Total de visualizações de página

domingo, 17 de março de 2013

ORGULHO - O MAIOR INIMIGO DO HOMEM


QUANTO MAIS EU OLHO PRA MIM E PRAS PESSOAS, MAIS EU PERCEBO O QUANTO PRECISAMOS SER CONFRONTADOS, POIS O ORGULHO REALMENTE NOS CORRÓI.

NOSSO MAIOR INIMIGO, NÃO É SATANAS, E SIM AS NOSSAS INIQUIDADES.

MAS O QUE É INIQUIDADE? INIQUIDADE É A NOSSA TENDENCIA A QUERER FAZER O QUE É MAL, MESMO SABENDO QUE É MAL.

MESMO AMANDO A DEUS, AINDA NOS SENTIMOS TENTADOS E PECAMOS MUITAS VEZES, PORQUE POR CAUSA DA INIQUIDADE QUE HABITA NA NOSSA CARNE, ESTAMOS SEMPRE COM O CORAÇÃO DIVIDIDO E EM LUTAS INTERNAS.

DE TODAS AS INIQUIDADES, O ORGULHO É A PIOR, É A PRINCIPAL, E CREIO QUE É A RAIZ MAIS PROFUNDA DE MALDADE NA NOSSA ALMA.

EM EZ 28 DIZ QUE LUCIFER ERA UM QUERUBIM UNGIDO, ATÉ QUE SE ACHOU NELE A INIQUIDADE DO ORGULHO.

PORTANTO O ORGULHO É A CELULA-MATER DE TODOS OS PECADOS;E POR ISSO, O GRAU DE ORGULHO NA VIDA DE UMA PESSOA INDICA O NIVEL DE DESTRUIÇÃO E PARALISIA DESSA VIDA.


QUANTO MAIS ORGULHOSO, MAIS SOFRIDO, MAIS TRAVADA É A VIDA, MAIS TRISTE, MAIS SOLITARIA, MAIS SEM PAZ.

TEMOS QUE NOS AVALIAR PORQUE A GRANDE MAIORIA DAS PESSOAS
IGNORA A PRESENÇA DO ORGULHO EM SUAS VIDAS.

IDENTIFICAMOS ORGULHO EM TODO MUNDO, MENOS EM NÓS MESMOS.

SERÁ QUE ESTAMOS DISPOSTOS A EXPOR NOSSO ORGULHO E TRATA-LO PARA QUE POSSAMOS NOS APROXIMAR DE UM DEUS SANTO?

SÓ QUANDO RECONHECEMOS E NOS DISPOMOS A LUTAR
É QUE ESTAMOS PRONTOS A COMEÇAR A VIVER A INTIMIDADE COM DEUS.

A BIBLIA NÃO DEIXA DUVIDAS DA POSIÇÃO DE DEUS COM RELAÇÃO AO ORGULHO:

MT 23.12 Qualquer, pois, que a si mesmo se exaltar, será humilhado; e qualquer que a si mesmo se humilhar, será exaltado.
TG 4.6 Deus resiste aos soberbos; dá, porém, graça aos humildes.
SL 101.5 aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, não o tolerarei.

ORGULHO É UM DOS ASSUNTOS MAIS MENCIONADOS NAS ESCRITURAS.

ORGULHO É O PRINCIPIO QUE GOVERNA O INFERNO, QUE CAUSA DISCORDIA NOS CASAMENTOS, NOS RELACIONAMENTOS, NAS EMPRESAS, NA POLITICA E NA IGREJA; QUE GERA DIVISAO, FACÇÃO, E COMPETIÇÃO ENTRE AS PESSOAS EM TODAS AS AREAS DA VIDA.

FOI O ORGULHO O QUE TRANSFORMOU UM ANJO UNGIDO EM SATANAS
ELE CONHECE MELHOR DO QUE NINGUEM O PODER DESTRUIDOR DO ORGULHO.

O ORGULHO É O MAIOR CANAL PARA NOS ESVAZIAR DA UNCAO
E DA PRESENCA DE DEUS.

É TEMPO DE OLHARMOS PARA NÓS MESMOS E COM SINCERIDADE AVALIAR COMO ANDA NOSSO NIVEL DE ORGULHO.

CADA UM TEM SEU PROPRIO MODO DE MANIFESTAR SEU ORGULHO, VAMOS FALAR SOBRE AS FORMAS DE MANIFESTACAO MAIS COMUNS, E PROVAVELMENTE ENCONTRAREMOS EM NÓS MAIS DE UMA!

1)   ESPIRITO ALTIVO – A PESSOA SE SENTE BEM EM VER QUE É MELHOR OU MAIOR QUE OS OUTROS – SE EXALTA EM CIMA DA FRAQUEZA DO OUTRO.

A PESSOA COM ESPIRITO ALTIVO EXIGE MUITO DAS PESSOAS QUANDO ESTÁ NUMA POSIÇÃO DE AUTORIDADE – OS COLEGAS, A FAMILIA, AMIGOS,
NINGUEM AGUENTA POR MUITO TEMPO SUA PRESENÇA, O AMBIENTE PESA QUANDO ELA CHEGA.

E QUANDO A PESSOA É ALTIVA MAS NÃO TEM AUTORIDADE SOBRE ALGUEM, ELA TEM MUITA DIFICULDADE PRA ACEITAR AUTORIDADE.

A PESSOA ALTIVA TAMBEM É MUITO INDEPENDENTE. NÃO ESTÁ NEM AÍ PRO QUE OS OUTROS PENSAM DELE; ACREDITA QUE NÃO PRECISA DE NINGUEM PRA NADA, SE FOR O CASO, ARRUMA OUTRA MULHER, OUTRO FUNCIONARIO, OUTRO AMIGO, OUTRA IGREJA.
CUIDADO, POIS: PV 16.18 A soberba precede a destruição, e a altivez do espírito precede a queda.

2)   VAIDADE – É DIFERENTE DA ALTIVEZ (QUE NÃO LIGA PRO QUE OS OUTROS PENSAM), A PESSOA VIVE ATRAS DOS ELOGIOS ALHEIOS.

A PESSOA VAIDOSA SE IMPORTA MUITO SOBRE O QUE OS OUTROS VAO PENSARQUER SER RECONHECIDA, RECEBER ELOGIOS, CONFIRMACAO DOS OUTROS, E QUANDO PERCEBE QUE NÃO AGRADOU É UMA TRAGEDIA, FICA MAL.

FAZ DE TUDO PARA SER VISTA, PARA SER NOTADA, MENCIONADA, LEMBRADA, MAS A BIBLIA DIZ QUE BUSCAR A PROPRIA HONRA, NÃO É HONRA (PV 25.27).

CUIDADO!!! POIS O CRISOL É PARA A PRATA, O FORNO É PARA O OURO,
MAS VOCE E EU SOMOS PROVADOS PELOS ELOGIOS QUE RECEBEMOS (PV 27.21).

QUANTA GENTE PRESA EM UM MONTE DE PECADOSOCULTANDO A MAIOR PODRIDAOPOR ANOS, PARA MANTER UMA IMAGEM FALSAPOR PURA VAIDADE!

MEDO E PREOCUPACAO COM O QUE OS OUTROS VAO PENSAR É VAIDADE.

MUITAS PESSOAS ESTAO QUEBRADAS, E NÃO SE ENTREGAM A JESUS POR MEDO DO QUE AS PESSOAS VAO PENSAR, DO QUE VAO FALAR, POR ELE VIRAR CRISTAO.

NÃO SE BASEIE NA OPINIAO DE HOMENS, A VOZ DO POVO NÃO É A VOZ DE DEUS!
MUITAS VEZES ESTAMOS BEM ENTRE HOMENS E PRA DEUS ESTAMOS MORTOS!

PARE DE FICAR ESPERANDO RECONHECIMENTO E GLORIA DE HOMENS EM TUDO O QUE VOCE FAZ, POIS ESSA SERÁ SUA ÚNICA RECOMPENSA, GLORIA HUMANA:

JÓ 14. 31 Não confie na vaidade, enganando-se a si mesmo; pois (SE CONFIAR) a vaidade será a sua recompensa.

