Total de visualizações de página

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

CULTIVANDO UM CARÁTER GLORIOSO


EM MT 22.14 A BÍBLIA DIZ QUE MUITOS SÃO CHAMADOS, POUCOS ESCOLHIDOS; ISSO PORQUE DEUS NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS, MAS FAZ ACEPÇÃO DE ATITUDES.

JÁ FALAMOS DE BARREIRAS QUE TEMOS QUE ROMPER PARA RECEBER A SEGUNDA GLORIA EM NOSSAS VIDAS.

AGORA VAMOS FALAR SOBRE CARATERISTICAS QUE MARCARAM, E QUE ATRAÍRAM OS OLHOS DE DEUS, NA VIDA DAS PESSOAS QUE FORAM LEVANTADAS POR ELE PARA PREPARAR A VINDA DA GLORIA MAIOR.

QUANDO LEMOS A HISTORIA DA RESTAURAÇÃO DE JERUSALEM, PARA QUE UMA GLORIA MAIOR VIESSE, VEMOS QUE DEUS ESCOLHEU PESSOAS PARA CONDUZIR ESSE PROCESSO.

DEUS NÃO É UM DEUS DE EVENTOS, ELE É UM DEUS DE PROCESSOS. A GLORIA MAIOR NÃO É UM EVENTO QUE ACONTECE NUM DIA E ACABA. 
A GLÓRIA MAIOR É FRUTO DE UM PROCESSO NAS NOSSAS VIDAS.

NEEMIAS, ESDRAS, E ZOROBABEL, FORAM ESCOLHIDOS PARA PARTICIPAR DESSE PROCESSO PORQUE HAVIA TRAÇOS EM SUAS VIDAS QUE OS DISTINGUIAM DAS DEMAIS PESSOAS.

DEUS AMA A TODOS, MAS QUANDO FALAMOS EM GLORIA MAIOR, VEMOS NA PALAVRA QUE ELE SEMPRE CONTOU COM PESSOAS DE CARATER; PESSOAS COMUNS, MAS QUE TINHAM UM COMPORTAMENTO DIFERENCIADO.

ISSO PORQUE HÁ ATITUDES E MARCAS NO NOSSO CARÁTER QUE TOCAM O CORAÇÃO DE DEUS, QUE ABREM PORTAS NA NOSSA VIDA COM DEUS.

O QUÊ DEVO ENTAO CULTIVAR NA MINHA VIDA PARA SER PARTICIPANTE DA GLORIA MAIOR QUE ESTÁ PROMETIDA PARA ESTE TEMPO?


VAMOS APRENDER COM AS CARACTERÍSTICAS DESTES HOMENS:

NEEMIAS:

1) NEEMIAS TINHA INTIMIDADE COM DEUS, UMA VIDA DE ORAÇÃO QUE LHE GEROU DISCERNIMENTO PARA AGIR.

NO CAP 1 VEMOS QUE NEEMIAS ESTAVA NUMA POSICAO CONFORTAVEL, ERA COPEIRO DO REI, MAS ISSO NÃO FAZIA COM QUE FOSSE INDIFERENTE AOS PROBLEMAS DO SEU POVO.

FOI POR MEIO DA SUA VIDA ORACAO, QUE ELE RECEBEU “O PESO DE INTERCESSAO”, PASSOU A SENTIR A DOR E O OPROBRIO DO POVO E COMEÇOU A CLAMAR COMO SE ELE MESMO ESTIVESSE NAQUELA SITUAÇÃO.

ENTAO, ELE TEVE DISCERNIMENTO DE QUE A SITUAÇÃO ERA GRAVE, E QUE TALVEZ ELE PRECISASSE FAZER ALGO MAIS DO QUE ORAR.

AS VEZES NÃO ENTENDEMOS O PORQUÊ DE SITUAÇÕES QUE ACONTECEM NAS NOSSAS VIDAS OU COM PESSOAS QUE AMAMOS, PORQUE NUNCA REALMENTE PARAMOS PARA ORAR COM FERVOR E PROFUNDIDADE, POIS QUANDO FAZEMOS ISSO, DEUS NOS REVELA O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO MUNDO ESPIRITUAL!

E A PARTIR DAÍ, TEMOS DISCERNIMENTO PARA AGIR NO NATURAL. NEEMIAS SÓ FOI PRA JERUSALEM PORQUE DEUS MOSTROU E MANDOU, E O REI O APOIOU.

ELE FEZ ISSO DEBAIXO DE DIREÇÃO DIVINA, FRUTO DA SUA VIDA DE ORAÇÃO.

TEM MUITA GENTE QUE SAI METENDO OS PÉS PELAS MAOS DIANTE DOS PROBLEMAS, TOMANDO ATITUDES ERRADAS, DANDO MURRO EM PONTA DE FACA, LUTANDO SEM FOCO, SEM SABER CONTRA O QUE ESTPA LUTANDO, PORQUE EMBORA A INTENCAO SEJA BOA, VOCE NÃO ESTÁ AGINDO POR DISCERNIMENTO, MAS ESTÁ AGINDO PELA EMOÇÃO! 

SEM UMA VIDA DE ORAÇÃO, NUNCA CHEGAREMOS A ENTENDER OS TEMPOS E MOVIMENTOS DE DEUS, E PERDEREMOS A PASSAGEM DA NUVEM DE GLORIA!

2) NEEMIAS  NÃO CAÍA DIANTE DAS OFENSAS E AFRONTAS DAS PESSOAS

A NOSSA LUTA NÃO É CONTRA CARNE E SANGUE, MAS QUE SATANÁS USA PESSOAS, É FATO. E TEM GENTE QUE CAI EM TUDO QUANTO É OFENSA!

A OFENSA É UMA DAS MAIORES ARMADILHAS DE SATANAS PARA NOS PARALIZAR.

MAS PARA CHEGAR A UMA GLORIA MAIOR VOCE TEM QUE AMADURECER E SUPERAR O PODER DA OFENSA CONTRA A TUA VIDA. ESPECIALMENTE QUANDO SE TRATA DE SER OFENDIDO OU MAGOADO POR PESSOAS PROXIMAS A VOCE. (SL 55.12-13)

QUANTO MAIS PROXIMO O RELACIONAMENTO, MAIS GRAVES AS OFENSAS. DE FATO, AS PESSOAS COM QUEM VOCE REALMENTE SE IMPORTA SÃO AS QUE PODEM TE FERIR.

QUANDO NOS DEIXAMOS ATINGIR PELO SENTIMENTO DE OFENSA, E NÃO TRATAMOS O PROBLEMA OCORRIDO COM TRANSPARENCIA, ISSO VAI PRODUZIR EM NÓS UMA RAIZ DE AMARGURA, UMA FERIDA QUE VAI INFECIONAR E VAI APAGANDO NOSSA LUZ AOS POUCOS, ATRASANDO OS PROPOSITOS DE DEUS EM NÓS.

NOS CAPS 4, 5 E 6 DO LIVRO DE NEEMIAS A BIBLIA MOSTRA COMO ELE LIDOU COM INÚMERAS OFENSAS LANÇADAS CONTRA ELE, E AS OFENSAS ENTRE OS SEUS IRMÃOS DO POVO.

O INIMIGO SUSCITOU CONTENDAS PARA TRAZER DESANIMO, PARA GERAR IRA NO CORAÇÃO DE NEEMIAS, DESEJO DE ENTRAR NA BRIGA, DE FAZER SUA PRÓPRIA JUSTIÇA.

MAS ELE NÃO SE DISTRAIU, NÃO PERMITIU QUE AQUILO ENTRASSE EM SEU CORAÇÃO, CONTINUOU COM FOCO.

HÁ TANTAS PESSOAS QUE PODERIAM ESTAR VOANDO COM DEUS MAS NUNCA SAEM DO LUGAR, PORQUE NÃO CONSEGUEM LIDAR COM OFENSAS E DECEPÇÕES E TOCAR O BARCO!!! FICAM PRISIONEIROS NUMA ARMADILHA DO DIABO, E MUITAS VEZES NÃO ADMITEM ISSO.

SE VOCE NÃO ESTÁ BEM COM ALGUEM, COM ALGUMA SITUAÇÃO PENDENTE DE MAGOA, RANCOR, ANGUSTIA, TRAGA PARA A LUZ! CHAME A PESSOA, EXPONHA, LIBERE PERDAO!

NÃO FIQUE COM O SENTIMENTO DE QUE VOCE É UMA VITIMA, POIS ISSO É ORGULHO! UM ERRO DO OUTRO NÃO JUSTIFICA O SEU.

ESDRAS:

1) ESDRAS TINHA PROFUNDIDADE NA PALAVRA DE DEUS

ED 7. 10 Porque Esdras tinha preparado o seu coração para buscar e cumprir a lei do Senhor, e para ensinar em Israel os seus estatutos e as suas ordenanças.

