Total de visualizações de página

terça-feira, 19 de agosto de 2014

A VERDADEIRA PLENITUDE




MT 5. 16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.17 Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir.

JO 1. 14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai. 15 João deu testemunho dele, e clamou, dizendo: Este é aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim, passou adiante de mim; porque antes de mim ele já existia. 16 Pois todos nós recebemos da sua plenitude, e graça sobre graça.

CREIO QUE O DESEJO DE TODO E QUALQUER SER HUMANO, SEJA SENTIR A "SENSAÇÃO DE PLENITUDE" NA SUA VIDA.

PODERÍAMOS DEFINIR ESSA SENSAÇÃO COMO UMA SEGURANÇA, UMA CERTEZA DE QUE ESTAMOS NO LUGAR CERTO, NA HORA CERTA, FAZENDO EXAMENTE O QUE TEMOS QUE FAZER.

MAS O QUE MAIS VEMOS HOJE EM DIA É O OPOSTO!

MUITAS PESSOAS ESTÃO INSEGURAS, DESCONTENTES, INSATISFEITAS, CONFUSAS, DESLOCADAS... SEMPRE COM A SENSAÇÃO DE QUE AS COISAS "PODIAM SER MELHORES".

É CLARO QUE SE UMA PESSOA NÃO CONHECE A DEUS, ISSO JÁ É MOTIVO SUFICIENTE PARA ELA SE SENTIR INCOMPLETA, E NÃO PLENA.

MAS E QUANDO AQUELES QUE ESTÃO BUSCANDO A DEUS SE SENTEM ASSIM? 

SE JÁ ESTAMOS NOS ACHEGANDO A DEUS, COMO ALCANÇAMOS ESSA PLENITUDE?

CREIO QUE ALCANÇAMOS A PLENITUDE DA PAZ, DA ALEGRIA E DA JUSTIÇA DE DEUS QUANDO VIVEMOS O EQUILIBRIO ENTRE LEI E GRAÇA. POIS FOI ASSIM QUE JESUS VIVEU, E ELE É O NOSSO MODELO.

MUITAS PESSOAS DIZEM: “EU VIVO NO TEMPO DA GRAÇA, NÃO TENHO QUE OBEDECER NENHUMA LEI”. MAS NÃO É BEM ISSO O QUE A BIBLIA DIZ NO NOVO TESTAMENTO.


É CLARO QUE TEMOS QUE DIFERENCIAR AS LEIS "CIRCUNSTANCIAIS" DO ANTIGO TESTAMENTO, QUE ERAM REGRAS PARA UM DETERMINADO MOMENTO, PRA UM DETERMINADO POVO, 

DAS LEI ETERNAS, QUE NÃO SÃO REGRAS, MAS SIM PRINCIPIOS DO REINO DE DEUS.

ALGUNS EXEMPLOS DE LEIS CIRCUNSTANCIAIS (REGRAS TEMPORARIAS):

- LEIS HIGIENICAS (DADAS PARA EVITAR EPIDEMIAS, CONTAMINACOES NO DESERTO)

- LEI CERIMONIAIS (VALERAM ENQUANTO HAVIA SISTEMA DE SACRIFICIO DE ANIMAIS NO TEMPLO, ANTES DO SACRIFICIO SUFICIENTE DE CRISTO.)

AS LEIS QUE DEVEMOS ENTENDER AQUI COMO ETERNAS, NÃO SÃO REGRAS ESPECIFICAS PARA UM TEMPO, OU PARA O POVO JUDEU. 

SÃO PRINCIPIOS QUE SEMPRE EXISTIRAM, MESMO ANTES DA LEI DE MOISES, E VALEM PARA QUALQUER UM QUE QUEIRA VIVER NESTE REINO, INDEPENDENTE DE QUE TEMPO VIVEMOS, OU A QUE NAÇÃO DA TERRA PERTENCEMOS.


ESSES PRINCIPIOS SÃO ENSINADOS AO HOMEM DESDE O GENESIS, PARA QUE ELE CONHEÇA:

- O CARATER DE DEUS 

- AS CONSEQUENCIAS DO PECADO 

- O CAMINHO PARA A TRANSFORMAÇÃO, DE UMA VIDA “SEM LEI”, PARA UMA VIDA DE OBEDIENCIA A DEUS, POIS AQUELE QUE O AMA, OBEDECE SEUS MANDAMENTOS! (JO 14.21)


PORTANTO OS PRINCIPIOS ETERNOS DE DEUS:

ME LEVAM A CONHECE-LO, ME PROTEGEM (POIS SABENDO AS CONSEQUENCIAS POSSO ME POSICIONAR), E ME DÃO UM CAMINHO DE SAÍDA DA PRISAO!

QUANDO VIVEMOS UMA VIDA SEM DEUS, UMA VIDA NATURAL, NÃO LEVANDO EM CONTA QUE EXISTE UM MUNDO ESPIRITUAL REGIDO POR LEIS ESPIRITUAIS, NÓS VIVEMOS COMO DIZ EM EF 2.3:

"ANDANDO nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais."

E JZ 21.25 "Naqueles dias não havia rei em Israel; cada um fazia o que parecia bem aos seus olhos."


QUANDO JESUS NÃO É REI SOBRE A NOSSA VIDA E VIVEMOS FORA DO REINO DE DEUS, SEM UM GOVERNO SOBRE NÓS, FAZEMOS O QUE ACHAMOS CERTO E PONTO.