3)   AUTO-PROTEÇÃO – É O TIPO DE ORGULHO ONDE A PESSOA MELINDRA, QUE SE OFENDE COM FACILIDADE, É SUPER DEFENSIVA, E NÃO PODE SER CONTRARIADA.

É POR CAUSA DESTE TIPO DE ORGULHO QUE A BIBLIA DIZ EM PV 18.19 QUE:
É mais difícil conquistar um irmão ofendido do que uma cidade fortificada;

PORQUE MUITA GENTE TEM ESSE ORGULHO AUTO-PROTETOR NA SUA VIDA.

É O TIPO DE PESSOA QUE FAZ UMA MURALHA AO REDOR DE SI, E TODOS TÊM MEDO DE SE APROXIMAR OU FALAR QUALQUER COISA COM ELA, POIS ELA DEIXA BEM CLARO QUE NÃO ESTÁ ABERTA.

É O TIPO DE PESSOA QUE NÃO GOSTA DE EXPOR SEUS SENTIMENTOS,
 PREFERE NÃO SE ENVOLVER COM NINGUEM, E SER SUPERFICIAL COM TODOS.

AO INVÉS DE RESOLVER OS PROBLEMAS DE RELACIONAMENTO, SE ISOLA.

SÓ QUE ESTE ISOLAMENTO MOSTRA QUE ELA SE CONSIDERA MAIS IMPORTANTE DO QUE OS OUTROS, POIS NEM LIGA PARA O QUE OS OUTROS ESTÃO SENTINDO.

PESSOAS ASSIM TAMBEM SÃO AQUELAS QUE NÃO TOLERAM OS ERROS DAS PESSOAS, AO CONTRARIO DE JESUS, QUE SEMPRE PERDOA AQUELE QUE SE ARREPENDE.

SE QUANDO ALGUEM PISA NA BOLA, FALA UMA COISA ERRADA OU NÃO CORRESPONDE AO QUE VOCE ESPERA, VOCE ISOLA, DELETA  A PESSOA DA SUA VIDA 
ISSO É SINAL DE ORGULHO!

PORQUE O ORGULHO, SÓ  SEUS PROPRIOS INTERESSES:
PV 18.1 - Aquele que vive isolado busca seu próprio desejo; insurge-se contra a verdadeira sabedoria.

4)  O ORGULHO DE TER RAZAO SEMPRE – A PESSOA NÃO ACEITA PERDER,                          NÃO ACEITA SER CORRIGIDA, ELA TEM QUE ESTAR SEMPRE CERTA.

O PONTO É: O SENHOR É CONFRONTADOR, ELE CORRIGE AQUELE QUE ELE AMA, E ELE SEMPRE TEM RAZAO!

TEMOS QUE APRENDER A PERDER PRA DEUS!

SE DEUS ESTÁ MOSTRANDO QUE VOCE ERROU, QUE VOCE TEM QUE MUDAR,
TEM QUE PERDOARPEDIR PERDAO, TEM QUE CONFESSAR, TEM QUE VOLTAR ATRÁS, PERDE PRA DEUS! ABRE MÃO DA RAZÃO!

PÁRA DE DAR JUSTIFICATIVA PRA TUDO! SE ARREPENDE, SE RETRATA!

ADMITE QUE ERROU, QUE SE PRECIPITOU, QUE SE EXCEDEU, QUE FEZ OU FALOU O QUE NÃO DEVIA!!!

PORQUE QUANDO FAZ ISSOVOCE NÃO TÁ PERDENDO PRA HOMENS, TA PERDENDO PRA AQUELE QUE TEM TODA A RAZAO E A DEIXOU BEM CLARA E POR ESCRITO PRA VOCE NÃO TER DUVIDA!

NÃO MANIPULE, NÃO ENTRE EM DUELO, EM JUSTIFICATIVA, PORQUE SE VOCE FAZ ISSO, MESMO TENDO RAZAO, VOCE JÁ PERDEU A RAZAO QUANDO O ORGULHO ENTROU!


