIS FACIL DO QUE GASTAR A NOSSA VIDA PRA TENTAR GANHA-LO.

MAS O APERFEICOAMENTO  DA SANTIDADE EM NÓS NOS LEVA À UMA DISPOSICAO DE NOS GASTARMOS EM PROL DAS PESSOAS QUE DEUS COLOCOU AO NOSSO LADO,
MESMO QUE AMANDO, VOCE SEJA MENOS AMADO, POIS FOI ASSIM CONOSCO!!! 


NÓS NÃO AMAVAMOS JESUS, NÓS NÃO QUERÍAMOS JESUS, MAS ELE SE DERRAMOU, SE GASTOU ATÉ O ULTIMO MINUTO, E  ISSO DÁ FRUTO HÁ 2000 ANOS!

É ESPERADO DE MIM E DE VOCE, QUE AMEMOS PRIMEIRO, QUE NOS DEIXEMOS GASTAR PELAS ALMAS QUE DEUS COLOCA, QUE DEMOS O PRIMEIRO TELEFONEMA, QUE PEÇAMOS PERDAO PRIMEIRO, QUE POSSAMOS IR ATRAS DA RECONCILICACAO MESMO SE TIVERMOS A RAZAO, PQ ESTÁ ESCRITO:

GL 6.9 - E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.

NÃO SE CANSE, VOCE VAI COLHER, SE NÃO DESISTIR! SE AINDA NAO COLHEU, É PORQUE A SANTIDADE ESTÁ SENDO APERFEICOADA EM VOCE.


QUE DEUS TE ABENÇOE, E VOCE DESEJE DE TODO O CORACAO SE TORNAR O CRISTAO QUE DEUS QUER QUE VOCE SEJA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário