Total de visualizações de página

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Que amor é esse?

APERTE A TECLA "PLAY" PARA OUVIR A PREGAÇÃO.






IS 46.3-5:  "Ouvi-me, ó casa de Jacó, e todo o resto da casa de Israel, vós que por mim tendes sido carregados desde o ventre, que tendes sido levados desde a madre. Até a vossa velhice eu sou o mesmo, e ainda até as cãs eu vos carregarei; eu vos criei, e vos levarei; sim, eu vos carregarei e vos livrarei. A quem me assemelhareis, e com quem me igualareis e me comparareis, para que sejamos semelhantes?"

HÁ UM CONCEITO NA PSICOLOGIA DENOMINADO ARQUÉTIPO, QUE TRATA-SE DE UMA IMAGEM OU SIMBOLO, QUE PERSONIFICA, EM SI, UM DADO VALOR, CARACTERISTICA OU QUALIDADE HUMANA.

OS ATRIBUTOS DE DEUS NÃO SÃO HUMANOS, MAS ELE USA EM SUA PALAVRA, ARQUÉTIPOS PARA TENTAR EXPRESSAR CARACTERÍSTICAS DO PAI, DO FILHO E DO ESPIRITO, PRA NÓS PODERMOS ENTENDER MAIS APROXIMADAMENTE O QUE ELE QUER DIZER QUANDO FALA DE SI MESMO. 


POR EXEMPLO:

JESUS – É CHAMADO "LEAO" DE JUDA (O QUE REMETE A SUA MAJESTADE – REI DOS REIS)
ESPIRITO SANTO – É CHAMADO "VENTO" IMPETUOSO (POIS O VENTO É ALGO QUE NÃO SE PODE VER, NEM SE PODE DETER)
PAI – É CHAMADO DE ROCHA (ROCHA REMETE À FORTALEZA, À FIRMEZA DO SEU CARATER QUE NÃO MUDA)

SÃO EXEMPLOS DE ARQUETIPOS, SIMBOLOS USADOS NA BIBLIA PARA ENTENDERMOS A DEUS.

E QUANDO FALAMOS EM AMOR, UM ARQUETIPO QUE ESTÁ NA MENTE HUMANA
DE AMOR INCONDICIONAL É O AMOR DE MAE. AO OLHARMOS A IMAGEM DE UMA MAE COM SEU FILHO, O VALOR QUE NOS VEM À MENTE, É O AMOR.

PORQUE O AMOR DE MAE É UM AMOR SACRIFICIAL, DESDE A CONCEPCAO, ATÉ AS DORES QUE SÓ ELA SOFRE, E DEPOIS A DEPENDENCIA QUE A CRIANCA TEM DELA PRA TUDO.

NESSE TRECHO DE ISAIAS, DEUS COMPARA A SI MESMO COM UMA MAE, QUE GERA,
QUE CARREGA NO VENTRE, QUE CRIA E LIVRA SEUS FILHOS.

ELE USA ESSE SIMBOLISMO DA MATERNIDADE PARA FALAR DO SEU AMOR, PORQUE ELE SABE QUÃO GRANDE É O AMOR DE UMA MAE POR SEUS FILHOS; MAS MESMO ASSIM, O AMOR DE UMA MAE TEM LIMITES, E PODE FALHAR, E DEUS TAMBEM SABE DISSO!

POR ISSO ELE DIZ: IS 49.15pode uma mulher esquecer-se de seu filho de peito, de maneira que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, não me esquecerei de ti.

MESMO QUE A MAE SE ESQUECA, OU ABANDONE, MESMO QUE UM PAI REJEITE,
O SENHOR NÃO SE ESQUECERÁ, NÃO ABANDONARÁ, NÃO TE REJEITARÁ!

DEUS COMPARA SEU AMOR AO AMOR DE UMA MAE, POR QUÊ?

  • PORQUE O AMOR DE MAE É O AMOR QUE QUER PROTEGER DO MAL, QUE TEM O INSTINTO, DE QUERER POUPAR, LIVRAR DA DOR.
  • PORQUE O AMOR DE MAE É O AMOR QUE SE PRIVA DAS COISAS PARA DAR PRO FILHO.
  • PORQUE O AMOR DE MAE É O AMOR QUE NÃO DEPENDE DO DESEMPENHO DO FILHO.
  • PORQUE O AMOR DE MAE NÃO PERDE A ESPERANÇA DE VER O FILHO VINGARPOR PIOR QUE ELE SEJA, POR MAIS INGRATO, MAU CARATER.
O AMOR DE MAE PARECE O AMOR DE 1 CO 13.7 tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. ASSIM, É O AMOR DE DEUS PARA CONOSCO!

