Total de visualizações de página

domingo, 19 de maio de 2013

Quem é você?



11 Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus.
12 Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, mas sim o Espírito que provém de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus;
13 as quais também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais.
14 Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
15 Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido. (1 CO CAP. 2)


MUITAS VEZES, FICAMOS COM A NOSSA VIDA ESTAGNADA E NÃO SAIMOS NO LUGAR, PORQUE NÃO ENXERGAMOS NOSSA VERDADEIRA CONDICAO, E SEM ISSO NÃO PODEMOS BUSCAR MUDANCA.

HÁ TRES TIPOS BASICOS DE PESSOAS NO MUNDO, E CADA UM DE NÓS SE ENCAIXA EM UM DESTES TIPOS.

2 DESTES TIPOS ESTAO DESCRITOS NO TEXTO DE 1 CO 2.11-15: O HOMEM NATURAL E O HOMEM ESPIRITUAL; MAS ENTRE ESTES DOIS EXTREMOS, ESTÁ O HOMEM LEGALISTA.

TENTAREI DEFINIR CLARAMENTE CADA ESTADO, PARA QUE VOCE POSSA COMPRRENDER MELHOR ONDE ESTÁ E PARA ONDE DEUS QUE QUE VOCE VÁ.


1º - O HOMEM NATURAL
A BIBLIA DEFINE ESSE ESTADO COMO UM ESTADO DE SONO:
DEUS CLAMA: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará. EF 5.14

A ALMA DO HOMEM NATURAL ESTÁ NUM SONO PROFUNDO. POR ISSO, POR MAIS QUE TENTEMOS EXPLICAR, ELE NÃO COMPREENDE AS COISAS ESPIRITUAIS (1 CO 2.14)

ELE É IGNORANTE QUANTO A DEUS. NÃO SABE NADA E MUITAS VEZES TEM RAIVA DE QUEM SABE; ELE NÃO ADMITE SER CONTRA DEUS, MAS É TOTALMENTE CONTRA A PALAVRA!

ELE NÃO TEM NOÇÃO DE QUE SEM SANTIFICAÇÃO NINGUEM VERÁ A DEUS (HB 12.14).

ELE TEM UM VAZIO NA ALMA, MAS NÃO CONSEGUE ENXERGAR QUE ESSE VAZIO SÓ PODE SER PREENCHIDO PELA PRESENCA DE DEUS, E ENFIA OUTRAS COISAS PRA TAPAR ESSE VAZIO.

POR ESTE MOTIVO – POR ESTAR DORMINDO PROFUNDAMENTE – DE CERTA FORMA, ELE “FICA NA PAZ”. POR SER TOTALMENTE CEGO, DE CERTA FORMA, SE SENTE SEGURO. ELE PENSA: “NENHUM MAL VAI ME ACONTECER”.

ESSE É UM TIPO DE PAZ MALIGNA, PORQUE ELE NÃO PERCEBE QUE ESTÁ NA BEIRA DO ABISMO; E POR NÃO PERCEBER, NÃO PODE TER MEDO DO PERIGO QUE NÃO ENXERGA!!!!

COM RELAÇÃO À FÉ, O HOMEM NATURAL PODE SER:

- ATEU - CRÊ QUE DEUS NÃO EXISTE;

- AGNOSTICO – CRÊ QUE É IMPOSSIVEL SABER QUALQUER COISA SOBRE DEUS   OU

- DEÍSTA (o tipo mais comum) – CRÊ QUE ALGUM dEUS (com d minúsculo) EXISTE, MAS NÃO CRÊ NUM RELACIONAMENTO PESSOAL, E SIM NUM DEUS DISTANTE, BONDOSO, MAS QUE NÃO SE IMPORTA CONOSCO INDIVIDUALMENTE.

NESSA IDEIA “ÚNICA” QUE ELE TEM DE MISERICORDIA, AO DESTACAR APENAS A BONDADE DE DEUS, O HOMEM NATURAL IGNORA QUE DEUS ODEIA O PECADO.

ELE EXALTA A BONDADE, MAS IGNORA A JUSTIÇA E A SANTIDADE DE DEUS.

O HOMEM NATURAL NÃO TEME A RETRIBUICAO JUSTA QUE VEM SOBRE TODOS OS QUE DESOBEDECEM A PALAVRA DE DEUS.

O HOMEM NATURAL QUE É DEÍSTA, CRÊ QUE FAZENDO BOAS OBRAS SOCIAIS E DEVOCIONAIS, ELE ESTÁ EM DIA COM DEUS.

SEJA PRA ALAH, PRA BUDA, PRA DEUSES HINDUS, OU ATÉ PRA JESUS!

EM TODAS AS RELIGIOES, E TAMBEM DENTRO DA IGREJA EVANGELICA, HÁ PESSOAS VIVENDO AINDA NUM ESTADO NATURAL.

POIS O HOMEM NATURAL É AQUELE QUE AINDA NÃO ENTENDE QUE A LEI DE DEUS SE ESTENDE A CADA ATITUDE SUA, A CADA DESEJO QUE SENTE, A CADA PALAVRA QUE FALA.

O HOMEM NATURAL NÃO PECA PARA FERIR A DEUS, ELE SIMPLESMENTE PECA PORQUE NÃO ENTENDE QUE O PECADO FERE A DEUS O TEMPO TODO, E ISSO PORQUE ESTÁ CEGO: 2 CO 4.4 o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo;

O HOMEM NATURAL PODE ATÉ DESFRUTAR DE UMA ALEGRIA TERRENA, E ACHAR QUE É LIVRE, MAS NA VERDADE, ELE É ESCRAVO DO PECADO, SEJA ELE UMA PESSOA AFUNDADA NA LAMA, OU SEJA ELE ALGUEM MAIS REPUTADO E DECENTE – ELE ESTÁ SEPARADO DE DEUS!

MAS DEUS PODE TOCAR O CORAÇÃO DO HOMEM NATURAL E DESPERTA-LO.

DE REPENTE, O HOMEM NATURAL É CHACOALHADO E DESPERTADO DO SEU SONO. TOMA CONSCIENCIA DO ABISMO QUE ESTÁ NA SUA FRENTE.

UMA LUZ TERRIVEL INVADE A SUA ALMA E MOSTRA A ELE SUA VERDADEIRA CONDICAO. SE ELE ERA ATEU, ELE PASSA A ADMITIR QUE DEUS EXISTE;
SE ELE ERA DEÍSTA, PERCEBE QUE O MESMO DEUS BONDOSO, TAMBÉM PODE SER UM FOGO CONSUMIDOR.

ELE PERCEBE QUE OS OLHOS DE DEUS ESTAO EM TODOS OS LUGARES.

O SIGNIFICADO ESPIRITUAL DA LEI DE DEUS COMEÇA A SER PERCEBIDO POR ESTE HOMEM. ELE COMEÇA A ENTENDER QUE A PALAVRA DE DEUS SE RELACIONA COM CADA ATO SEU.

OS PRAZERES QUE ANTES ELE ADORAVA, TALVEZ AINDA SEJAM ATRAENTES, MAS AGORA, COM A CONSCIENCIA DO PECADO, DEPOIS DE PECAR, ELE JÁ NÃO TEM MAIS A ANTIGA PAZ.

PERCEBE QUE, POR MAIS QUE ELE DEIXE OS PECADOS EXTERIORES, NÃO FUME, NÃO BEBA, NÃO SEJA MAIS PROMISCUO OU LADRAO, SEMPRE VAI ESTAR ATRELADO A ALGUM PECADO INTERIOR.

ELE CONCORDA COM A LEI DE DEUS NA MENTE, MAS VÊ SEU CORPO QUERENDO FAZER OUTRAS COISAS:
RM 7. 14 Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. 15 Pois o que faço, não o entendo; porque o que quero, isso não pratico; mas o que aborreço, isso faço. 16 E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. 17 Agora, porém, não sou mais eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. 18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está. 19 Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico. 20 Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. 21 Acho então esta lei em mim, que, mesmo querendo eu fazer o bem, o mal está comigo. 22 Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; 23 mas vejo nos meus membros outra lei guerreando contra a lei do meu entendimento, e me levando cativo à lei do pecado, que está nos meus membros. 24 Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?

ESSE É O RETRATO DO SOFRIMENTO DO HOMEM LEGALISTA. ELE ANSEIA POR LIBERDADE, PELO PODER DE DEUS, POR AMOR, MAS CONTINUA NO MEDO E NA SERVIDAO.

AÍ VEM UMA “TRI–FURCAÇÃO” DIANTE DELE:

ESSE HOMEM QUE AGORA ENTENDE A LEI E TEM TEMOR, PODE:

- SE CANSAR DE LUTAR CONTRA O PECADO, E  DESISTIR BUSCAR ALGO MELHOR EM DEUS, VOLTANDO PRO MUNDO;

- SE CONFORMAR COM A VIDA RELIGIOSA, BUSCANDO AGRADAR A DEUS COM SUA PROPRIA JUSTICA, COM AS SUAS REALIZACOES, MAS RESISTINDO O TRATAR NO SEU CARATER (MAS NÃO VOLTA PRO MUNDO POIS TEM MEDO DE IR PRO INFERNO);

- OU PODE NÃO SE CONFORMAR, LUTAR E CLAMAR ATÉ QUE DEUS ARRANQUE TODAS AS TREVAS DA SUA ALMA.

SE ELE SE CONFORMAR, CANSAR DE LUTAR, E DEIXAR DE ENCARAR SUA CONDICAO, E NÃO VOLTAR PRO MUNDO, O HOMEM LEGALISTA VAI PASSAR A VIDA CRENDO MAIS NA SUA PROPRIA JUSTICA, NAS SUAS REALIZACOES, NOS SEUS ACERTOS, DO QUE NO AMOR DE DEUS;

VAI TER DIFICULDADE EM EXERCER MISERICORDIA E PERDAO, PORQUE AINDA NÃO ENTENDEU QUE DEUS O AMA INDEPENDENTE DOS SEUS ACERTOS, ENTAO ELE NÃO TERÁ MISERICORDIA COM O ERRO DOS OUTROS;

PODERÁ ATÉ FICAR NUMA RELIGIAO POR ANOS, SERVIR ÀS PESSOAS, MAS CARREGARÁ DENTRO DE SI MAGOAS, RESSENTIMENTOS, AMARGURAS, TERÁ DIFICULDADE  DE LIDAR COM OS DEFEITOS DOS OUTROS;  SOFRERÁ COM REJEIÇÃO E COM CRITICAS DAS PESSOAS, PORQUE AINDA NÃO EXPERIMENTOU O AMOR, E NÃO CONSEGUE DAR O QUE NÃO TEM.

POR ISSO HÁ TANTA GENTE QUE ESTÁ NA IGREJA HÁ ANOS, MAS QUE TEM RELACIONAMENTOS E AREAS DA SUA VIDA QUE NÃO SAEM DO LUGAR, PORQUE ENXERGARAM A LEI, MAS SE ACOMODARAM EM CONVIVER COM CERTAS COISAS.

MAS SE ESSE MESMO HOMEM, LEGALISTA, NÃO SE CONFORMAR, NÃO DESISTIR DE SE QUEBRANTAR, E NÃO DER LUGAR PARA O ORGULHO RELIGIOSO, DEUS VAI RESPONDER, E ESSA ESCRAVIDAO MISERÁVEL VAI ACABAR!

E AÍ  - DEUS VAI LEVA-LO PARA UMA CONDIÇÃO MELHOR, PARA O TERCEIRO ESTADO, O ESTADO DAQUELE QUE ENCONTROU A GRAÇA DE DEUS. SEUS OLHOS SERÃO ABERTOS DE UM MODO DIFERENTE.

ELE COMEÇARÁ A PERCEBER QUE O AMOR DE DEUS COBRE A MULTIDAO DOS SEUS PECADOS. ELE PERCEBERÁ QUE POR MAIS QUE ELE SIRVA, O PAI NÃO ACEITA A SUA JUSTIÇA, ELE SÓ ACEITA A JUSTIÇA DO PRIMOGENITO.  ENTAO, ELE AINDA SERVE, MAS POR PURO AMOR.

ELE EXPERIMENTA O AMOR PERDOADOR NA SUA VIDA, ENTAO ELE COMEÇA A AMAR E PERDOAR PESSOAS QUE NÃO MERECEM.

O NOVO HOMEM PODE DIZER GL 2.20 já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. 21 Não faço nula a graça de Deus; porque, se a justiça vem mediante a lei, logo Cristo morreu em vão.

QUANDO ELE ENTENDE QUE A SUA JUSTICA NÃO VEM DOS SEUS ACERTOS, PASSA A SE SENTIR LIVRE. POIS O ESPIRITO DO SENHOR, O ESPIRITO DE ADOCAO, O LIVROU NÃO SÓ DA CULPA, MAS DO PODER DO PECADO.

AGORA, ELE SE ESFORÇA, E PREVALECE; AGORA ELE LUTA, E VENCE.

É O ESPIRITO SANTO QUE FAZ BROTAR NESSE HOMEM A CAPACIDADE DE QUERER E DE EFETUAR A VONTADE DE DEUS NA SUA VIDA, FAZENDO TODAS AS COISAS SEM MURMURAÇÃO NEM CONTENDA (FP 2.13-14).

RESUMINDO:
O HOMEM NATURAL NÃO TEME NEM AMA A DEUS;
O HOMEM LEGALISTA TEME A DEUS
O HOMEM ESPIRITUAL AMA A DEUS

O PRIMEIRO ANDA EM TREVAS E NÃO VÊ NADA;
O SEGUNDO VÊ O QUADRO DOLOROSO DO PECADO E TEM MEDO DE IR PRO INFERNO;
O TERCEIRO VÊ E SE ALEGRA COM A GLORIA DE DEUS.

A QUESTAO É: QUAL PRINCIPIO REGE A NOSSA ALMA?

É O AMOR DE DEUS? É O MEDO DE DEUS, DAS PESSOAS E SITUAÇÕES? OU AS MINHAS VONTADES?

VIVEMOS NA PRATICA DE ALGUM PECADO? POIS PECAR EVENTUALMENTE, SE ARREPENDER E SE POSICIONAR, É DIFERENTE DE VIVER PRATICANDO PECADO, SEJA ELE EXTERIOR, OU INTERIOR.

SE ACEITAMOS VIVER NA PRÁTICA DO PECADO, A BIBLIA DIZ O QUE SOMOS:
1 JO 3. 8 quem comete pecado é do Diabo; porque o Diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo. 9 Aquele que é nascido de Deus não peca habitualmente; porque a semente de Deus permanece nele, e não pode continuar no pecado, porque é nascido de Deus.

O PRINCIPAL MOTIVO PELO QUAL NÃO HÁ MUDANÇA NAS NOSSAS VIDAS, É PORQUE NÃO COMPREENDEMOS (OU NÃO ENCARAMOS) O ESTADO EM QUE NOS ENCONTRAMOS. 

E ÀS VEZES ESTAMOS MISTURADOS ENTRE O NATURAL E O LEGALISTA, ENTRE O LEGALISTA E O ESPIRITUAL.

GRAÇAS A DEUS PORQUE ELE NÃO ESPERA NOSSO CHAMADO, ELE TOMA A INICIATIVA E NOS CHAMA PARA ALGO MELHOR. ÀS VEZES ELE USA SITUAÇÕES PARA NOS FORÇAR A OUVI-LO, PORQUE TEM ALGO MELHOR PRA NÓS!

DEUS VAI ESCOLHER OCASIOES DA NOSSA VIDA PARA CONHECERMOS SEU AMOR E NOS APROFUNDARMOS NELE, ELE OUVE AS NOSSAS ORACOES.

DEUS NÃO QUER QUE VOCE VIVA AQUÉM DAQUILO QUE ELE TEM PREPARADO PRA VOCE.

MESMO SE VOCE JÁ ALCANÇOU ALGO MELHOR, DEUS TEM AINDA MAIS! VIGIE PARA NÃO RETROCEDER!

DEUS QUER NOS CAPACITAR A ISSO: AMAR SEM RESTRIÇÃO, ORAR SEM CESSAR, DAR GRAÇAS EM TUDO SEM HIPOCRISIA, FAZER A VONTADE DE DEUS NA TERRA COMO ELA É FEITA NO CEÚ;

PROVAR QUAL É A BOA, PERFEITA E AGRADÁVEL VONTADE DE DEUS PARA A NOSSA VIDA.

SE ALEGRE PELO O QUE VOCE JÁ ALCANÇOU, MAS BUSQUE AS COISAS MAIORES QUE ESTÃO À SUA FRENTE.

ADMITA DIANTE DELE O ESTADO DA SUA ALMA E DEIXE QUE O ESPÍRITO SANTO APERFEIÇOE VOCÊ!

"tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus;" (FP 1.6)

DEUS TE ABENÇOE!






*pregação e post inspirados em Sermao do Monte, de John Wesley (1703-1791)


Nenhum comentário:

Postar um comentário