DEUS ESTÁ CHAMANDO PARA UMA GLORIA MAIOR PESSOAS QUE TENHAM PAIXAO PELA SUA PALAVRA, ZELO PELOS SEUS PRINCIPIOS,
DISPOSIÇÃO PARA VIVER ESSA PALAVRA, E PARA ENSINAR A OUTROS.

E COMO ISSO ESTÁ EM FALTA NA NOSSA GERAÇÃO!

HÁ MUITA EMOÇÃO, TREMEDEIRA, MOVER EM CULTOS, CHORO, MAS POUCA PROFUNDIDADE DE BIBLIA.

MAS QUANDO SE ALMEJA UMA GLORIA MAIOR, É PRECISO ESTAR APTO A DIGERIR ALIMENTO SOLIDO, TER ENTENDIMENTO PROFUNDO DO QUE DEUS PENSA, DO CARATER DE DEUS.

O SEU PAPEL COMO CRISTÃO, É ENSINAR E INFLUENCIAR ESSA GERAÇÃO, FOI O QUE ESDRAS FEZ! ELE PEGOU UMA GERAÇÃO VINDA DO CATIVEIRO, E DISCIPULOU.

DEUS TRAZ A GLORIA SOBRE AQUELES QUE FORMAM DISCIPULOS, E PARA ISSO, VOCE TEM QUE SAIR DA SUPERFICIE, E SE APROFUNDAR NO CONHECIMENTO DA PALAVRA DE DEUS, NÃO TEM OUTRO JEITO!

2) ESDRAS TINHA OUSADIA PARA CONFRONTAR SITUAÇÕES DIFICEIS

QUANDO NÓS TEMOS AUTORIDADE NA PALAVRA, PRECISAMOS NOS DISPOR A RECEBER A SABEDORIA DE DEUS PARA APLICA-LA, PERMITINDO QUE DEUS NOS USE PARA CONFRONTAR SITUAÇÕES COM AMOR E NA PALAVRA.

NO CAP 10 VEMOS QUE ESDRAS PASSOU POR UMA SITUAÇÃO MUITO DIFICIL DE CONFRONTAR O PECADO DOS SEUS DISCIPULOS, MAS DEUS DEU GRAÇA, E ELE FOI USADO PARA LEVA-LOS AO ARREPENDIMENTO.

MUITAS PESSOAS PERCEBEM SITUAÇÕES ERRADAS, DE CATIVEIRO, DE PECADO ENRUSTIDO, E TÊM MEDO DE CONFRONTAR, MAS DEUS ESTÁ LEVANTANDO PESSOAS COM OUSADIA PROFÉTICA E AMOR, PARA QUE COM A PALAVRA DE DEUS, VOCE SEJA USADO PARA MINISTRAR O ARREPENDIMENTO A QUEM ESTÁ NO ENGANO!

ZOROBABEL:

AUTORIDADE ESPIRITUAL E AUTO GOVERNO

ZOROBABEL FOI O GOVERNADOR QUE DEUS ESCOLHEU PARA EXERCER AUTORIDADE SOBRE O POVO.

QUANDO FALAMOS DE AUTORIDADE ESPIRITUAL VERDADEIRA, ESTAMOS FALANDO DE ALGUEM QUE TEM O GOVERNO DE DEUS EM TODAS AS ÁREAS DA SUA VIDA.

CREIO QUE DEUS LEVANTOU ESTE HOMEM PORQUE ELE TINHA AUTORIDADE ESPIRITUAL E CONSEQUENTEMENTE SERIA MAIS FACIL EXERCER AUTORIDADE COMO GOVERNADOR, POIS AS PESSOAS VERIAM NELE UM EXEMPLO A SER SEGUIDO.

EU TENHO UMA CERTEZA: PARA TER RESPONSABILIDADES MAIORES, PARA CUIDAR DE VIDAS E PARA VIVER UMA GLÓRIA MAIOR, PRIMEIRAMENTE TEMOS QUE GOVERNAR NOSSA PROPRIA VIDA!

MUITAS VEZES DIZEMOS “EIS-ME AQUI SENHOR, USA MINHA VIDA”, MAS NOSSA VIDA ESTÁ DESGOVERNADA.

DEUS QUER NOS LEVAR A NOVOS NIVEIS DE AUTORIDADE E GOVERNO ESPIRITUAL, MAS PARA ISSO PRIMEIRO PRECISAMOS DO AUTO GOVERNO.

A AUTORIDADE ESPIRITUAL E O AUTO GOVERNO ACONTECEM QUANDO NA NOSSA VIDA APARECEM 2 COISAS:

1-   MODERAÇÃO  - FP 4.5 Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor.