EF.3.17-21que Cristo habite pela fé nos vossos corações, a fim de que, estando arraigados e fundados em amor, possais compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade,
e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios até a inteira plenitude de Deus. Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,  a esse seja glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém.

O DESESPERO DE DEUS É QUE SEUS FILHOS CONHEÇAM O AMOR DE CRISTO EM TODAS AS SUAS DIMENSOES, FORMAS E MANIFESTACOES, PORQUE DEUS É AMOR.

UMA PESSOA QUE SÓ CONHECE AS REGRAS DA "RELIGIAO EVANGELICA"
– E CUMPRE ESSAS REGRAS – POR TRADICAO, OBRIGACAO, CONSTRANGIMENTO OU MEDO – AINDA NÃO CONHECEU O AMOR DE DEUS, PORQUE:

1 JO 4. 18-19 No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor.  Nós amamos, porque ele nos amou primeiro.

JESUS VEIO PARA MANIFESTAR O AMOR DE DEUS E QUEBRAR ESSE JUGO DA RELIGIAO, QUE É PESADO, QUE OPRIME AS PESSOAS!

LC 11.42 - Mas ai de vós, fariseus! porque dais o dízimo da hortelã, e da arruda, e de toda hortaliça, e desprezais a justiça e o amor de Deus. 

JESUS DISSE ISSO AOS RELIGIOSOS, POIS MUITOS SÃO CUMPRIDORES DE REGRAS, MAS DESPREZAM A JUSTIÇA, DESPREZAM OS PADROES DE DEUS, E DESPREZAM SEU AMOR.

SOMENTE QUANDO ESTIVERMOS TOTALMENTE ARRAIGADOS, E FUNDADOS EM AMOR, NÓS VAMOS VIVER EF 3.20muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera”, 

PORQUE É O PODER DO AMOR QUE OPERA SOBRENATURALMENTE EM NÓS
E ATRAVES DE NÓS!!!

POR ISSO PAULO DIZ EM 1 CO 13.2 “SE VOCE FIZER TUDO, TIVER TUDO, E NÃO TIVER AMOR, NÃO ADIANTA NADA”.

HÁ NO MINIMO 5 BONS E FORTES MOTIVOS PELOS QUAIS DEVEMOS CLAMAR DESESPERADAMENTE PARA SERMOS CHEIO DO AMOR DE DEUS, PARA CONHECER E RECEBER CADA DIA MAIS DESSE AMOR:

RM 5.3-5 E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança,  e a perseverança a experiência, e a experiência a esperança;  e a esperança não desaponta, PORQUE o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

1o MOTIVO)    PORQUE QUANDO ESSE AMOR É DERRAMADO EM NOSSO CORAÇAO, COMEÇAMOS A DAR GLORIA NA TRIBULACAO.

PORQUE ESSE AMOR NOS SUSTENTA NA TRIBULAÇAO, NOS MOTIVA A PERSEVERAR, E NOS ENSINA A TER PACIENCIA E ESPERANCA.

QUEM NÃO RECEBEU O AMOR DE DEUS QUANDO VEM UMA FASE DIFICIL, SE ESFRIA, SE REVOLTA, DESISTE, PULA DO BARCO; MAS QUEM RECEBEU ESSE AMOR, TEM AS MAIORES EXPERIENCIAS NÃO NOS MOMENTOS BONS, MAS NA TRIBULACAO.

RM 8.28 - E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

2o MOTIVO)    PORQUE QUANDO RECEBEMOS E CORRESPONDEMOS A ESSE AMOR, ENTENDEMOS - PELA FÉ – QUE TUDO COOPERA PARA NOSSO BEM.

QUANDO TEMOS A CERTEZA DESSE AMOR, EXPERIENCIAS COM ESSE AMOR,
NÃO DESCONFIAMOS DA FIDELIDADE DE DEUS; CONFIAMOS CEGAMENTE QUE POR TRÁS DE CADA ACONTECIMENTO HÁ UM PROPOSITO, QUE POR TRAS DE DORES, DECEPCOES E PERDAS, HÁ LIVRAMENTOS! HÁ PROVAS, ONDE DEPOIS DE APROVADO EU SEREI HONRADO.

1 JO 2.3-5 E nisto sabemos que o conhecemos; se guardamos os seus mandamentos.  Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade;  mas qualquer que guarda a sua palavra, nele realmente se tem aperfeiçoado o amor de Deus. E nisto sabemos que estamos nele;

1 JO 5.3 Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos;

3o MOTIVO)    PORQUE QUANDO RECEBEMOS E CONHECEMOS ESTE AMOR, TEMOS PRAZER EM GUARDAR OS MANDAMENTOS DO SENHOR, E SEUS MANDAMENTOS NÃO SÃO PENOSOS – PARA NÓS!

GUARDAMOS PORQUE AMAMOS, PORQUE QUANTO MAIS RECEBEMOS ESSE AMOR, MAIS ESSE AMOR NOS APERFEICOA PARA OBEDECER. ESSE AMOR NOS LEVA A NIVEIS MAIS ALTOS DE OBEDIENCIA, DE SACRIFICIO.

SE VOCE ESTÁ CRESCENDO NO AMOR DE DEUS, SENDO APERFEICOADO, E OLHAR PARA A SUA TRAJETORIA, VAI VER QUE HOJE, VOCE É MAIS OBEDIENTE QUE O ANO PASSADO.

MAS O CONTRARIO TAMBEM PODE ACONTECER, SE O SEU AMOR SE ESFRIOU
VOCE VAI OLHAR PRA TRAS E CONCLUIR QUE JÁ FOI MUITO MAIS OBEDIENTE E FIEL A DEUS.

1 JO 2.15 Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.

4o MOTIVO)    PORQUE QUANDO RECEBEMOS ESSE AMOR, PASSAMOS A REPUDIAR,
TER NOJO DAS COISAS DESSE MUNDO, COISAS QUE ANTES “AMÁVAMOS”.

QUEM AMA O MUNDO, AMA:
TER UM LIFESYTLE "BEM LOCO"; TER A "LIBERDADE" DE FICAR COM QUEM QUER SEM COMPROMISSO; "SER LIVRE" E NÃO TER QUE DAR SATISFACAO PRA NINGUEM, NEM PRA FAMILIA; UMA BALADA, "FUMAR UM" pra desestressar;

MAS QUANDO O AMOR DO PAI ESTÁ EM NÓS, AQUILO QUE ERA LUCRO PRA NÓS, MOTIVO DE ALEGRIA, PASSA A SER LIXO!

AQUILO QUE ACHÁVAMOS O MAXIMO, PASSA A SER MOTIVO DE VERGONHA.

1 JO 4. 7-8 Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus; e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.  Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.

5o MOTIVO)    PORQUE QUANDO RECEBEMOS E CONHECEMOS ESSE AMOR, NOS TORNAMOS MENSAGEIROS, INSTRUMENTOS DESSE AMOR.

TODA ESTRATEGIA ONDE DEUS USA ALGUEM PARA ALCANCAR OUTRA PESSOA, É O QUE A BIBLIA CHAMA DE “CORDAS HUMANAS”:
OS.11.4 Atraí-os com cordas humanas, com laços de amor;

DEUS FAZ DE VOCE UMA CORDA HUMANA, PARA LAÇAR A VIDA DAS OUTRAS PESSOAS COM O SEU AMOR. PORQUE O AMOR DE DEUS É EXPRESSO POR MEIO DE HUMANOS. JESUS VEIO COMO HOMEM E NÃO COMO ESPIRITO PARA EXPRESSAR O AMOR DO PAI.

UM EVANGELISMO , UMA ACAO SOCIAL, UM TELEFONEMA, UM ABRACO, UMA PALAVRA DE CONSOLO QUE VOCE DÁ, UMA ORACAO QUE VOCE FAZ,

SAO EXEMPLOS DE CORDAS HUMANAS PARA LAÇAR PESSOAS QUE NAO CONHECEM O AMOR DE DEUS.

RM 8.35-39 quem nos separará do amor de Cristo? a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?  Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro.  Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou.  Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades,  nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

NADA PODE NOS SEPARAR DO AMOR DE DEUS, ELE NUNCA VAI DEIXAR DE NOS AMAR. MAS MESMO ASSIM, MUITOS TÊM REJEITADO ESSE AMOR E TÊM SE FECHADO PRA ELE, POR VARIOS MOTIVOS:

POR CAUSA DE DORES, TRAUMAS, POR PERMANECER NO PECADO,  POR CAUSA DE FRUSTRACOES E LUTAS;

COMO PAULO DIZ NO VV 36, SÓ QUEM QUER SER OVELHA, TODOS OS DIAS,
SE SUBMETENDO AO BOM PASTOR, CONSEGUE SE MANTER CHEIO DESSE AMOR.

QUE O AMOR DE DEUS ENCHA SUA VIDA, E SE RENOVE, PARA QUE VOCE VIVA MUITO MAIS ALEM DE TUDO QUE PEDIU OU SONHOU, PELO PODER DESTE AMOR.

DEUS TE ABENCOE!




Nenhum comentário:

Postar um comentário