Total de visualizações de página

sábado, 6 de abril de 2013

CARACTERISTICAS DO DISCIPULO (parte I) - A CULTURA DE HONRA


NESSES TEMPOS DIFÍCEIS, TEMOS QUE NOS APLICAR EM SER FORJADOS COMO VERDADEIROS DISCÍPULOS  E VERDADEIROS ADORADORES, POIS HÁ MUITOS FALSOS POR AÍ.

PARA ISSO PRECISAMOS TRABALHAR EM NÓS AS 4 CARACTERÍSTICAS MAIS MARCANTES DA VIDA DE JESUS: OBEDIENCIA, SUBMISSAO, AMOR E ORACAO.

MAS HÁ UMA MOTIVACAO CERTA PARA FAZERMOS TUDO ISSO. ANTES DE TUDO DEVE HAVER EM NÓS UM DESEJO DE FAZER ALGO - COM RELACAO A DEUS, AOS OUTROS E AO CHAMADO QUE RECEBEMOS;

E SE TIVERMOS ESSA MOTIVACAO A NOSSA OBEDIENCIA SERÁ SINCERA, NOSSA SUBMISSAO SERÁ VERDADEIRA, NOSSO AMOR NÃO SERÁ FINGIDO E A COMUNHAO COM DEUS VAI SER ALGO NATURAL E NÃO OBRIGATORIO;

ESSA MOTIVACAO É A HONRA.


TEMOS QUE ESTAR CHEIOS DESSA MOTIVACAO DE HONRAR - EM TUDO O QUE FAZEMOS.

NOSSO CARÁTER TEM QUE SER MANIFESTO EM HONRA A DEUS E ÀS PESSOAS DE TODAS AS ESFERAS NA NOSSA VIDA.

SE TEMOS HONRADO ALGUNS E DESONRADOS OUTROS, ESTAMOS DESALINHADOS E A UNÇÃO NÃO FLUIRÁ DO MODO QUE DEVERIA.

SE QUEREMOS SER INSTRUMENTOS DE ADORACAO VERDADEIRA E PROFETAS DE DEUS NA VIDA DAS PESSOAS TEMOS QUE TER A MOTIVACAO DE HONRA NO CENTRO DAS NOSSAS INTENCOES EM TUDO.

O QUE É HONRA?

NA BIBLIA HONRA VEM DA PALAVRA GREGA “TIME” HONRAR NO SENTIDO BIBLICO SIGNIFICA: ESTIMAR, CONSIDERAR, VALORIZAR, RESPEITAR.

O OPOSTO DE HONRA É DESONRA, A PALAVRA É ATIMIA (FALTA DE HONRA) E SIGNIFICA NÃO MOSTRAR TER RESPEITO, NÃO MOSTRAR DAR VALOR, TRATAR COMO ORDINARIO.

UM ADORADOR E UM DISCIPULO VERDADEIRO É UMA PESSOA QUE CULTIVA HONRA EM SEUS RELACIONAMENTOS.

A QUEM TEMOS QUE HONRAR?

*AUTORIDADES CIVIS – HONRAR AS LEIS DO PAÍS E DA CIDADE – SE TEMOS BRECHAS E COISAS ILEGAIS A ACERTAR, DEVEMOS FAZER ISSO URGENTE, MESMO SE FOR COISA DO PASSADO.

*AUTORIDADES SOCIAIS – PATROES, CHEFES – SERVINDO NO SEU TRABALHO EM HONRA, COMO AO SENHOR:
EF 6 5 Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo,  não servindo somente à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus, 7 servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens.

NÃO PARTICIPE DE FANFARRICE, DE PREVARICACAO, DE CONVERSA FIADA, HONRE SEUS SUPERIORES ONDE DEUS TE COLOCOU PRA TRABALHAR.

*FAMILIARES– NÃO PODEMOS TER PENDENCIAS COM ELES NO NOSSO  CORACAO: FALTA DE PERDAO, DESOBEDIENCIA, ABANDONO, QUEBRA DE VINCULO, REJEICAO (MESMO QUE ELES TENHAM CONTRA NÓS).

SE EXISTE ALGUM SENTIMENTO DE DESONRA COM RELACAO A ALGUEM EM SEU CORACAO, ISSO DEVE SER CONSERTADO, TOME A ATITUDE.

PAIS - INDEPENDENTEMENTE SE FORAM OU SÃO MAUS PAIS, MAUS EXEMPLOS, MESMO ASSIM VOCE PRECISA EXERCITAR A HONRA, POIS ISSO GERA FRUTOS NA SUA QUALIDADE DE VIDA “HONRA TEU PAI E MAE PARA QUE TUDO TE VÁ BEM”.