5)   ORGULHO DE SER “SABE –TUDO” – TEM ORGULHO DE SABER MUITO

PODE ATÉ SER UMA PESSOA INTELIGENTECOM DISCERNIMENTO, EXPERIENTE, SÓ QUE ESSE ORGULHO LEVA A PESSOA A NÃO QUERER SE SUBMETER E OUVIR OS OUTROS.

ACHA QUE NINGUEM VAI LHE ACRESCENTAR NADA, QUE ESTÁ MUITO A FRENTE DE TODOS – E COMO NINGUEM LHE ACRESCENTA NADA, MENOSPREZA OS OUTROS.

NÃO TEM UM CORACAO ENSINAVEL, QUANDO ALGUEM DIZ ALGO, OUVE COM DESDÉM, SEM AMOR, SEM TEMOR, SEM RESPEITO...

PV 26.12 JÁ VISTE um homem que é sábio a seus próprios olhos? Maior esperança há para o tolo do que para ele.

EC 716 Não sejas demasiadamente justo, nem demasiadamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo?

NÃO QUEIRA SER SABIO DEMAIS. APRENDA A OUVIR MAIS E FALAR MENOS.
NINGUEM SABE TUDO, SÓ DEUS.

6)   REBELDIA 

JESUS FOI TOTALMENTE SUBMISSO AO PAI –
E A NOSSA NATUREZA VAI CONTRA A SUBMISSAO.

O ORGULHO NOS IMPEDE DE SERMOS SUBMISSOS, ÀS LEIS DO PAÍS,
ÀS AUTORIDADES CIVIS, FAMILIARES E ESPIRITUAIS.

SUBMISSAO É UM PRINCIPIO CRISTAO – SEM ELA, NAO VAMOS A LUGAR NENHUM!

QUER FICAR PARALISADOMOFANDO EM TODAS AS AREAS? SEJA REBELDE.

MAS LEMBRE-SE, QUANDO NÃO NOS SUBMETEMOS AS AUTORIDADES CONSTITUIDAS POR DEUS, ESTAMOS RESISTINDO AO PROPRIO DEUS!
RM 13.1 Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus.  Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação.

7)   ORGULHO ESPIRITUAL – A PESSOA SE ACHA UM MODELO DE SANTIDADE, E TODO MUNDO ESTÁ PRECISANDO SE CONSAGRAR MAIS NA SUA OPINIAO.

ANALISA A VIDA DE TODO MUNDO E VE OS DEFEITOS E PECADOS DE TODOS, MAS NÃO ENXERGA UMA SÓ FALHA SUA!

LC 18.10-14 - “EU JAMAIS FARIA ISSO, EU NUNCA CAIRIA NESSE PECADO” FARISEU!!!

2 CO 12.9 DIZ QUE SE VOCE QUER SE GLORIAR DE ALGUMA COISA, SE GLORIE DAS SUAS FRAQUEZAS, PORQUE É NELAS QUE O PODER DE DEUS SE APERFEIÇOA  EM VOCE!

DEUS CONHECE O CORAÇÃO DE CADA UM, E ELE TRATA DE MODO DIFERENTE AS MANIFESTAÇÕES DE ORGULHO DE CADA UM DE NÓS. PORQUE ELE CONHECE O CORAÇÃO E O NÍVEL DE ORGULHO DE CADA UM.

NÃO ADIANTA RECONHECERMOS O ORGULHO E NÃO LUTARMOS CONTRA ELE, 
ELE NÃO SAI AUTOMATICAMENTE – PRECISAMOS MATA-LO A CADA DECISAO
NOS SUJEITANDO A DEUS, CONSIDERANDO AS PESSOAS TÃO IMPORTANTES QUANTO NÓS SOMOS PARA ELE.

PRECISAMOS ADMITIR:  SENHOR, EU SOU ORGULHOSO,
ME AJUDA A DESTRUIR ESSA ESTRUTURA DE INIQUIDADE QUE GOVERNA MINHA VIDA.

ENCAREMOS A REALIDADE E SEJAMOS COOPERADORES DE DEUS PARA QUE NOSSAS VIDAS SEJAM TRANSFORMADAS.

DEUS TE ABENÇOE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário