Total de visualizações de página

sábado, 10 de agosto de 2013

CARACTERISTICAS DO DISCIPULO (parte III) - O AMOR




Jo 13.34 Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros. 35 Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.

JÁ FALAMOS SOBRE HONRA, OBEDIENCIA E SUBMISSAO, CARACTERISTICAS IMPORTANTES DE UM DISCIPULO VERDADEIRO.

MAS A PRINCIPAL CARACTERISITICA DE TODAS É O AMOR, POIS O AMOR É A MOTIVACAO PARA HONRAR, OBEDECER E TER COMUNHAO SINCERA COM DEUS E COM HOMENS.

ALGUNS GRUPOS DE INTERESSE COMUM SE IDENTIFICAM COM SIMBOLOS, ESTILOS DE ROUPAS, OU CORES ESPECIFICAS, QUE OS DISTIGUEM DAS DEMAIS PESSOAS.

EX.: GAYS: ARCO-IRIS, COMUNISTAS: COR VERMELHA, SKIN-HEADS: CABECA RASPADA;

MAS JESUS DISSE QUE O QUE DISTIGUIRIA SEUS DISCIPULOS DOS NÃO-DISCIPULOS, SERIA A MANIFESTACAO DO AMOR.


O NOSSO AMOR UNS PELOS OUTROS, E TAMBEM PELOS NÃO-CRISTAOS, DEVERIA SER TAO OBVIO, QUE AS PESSOAS NÃO DUVIDARIAM DO NOSSO AMOR POR CRISTO.

MUITOS CRISTAOS USAM JARGOES EVANGELICOS NO FALAR, NAS REDES SOCIAIS, CAMISETAS, ADESIVOS, MAS NA PRATICA TEM POUCA DEMONSTRACAO DO AMOR DE DEUS.

SE JESUS DISSE QUE O QUE NOS IDENTIFICA COMO DISCIPULOS É O AMOR, TEMOS QUE CONSTANTEMENTE AVALIAR SE DE FATO ESSE AMOR MANIFESTO POR NÓS PARA AS PESSOAS TEM FALADO MAIS ALTO DO QUE NOSSAS PALAVRAS.

SUA IDENTIDADE DE DISCIPULO TEM SIDO CLARA NO QUE DIZ RESPEITO AO AMOR?

AMOR POR JESUS, AMOR PELOS PAIS, PELO CONJUGE, PELOS FILHOS, PELOS IRMAOS, PELOS INIMIGOS, AMOR POR SI MESMO.

A REALIDADE É QUE TEMOS DIFICULDADE DE ENTENDER E PRATICAR O AMOR DE DEUS, POIS CHEGAMOS A CRISTO SEM UMA REFERENCIA SAUDAVEL DE AMOR.

NA MAIOR PARTE DOS RELACIONAMENTOS DA NOSSA VIDA, O QUE RECEBEMOS É UM AMOR DISTORCIDO, UM AMOR CONDICIONAL, ÀS VEZES ABUSIVO E DOENTIO, OU ÀS VEZES RECEBEMOS A REJEIÇÃO AO INVÉS DO AMOR.

MAS O AMOR DE DEUS É INCONDICIONAL – OU SEJA – NÃO DIZ RESPEITO AOS NOSSOS ACERTOS E QUALIDADES. ELE NOS AMA DE QUALQUER MANEIRA, EM QUALQUER SITUAÇÃO, DESDE O PRIMEIRO ATÉ O ULTIMO MINUTO DAS NOSSAS VIDAS.

TEMOS DIFICULDADE DE ENTENDER E PRATICAR ESSE AMOR, PORQUE ESTAMOS INFLUENCIADOS PELO PASSADO. O AMOR NÃO É SIMPLESMENTE UM SENTIMENTO, ELE SE MANIFESTA DE FORMA PRATICA, DE 3 FORMAS:

POR MEIO DE PERDAO, COMUNHAO E CORREÇÃO.

1)   PERDAO:

O DISCIPULO NÃO PODE AMAR A DEUS O A SI MESMO E MUITO MENOS AOS OUTROS, A NÃO SER QUE ACEITE O PERDAO DE DEUS VERDADEIRAMENTE, CONSIGA PERDOAR A SI MESMO, PERDOE OS OUTROS E ACEITE O PERDAO DOS OUTROS.

A BASE DE TODA A NOSSA FÉ É O PERDAO DE DEUS, MEDIANTE ARREPENDIMENTO E SEUS FRUTOS. SEM O PERDAO DE DEUS, JAMAIS TERÍAMOS COMO SER SALVOS POR NOSSO PROPRIO MERITO.

OBEDECEMOS E PRODUZIMOS BONS FRUTOS POR GRATIDAO A DEUS, MAS PRECISAMOS CONTINUAMENTE NOS LEMBRAR QUE A CADA PECADO COMETIDO E RECONHECIDO, RECEBEMOS O PERDAO E SOMOS PURIFICADOS, PELA JUSTICA DO FILHO (1 JO 1.9).