CONJUGES – IDEM – SE VOCE TEM PROBLEMAS SERIOS, BUSQUE ACOMPANHAMENTO, MAS NÃO ENTRE NA DESONRA OU NA HIPOCRISIA DE SERVIR A DEUS COM A CASA CAINDO AOS PEDACOS.
NÃO LEVE SEU CONJUGE A PECAR EM NADA (MENTIRA, PERVERSAO, IRA).

FILHOS – HONRE-OS SENDO UM EXEMPLO DE JESUS NA VIDA DELES.

TUDO ISSO É IMPORTANTE E INDISPENSAVEL, MAS VAMOS TRATAR DE UM TEXTO EM PARTICULAR- MT 10.40-42 40 Quem vos RECEBE, a mim me RECEBE; e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou.41 Quem recebe um profeta na qualidade de profeta, receberá a recompensa de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá a recompensa de justo.
42 E aquele que der até mesmo um copo de água fresca a um destes pequeninos, na qualidade de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá a sua recompensa.

SEM MUDAR O SIGNIFICADO, VAMOS INSERIR A PALAVRA HONRA ONDE ESTÁ ESCRITO RECEBER E DAR:

40 Quem vos HONRA, a mim (JESUS) me HONRA; e quem me HONRA a mim (JESUS), HONRA aquele que me enviou (O PAI). 41 Quem HONRA um profeta na qualidade de profeta, receberá a recompensa de profeta; e quem HONRA um justo na qualidade de justo, receberá a recompensa de justo. 42 E aquele que HONRAR até mesmo COM um copo de água fresca a um destes pequeninos, na qualidade de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá a sua recompensa.

VEMOS QUE HA UMA ESTRUTURA DE AUTORIDADE NO REINO DE DEUS:

COMEÇA NO PAI E FLUI POR MEIO DE JESUS;
EM SEGUIDA VEM OS QUE JESUS CHAMA DE PROFETAS – QUE SÃO AUTORIDADES ESPIRITUAIS CONSTITUIDAS POR ELE;
DEPOIS VEM OS QUE JESUS CHAMA DE JUSTOS – NOSSO IRMAOS QUE ESTAO CAMINHANDO CONOSCO EM CRISTO;
E POR FIM OS PEQUENINOS, AQUELES QUE ESTAO SE ACHEGANDO OU TEM POTENCIAL DE SE ACHEGAR A CRISTO.

NESSE TRECHO JESUS COBRE TODAS AS ESFERAS DE AUTORIDADE COM QUEM TEMOS CONTATO:

DEUS - QUE ESTÁ ACIMA DE TODOS
AS AUTORIDADES ESPIRITUAIS - QUE ESTAO SOBRE NÓS
OS QUE ESTAO EM NOSSO NIVEL
E AQUELES QUE ESTAO SOB NOSSA INFLUENCIA OU AUTORIDADE

SE HONRAMOS QUEM ESTÁ ACIMA DE NÓS – TEMOS RECOMPENSA
SE HONRAMOS OS QUE ESTAO NO MESMO NIVEL QUE NÓS – IDEM
SE HONRAMOS OS PEQUENINOS – TAMBEM RECEBEMOS RECOMPENSA

LEMBRANDO QUE HONRAR SIGNIFICA VALORIZAR, RESPEITAR E CONSIDERAR.

1º - HONRAR A DEUS – COMO? 
ML 1.6-7  O filho honra o pai, e o servo ao seu amo; se eu, pois, sou pai, onde está a minha honra? e se eu sou amo, onde está o temor de mim? diz o Senhor dos exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome. E vós dizeis: Em que temos nós desprezado o teu nome?
Ofereceis sobre o meu altar pão profano, e dizeis: Em que te havemos profanado? Nisto que pensais, que a mesa do Senhor é desprezível.

OFERECER PÃO PROFANO, É DAR A DEUS O QUE TEMOS QUE DAR DE MODO IRREVERENTE, DE QUALQUER JEITO, NÃO SE PREOCUPANDO EM DAR O MELHOR.

NO CASO DE UM DISCÍPULO, DESONRAR A DEUS É:

- SE APLICAR EM FAZER BEM AS COISAS, MAS NÃO SE APLICAR EM CRESCER ESPIRITUALMENTE;

- MANTER O COMPROMISSO COM O MINISTERIO, E NÃO COM DEUS, COMO SE FOSSE UM FARDO, FAZER A OBRA COM DESLEIXO;

- SE PREOCUPAR COM O DESEMPENHO DIANTE DE HOMENS (AVALIACAO) E NÃO SE IMPORTAR COM COMO DEUS  SUA DEDICACAO A ELE;

NÃO IMPORTA QUAL SEJA SUA FUNÇÃO NO MINISTERIO, SUA VIDA É O PÃO QUE VOCE OFERECE A DEUS E SEMPRE SERÁ MAIS IMPORTANTE DO QUE SEU DOM.

HONRAMOS A DEUS DECIDINDO OBEDECE-LO EM TUDO, PORQUE VALORIZAMOS SUA PALAVRA, RESPEITAMOS SUA VONTADE, E CONSIDERAMOS SEU AMOR POR NÓS.

É SOMENTE PORQUE QUEREMOS HONRAR, QUE:
- DAMOS A ELE NOSSO TEMPO (ORANDO, LENDO BIBLIA, SERVINDO PESSOAS)
- OFERECEMOS NOSSOS TALENTOS E DONS PARA O MINISTERIO
- ENTREGAMOS NOSSOS DIZIMOS E OFERTAS

IS 29.13 Por isso o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas tem afastado para longe de mim o seu coração, e o seu temor para comigo consiste em mandamentos de homens, aprendidos de cor;

ESTAMOS SUJEITOS A TENTAÇÕES E FRAQUEZAS. AO PERCEBE-LAS, TEMOS DE CONFESSAR UNS AOS OUTROS, E ASSUMIR UM COMPROMISSO DE NUNCA FAZER COISAS APENAS PRA CUMPRIR UMA OBRIGAÇÃO, E SIM PARA ADORAR A DEUS!

LEMBRE-SE O QUE O SENHOR DIZ SOBRE HONRA:
1 SM 2.30 “ honrarei aos que me honram, mas os que me desprezam serão desprezados.”

HONRE A PRESENÇA DE DEUS, O ALTAR DE DEUS, O NOME DE DEUS,        A PALAVRA DE DEUS NA SUA VIDA.

 2º - HONRAR AOS PROFETAS – CREIO QUE JESUS USOU ESSA PALAVRA PARA DESIGNAR AUTORIDADE ESPIRITUAL, PORQUE NAQUELA ÉPOCA, OS SACERDOTES JÁ ERAM CONSTITUÍDOS POR MANIPULAÇÃO E VONTADE HUMANA.

UMA RELIGIAO PODE NOMEAR PASTORES, MESTRES, LIDERES, MAS UM PROFETA VERDADEIRO QUE ANDA DEBAIXO DE REVELAÇÃO SÓ DEUS PODE LEVANTAR.
POR ISSO É TAO IMPORTANTE DISCERNIRMOS NOSSA COBERTURA.

O PROFETA NÃO É JESUS, MAS ESTÁ DEBAIXO DA AUTORIDADE DE JESUS E FOI CONSTITUIDO POR ELE.

PRECISAMOS TER MATURIDADE PARA ENTENDER ISSO, SENAO,                       NÃO CONSEGUIMOS HONRAR A AUTORIDADE QUE ESTÁ SOBRE NÓS.

SE HÁ EXPECTATIVAS DE QUE OS LIDERES SÃO PESSOAS INFALIVEIS E IMPECAVEIS ESSAS SERÃO FRUSTRADAS; O QUE PRECISO TER É A CERTEZA DE QUE SÃO PESSOAS QUE AMAM A DEUS E ESTÃO SE ESFORÇANDO PARA OBEDECE-LO.

HONRAMOS AS PESSOAS PELO QUE ELAS SÃO, NÃO PORQUE FAZEM OU NÃO COISAS DO JEITO QUE NOS AGRADA. CONCORDANDO OU NÃO, ENTENDENDO OU NÃO, NÃO DEVEMOS DESONRAR. SE VOCE DESONRAR, DEUS NUNCA VAI TE LEVANTAR.

OLHE PARA OS FRUTOS, POIS PELOS FRUTOS CONHECEMOS AS PESSOAS COM QUEM ANDAMOS.

HONRE TODOS OS LIDERES QUE DEUS COLOCOU SOBRE VOCE IGUALMENTE.

3º - HONRAR OS QUE ESTAO NO MESMO NIVEL QUE NÓS – OLHE PARA AS PESSOAS QUE DEUS COLOCOU AO SEU LADO – E HONRE CADA UM.