A NOSSA MODERAÇÃO DEVERIA SER CONHECIDA POR TODOS, MAS AS VEZES SOMOS MAIS CONHECIDOS PELO NOSSO DESEQUILÍBRIO:

- A QUE FALA DEMAIS
- O QUE SEMPRE SE PRECIPITA
- A LOUCA QUE GRITA COM OS FILHOS
- AQUELA COME , COME , COME E VIVE RECLAMANDO DO CORPO
- O CONSUMISTA, QUE GASTA MAIS DO QUE PODE

TUDO ISSO É FALTA DE MODERAÇÃO! FALTA DE AUTO GOVERNO.

O DOMINIO PROPRIO, A CAPACIDADE DE CONTROLAR NOSSOS IMPULSOS, É PARTE DO FRUTO DO ESPIRITO NA NOSSA VIDA.

DEUS DISSE PARA ZOROBABEL QUANDO ELE ESTAVA EXERCENDO SEU GOVERNO QUE AS COISAS NÃO SERIAM POR FORÇA, NEM POR VIOLENCIA, MAS PELO ESPIRITO DE DEUS! ZC 4.6

NÃO ADIANTA SOMENTE VOCE RECONHECER QUE HÁ ALGO ERRADO, SE NÃO BUSCAR SER CHEIO DO ESPIRITO SANTO, ADMITINDO, SE ARREPENDENDO, E PRESTANDO CONTAS A ALGUEM QUE TE AJUDE A DAR FRUTO!

2-   SABEDORIA DO ALTO

TG 3 13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom procedimento as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 Mas, se tendes amargo ciúme e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Porque onde há ciúme e sentimento faccioso, aí há confusão e toda obra má. 17 Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se em paz para aqueles que promovem a paz.

 A PESSOA QUE GOVERNA SUA VIDA JÁ VENCEU O CIÚME, O SENTIMENTO FACCIOSO E A CONFUSÃO.

TENHO VISTO TANTA GENTE CONFUSA DENTRO DAS IGREJAS, QUE É ASSUSTADOR! PESSOAS QUE NÃO SABEM O QUE QUEREM, CADA HORA TEM UMA OPINIAO UM POSICIONAMENTO, QUALQUER COISA MUDAM DE IGREJA, UMA LOUCURA!

A PESSOA QUE SE AUTO GOVERNA TEM UM CORAÇÃO PURO, É PACIFICA, MODERADA, TEM UM CARATER TRATAVEL,

É CHEIA DE MISERICORDIA PELOS OUTROS, É IMPARCIAL, E NÃO É HIPOCRITA, QUE FALA UMA COISA E VIVE OUTRA E POR ISSO, É CHEIA DE BONS FRUTOS.

A PARTIR DO MOMENTO QUE CONSEGUIMOS GOVERNAR NOSSA PROPRIA VIDA DEBAIXO DA MAO DE DEUS, ESTAMOS PREPARADOS PARA VIVER UMA GLORIA MAIOR.

E QUANDO A GLORIA MAIOR VEM, OUTRAS PESSOAS RECONHECEM O GOVERNO DE DEUS NA NOSSA VIDA E NOS VEEM COMO UM LUZEIRO,
COMO FONTE DE CONSELHO, DE ORAÇÃO, DE PALAVRAS DE VIDA.

PRECISAMOS ENTENDER TUDO ISSO, PORQUE A SEGUNDA GLORIA NÃO VEM DO NADA.

ELA É FRUTO DE UMA VIDA QUE DESEJA CULTIVAR UM CARÁTER E UM COMPORTAMENTO QUE AGRADAM O CORAÇÃO DE DEUS.

É TEMPO DE NOS LANÇARMOS SOBRE A PEDRA, DEIXAR DEUS NOS QUEBRAR, E ENCARAR O FOGO DAS PROVAS QUE VIRÃO PARA TRANSFORMAR NOSSO CARÁTER NUM CARÁTER QUE ATRAIA A PRESENÇA DA SUA GLORIA MAIOR SOBRE NÓS.

DEUS TE ABENÇOE!


2 comentários:

  1. que benção essa palavra pastora!
    pastora vc ja leu algum livro bom sobre atos proféticos? se sim me manda o nome no meu email pedrotiberiodasilva@gmail.com ou pelo face. estou fazendo um estudo sobre esse tema preciso de fontes boas.
    fica na paz um grande abraço a vc e o Pr Eric e seus pequenos!
    Pedro Tibério

    ResponderExcluir