DEUS SÓ ACEITA A JUSTICA DO FILHO, E DEBAIXO DELA, ESTAMOS COBERTOS PELA MISERICORDIA. O PERDAO DE DEUS É PERFEITO, ELE NÃO JOGA O PASSADO NA NOSSA CARA, MAS PERMITE QUE COLHAMOS AS CONSEQUENCIAS DELE.

QUANDO ENTENDEMOS A DIMENSAO DO PERDAO DE DEUS, NOSSO SENSO DE VALOR É RESTAURADO, E CONSEGUIMOS NOS PERDOAR. QUEM NÃO SE PERDOA, É PORQUE NÃO ACEITA OU NÃO CRÊ NO PERDAO DE DEUS.

JESUS QUER RESTAURAR NOSSO AMOR PROPRIO.

MUITA GENTE QUE SOFREU REJEIÇÃO, ABUSOS OU ABANDONO TEM DIFICULDADE EM SE PERDOAR QUANDO ERRA OU PECA, PORQUE AINDA NÃO ENTENDEU O AMOR DE DEUS E SEU VALOR COMO PESSOA. CONSEQUENTEMENTE, TEREMOS DIFICULDADE PARA AMAR A OUTROS E PERDOA-LOS TAMBEM, POIS SÓ PODEMOS DAR O QUE TEMOS.

ISSO FAZ COM QUE A VIDA DE MUITOS CRISTAOS SEJA UM FRACASSO TOTAL. MUITOS CRISTAOS VIVEM SEM PAZ, CHEIOS DE INSEGURANCA, E ISSO GERA UMA EXPERIENCIA DESTRUTIVA, QUE É O OPOSTO DO QUE DEUS TEM PRA NÓS.

UMA VEZ QUE ENTENDEMOS QUE FOMOS PERDOADOS E CONSEGUIMOS NOS PERDOAR, É IMPOSSIVEL RETER O PERDAO PARA OUTROS. SE HÁ FALTA DE PERDAO, HÁ AMARGURA, TORMENTA E OPRESSAO, POIS A FALTA DE PERDAO RETEM O PERDAO DE DEUS SOBRE NÓS (MT 18.34-35)!

QUANDO REPRIMIMOS A DOR AO INVÉS DE LIBERARMOS PERDAO, ISSO GERA UM CANCER NA NOSSA ALMA, POIS OS NOSSOS PROPRIOS PECADOS COMEÇAM A SE ACUMULAR:

MT 6. 14 Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; 15 se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas.

QUANDO ENTENDEMOS QUE SOMOS PERDOADOS POR DEUS SEM MERECER, SOMENTE PELA GRAÇA, CONSEGUIMOS LIBERAR PERDAO PARA OS OUTROS MESMO QUANDO OS ERROS SÃO GRAVES.

PERDOAR É UMA DAS MARCAS DO AMOR CRISTAO. PERDAO NADA MAIS É DO QUE “UMA PERDA GRANDE”; É ABRIR MAO DE SEU DIREITO DE SE INDIGNAR E RETALIAR O OUTRO, POR AMOR.

MT 10.39 Quem achar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á.

2)  COMUNHAO

NÃO HÁ COMO EXPERIMENTAR O VERDADEIRO CRISTIANISMO EM ISOLAMENTO. É MUITO FACIL FREQUENTAR UMA IGREJA E FUGIR DA COMUNHAO COM PESSOAS, DIFICIL É CONVIVER COM AS DECEPÇÕES, FALHAS E FRAQUEZAS DAS PESSOAS QUE NOS CERCAM.

SÓ PODEREMOS TER CERTEZA DE QUE O AMOR DE DEUS ESTÁ EM NÓS SE LUTARMOS PELA SAÚDE DOS NOSSOS RELACIONAMENTOS, POIS É MUITO MAIS FACIL FECHAR O CORAÇÃO E CORTAR AS PESSOAS DA NOSSA VIDA.

JESUS COMO HOMEM, RECONHECEU A NECESSIDADE DE SER PROVADO NISSO, ESCOLHENDO 12 PESSOAS PARA ANDAREM COM ELE DIA E NOITE. ELE FORMOU SUA COMUNIDADE, E ENSINOU SEUS DISCIPULOS A SE RELACIONAREM.

JESUS É A CABEÇA DE UM CORPO, E PARA SER PARTE DESTE CORPO, TEMOS QUE ESTAR LIGADOS UNS NOS OUTROS EM AMOR. ISSO NÃO SIGNIFICA SER MEMBRO DE UMA DENOMINACAO, MAS SIM SERMOS MEMBROS UNS DOS OUTROS. NÓS NOS RELACIONAMOS COM O CABEÇA, POR MEIO DO SEU CORPO.

RM 12 4 Pois assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma função, 5 assim nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e individualmente uns dos outros.

EX.: SENTIR–SE SOLITARIO, SEM AMIGOS, É INCOMPATIVEL PARA UM CRISTAO, MAS PRECISAMOS NOS ABRIR PARA VIVER ESSE AMOR, ELE NÃO SE DESENVOLVE AUTOMATICAMENTE.