HONRAMOS UNS AOS OUTROS COM TRANSPARENCIA, COM SINCERIDADE, COM DEDICACAO EM FAZER O MELHOR PARA AJUDAR UNS AOS OUTROS;
TENDO COMPROMISSO UNS COM OS OUTROS, SEM HIPOCRISIA E AMOR FINGIDO; FALANDO NA AUSENCIA DA PESSOA APENAS O QUE POSSO FALAR TRANQUILAMENTE NA FRENTE DELA.

NÃO HÁ ESPAÇO PARA FICAR COM MAGOA GUARDADA UNS DOS OUTROS;   OCULTAR PECADOS; FAZER A NOSSA PARTE DE QUALQUER JEITO PREJUDICANDO OS DEMAIS;
ISSO É TRATAR O CORPO DE CRISTO COM DESONRA.

4º - HONRAR OS PEQUENINOS – HONRAR TODO O POVO, AS PESSOAS QUE ESTAO SOB A INFLUENCIA DO QUE SAI DAS NOSSAS VIDAS.

AO FAZER PARTE DA LINHA DE FRENTE E SE ALISTAR PARA SER UM MINISTRO DE DEUS, VOCE ESTÁ SE COLOCANDO SOB UM HOLOFOTE                       QUE EXIGE DE VOCE UMA VIDA TRANSPARENTE E APTA A SER COBRADA POR TODAS ELAS!

QUANDO NOS COLOCAMOS À DISPOSIÇÃO DE DEUS PARA SERVI-LO, TEMOS QUE ESTAR DISPOSTOS A SER VITRINE, ISSO QUER DIZER QUE TENHO QUE ME IMPORTAR NÃO SÓ COM O QUE DEUS PENSA, MAS TAMBEM COM O QUE CADA PEQUENINO PENSA.

POR ISSO TEMOS QUE ESTAR COM A VIDA INTEGRA EM TODOS OS LUGARES. PORQUE RESPEITO, VALORIZO E CONSIDERO AS PESSOAS QUE SÃO IMPORTANTES PRA DEUS, QUERO HONRA-LAS COM TODO MEU PROCEDIMENTO E JAMAIS SER PEDRA DE TROPEÇO.

A DIFERENÇA ENTRE A PESSOA QUE HONRA E O BAJULADOR É:
O BAJULADOR, SÓ HONRA QUEM INTERESSA (SÓ HONRA QUEM ELE ACHA IMPORTANTE OU PODE LHE DAR VANTAGENS), É UM PUXA-SACO.

AQUELE QUE HONRA DE VERDADE, HONRA A TODOS. HONRA O SEGURANCA, O ATALAIA, O VISITANTE QUE VEIO A 1ª VEZ, E TAMBÉM O LIDER O PR., ETC.

5º - HONRAR O CHAMADO DE DEUS NA SUA VIDA – NÃO SE BRINCA COM O CHAMADO DE DEUS.

QUANDO VIER A TENTACAO, O DIA MAU, A TRAGEDIA, AS PERDAS, AS DECEPCOES, LEMBRE-SE DE QUE FOI DEUS QUEM TE CHAMOU PARA A OBRA E NÃO ABRA MAO DISSO, CONTINUE SEGUINDO POR FÉ NA TUA FUNCAO DENTRO DO REINO, COM BOM ANIMO.
LEMBRE-SE:

LC 9. 61 Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o reino de Deus.

HB 10.38 - 38 Mas o meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.

SEMPRE HAVERÃO SAMBALATES E TOBIAS – PESSOAS E SITUAÇÕES LEVANTADAS POR SATANÁS PARA NOS FAZEREM CRER QUE NÃO SOMOS IMPORTANTES E QUE SE NÃO FIZERMOS A OBRA ALGUÉM VAI FAZER. RESPONDA A ESTES COMO NEEMIAS RESPONDEU:

NE 6.3 - E enviei-lhes mensageiros a dizer: Estou fazendo uma grande obra, de modo que não poderei descer. Por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco?

QUE COM O PASSAR DOS ANOS, VOCE CONTINUE COM A MESMA HONRA, ALEGRIA E ANIMO COM OS QUAIS VOCE TEM SE APRESENTADO HOJE PARA SERVIR A DEUS. SE A HONRA FOI PERDIDA, BUSQUE RESTAURAÇÃO.

NÃO VOLTE ATRAS, NÃO DESISTA, NÃO LARGUE O ARADO,
PORQUE DEUS SEPAROU VOCE PARA SER PROFETA NO ALTAR DELE.

DEUS ABENÇOE!


*post baseado no livro A FORMAÇÃO DE UM DISCIPULO, de Keith Phillips.

Um comentário:

  1. Obrigada Pastora! Receber confirmação através das palavras que DEUS usa em ti é benção sempre!
    Bjus

    ResponderExcluir