A INSENSIBILIDADE, A FRIEZA E INDIFERENCA, SÃO SINAIS DE FALTA DE AMOR. POIS QUANDO AMAMOS:

RM 12.13 acudimos aos santos nas suas necessidades, exercemos a hospitalidade;
14 abençoamos aos que nos perseguem; abençoamos, e não amaldiçoamos;
15 nos alegramos com os que se alegram; choramos com os que choram;

O CRISTAO QUE NÃO VIVE EM COMUNHAO, É COMO UM "FRANGO SEM CABEÇA". NÃO SOBREVIVE POR MUITO TEMPO, POIS SEU CRISTIANISMO NÃO SE SUSTENTA, É FALSO.

NÃO COMUNHAO HÁ UNIAO, HÁ INTERDEPENDENCIA, E O ORGULHO TEM DE SER COMBATIDO CONSTANTEMENTE, CASO CONTRARIO, A COMUNHAO NÃO SE PERDURA.

RELACIONAMENTOS E SERVIÇO A DEUS BASEADOS EM AMOR, SÃO OPOSTOS AO EGOISMO, VONTADE DE SE APARECER, DESEJO DE SER RECONHECIDO E BUSCA DE INTERESSES PROPRIOS.

NA VERDADEIRA COMUNHAO, HÁ TRANSPARENCIA. HÁ A CONSCIENCIA DE QUE MEU PECADO AFETA O TODO NEGATIVAMENTE E MINHA SANTIDADE EDIFICA O TODO TAMBEM.

3)  CORREÇÃO

HB 12 6 pois o Senhor CORRIGE ao que ama, e açoita a todo o que recebe por filho. 7 É para disciplina que sofreis; Deus vos trata como a filhos; pois qual é o filho a quem o pai não corrija? 8 Mas, se estais sem disciplina, da qual todos se têm tornado participantes, sois então bastardos, e não filhos.

HÁ UM CONCEITO DISTORCIDO HOJE EM DIA DE QUE "AMOR É IGUAL A CONCORDANCIA TOTAL".

O AMOR DE DEUS ENVOLVE A CORREÇÃO, POIS ELE NOS AMA INCONDICIONALMENTE POREM NAO CONCORDA COM MUITAS COISAS EM NOSSAS VIDAS E QUER NOS TRANSFORMAR E LIMPAR DE TUDO O QUE NOS DEFORMA. O FATO DELE NOS AMAR, NÃO SIGNIFICA QUE ELE CONCORDA E/OU APROVA TODAS AS NOSSAS AÇÕES.

QUEM NÃO ACEITA A CORRECAO DE DEUS, QUANDO É CORRIGIDO SE DESVIA.

UM SINAL DE AMOR ENTRE NÓS TAMBEM É NOS CORRIGIRMOS MUTUAMENTE. É NÃO FAZER VISTA GROSSA AO PECADO, BRECHA E CONDUTA ERRADA DO NOSSO PROXIMO. QUEM AMA NÃO IGNORA, QUEM AMA SE IMPORTA E POR ISSO, CONFRONTA.

MT 18.15 A 15 Ora, se teu irmão PECAR, vai, e repreende-o (...)

EZ 3. 20 Semelhantemente, quando o justo se desviar da sua justiça, e praticar a iniqüidade, e eu puser diante dele um tropeço, ele morrerá; porque não o avisaste, no seu pecado morrerá e não serão lembradas as suas ações de justiça que tiver praticado; mas o seu sangue, da tua mão o requererei. 21 Mas se tu avisares o justo, para que o justo não peque, e ele não pecar, certamente viverá, porque recebeu o aviso; e tu livraste a tua alma.

O GRANDE DESAFIO, É APRENDERMOS A DIZER A VERDADE EM AMOR.
ESSE É UM EXERCICIO APERFEIÇOADO PELA PRÁTICA. SE NOS CALARMOS, NUNCA APRENDEREMOS.

MUITAS PESSOAS DETESTAM CONFRONTAR, E A ESMAGADORA MAIORIA, DETESTA SER CONFRONTADA, MAS A CORREÇÃO FAZ PARTE DO AMOR DE DEUS E DO NOSSO AMOR UNS PELOS OUTROS.

ANTES DE RECLAMARMOS QUE "OS OUTROS" NÃO TÊM AMOR, AVALIEMOS A NÓS MESMOS:


  • VOCE CONSIDERA QUE SEU AMOR POR DEUS E PELAS PESSOAS DISTINGUE VOCE DE UM INCRÉDULO?

  • VOCE TEM DIFICULDADE PARA RECEBER PERDAO (DE DEUS E DAS PESSOAS), DE PERDOAR OS OUTROS E SE PERDOAR?

  • VOCE ACREDITA QUE TEM DIFICULDADE DE SE RELACIONAR, AMAR PESSOAS DIFERENTES DE VOCE, E RECEBER AMOR?

  • VOCE TEM DIFICULDADE PARA CONFRONTAR EM AMOR OS ERROS DAS PESSOAS COM QUEM CONVIVE?

  • VOCE RECEBE A REPREENSAO DE DEUS E DAS PESSOAS COMO FORMA DE AMOR?

QUE DEUS NOS BATIZE COM O O AMOR QUE VEM DELE!

DEUS ABENÇOE!






Nenhum comentário:

Postar um comentário