MAS A PARTIR DO MOMENTO QUE ME APROXIMO DE DEUS, E COMEÇO A TOMAR CONHECIMENTO DESSES PRINCIPIOS ETERNOS QUE REGEM O REINO DE DEUS, SEREI COBRADO! JESUS DISSE ISSO. (LC 12.48)

“MAS É IMPOSSIVEL OBEDECER TUDO O TEMPO TODO, POIS QUANDO NÃO PECO À VISTA, PECO NO PENSAMENTO, NOS SENTIMENTOS...”

É AÍ QUE ENTRA A GRAÇA!
A GRAÇA É O PERDAO TOTAL E COMPLETO PARA AQUELE QUE SE ARREPENDE.

É A ANULAÇÃO DA SENTEÇA DE MORTE, QUE EU MERECIA, POIS SALARIO DO PECADO É A MORTE (RM 6.23).

PELA LEI, É IMPOSSIVEL EU ME SALVAR, PORQUE EU SEMPRE VOU TROPEÇAR EM ALGO, MAS – ESSE FAVOR QUE EU NÃO MEREÇO - JESUS FEZ POR MIM!!!

ENTRETANTO, A GRAÇA NÃO É  O PERDÃO! 

A GRAÇA É TAMBEM É O PODER DO ESPIRITO SANTO QUE NOS CAPACITA A COMEÇAR A OLHAR PRA DEUS E PROS SEUS PRINCIPIOS DE FORMA DIFERENTE!

NO ANTIGO TESTAMENTO, SÓ HAVIA A LEI, O ESPIRITO SANTO NÃO HAVIA SIDO DERRAMADO SOBRE TODAS AS PESSOAS. ERA TUDO MUITO DIFICIL, POIS AS PESSOAS OBEDECIAM MOTIVADAS PELO MEDO DAS CONSEQUENCIAS.

QUANDO JESUS CRISTO VEM, OBEDECE TODA LEI, MOTIVADO PELO AMOR PELO PAI, MORRE, RESSUSCITA E VOLTA PRO PAI COMO HOMEM, 

O ESPIRITO SANTO É LIBERADO SOBRE A VIDA DE TODOS OS QUE CREEM, PARA QUE AGORA, ASSIM COMO JESUS, ELES POSSAM OBEDECER, NÃO MAIS MOTIVADOS PELO MEDO; 

MAS MOTIVADOS PELO AMOR, PELA GRATIDAO, E PELO ENTENDIMENTO DE QUE A LEI FOI FEITA PARA NOS PRESERVAR, NOS PROTEGER, E NOS LIBERTAR DA ESCRAVIDAO DO PECADO!

SE HOJE TEMOS PRAZER EM OBEDECER A PALAVRA, É SÓ PORQUE DEUS FEZ ALGO DENTRO DE NÓS, NAO POR NOSSO MÉRITO!!!

A PALAVRA DE DEUS NUNCA MUDOU, NUNCA PERDEU SEU SENTIDO.

NOSSO CORAÇÃO É QUE MUDA PELA GRAÇA DE DEUS, COMO ELE PROMETEU QUE FARIA COM QUEM SE APROXIMASSE DELE! (EZ 36.26-27)


OS PRINCIPIOS DE DEUS SÃO SEMPRE A FAVOR DE QUEM QUER OBEDECER!

POR ISSO QUANDO ESTAMOS CHEIOS DO ESPIRITO DA GRAÇA, E NOSSA VIDA COMEÇA A DAR FRUTOS, NOSSO CARÁTER COMEÇA A FICAR PARECIDO COM O CARATER DE DEUS, NOSSAS ATITUDES COMEÇAM A SER TRANSFORMADAS, E CADA VEZ MAIS A PALAVRA É A NOSSO FAVOR!


GL 5. 22 Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. 23 a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei. 


E AÍ VOLTAMOS PRO PONTO INICIAL DESSA MENSAGEM:

POR QUE TANTA GENTE BUSCANDO A DEUS E SOFRENDO??? COMENTENDO ERROS GRAVES EM SUAS VIDAS, TOMANDO DECISOES EQUIVOCADAS? VIVENDO MAL?

OS 4.6 O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento.  Porquanto rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim;


NÃO FALTA GRAÇA. NÃO FALTA O FAVOR DE DEUS.

MAS FALTA CONHECIMENTO DA PALAVRA OU FALTA PARAR DE REJEITAR A VERDADE, E ACEITAR A PALAVRA COMO PADRAO DE GOVERNO PRA NOSSA VIDA.

ESSA É A RAIZ DO PROBLEMA.

SE MESMO FREQUENTANDO UMA IGREJA, VIVO DO JEITO QUE QUERO, FAÇO O QUE ACHO MELHOR, PENSANDO QUE "DEUS É GRACIOSO, E VAI ME PERDOAR QUANDO EU RESOLVER DAR UMA CHORADINHA." ESTOU AGINDO DE FORMA LEVIANA! (RM 6.1-4)


GRAÇA NÃO É E NUNCA FOI LICENÇA PRA PECAR. GRAÇA É PERDÃO E PODER PRA NOS FAZER ANDAR EM JUSTIÇA.


TODO MUNDO QUER SER PLENO. TODA PESSOA QUER TER UMA VIDA SENDO VIVIDA COM UM SENTIDO E UM PROPOSITO.

DE FATO, ESSE PROCESSO DE ALINHAMENTO COM A PALAVRA DE DEUS É UM PROCESSO DOLOROSO, POIS VAI CONTRA A NOSSA NATUREZA. ANTES DE ENCONTRAR A JESUS, ÉRAMOS FILHOS DA DESOBEDIENCIA! (EF 2.2-3)


MAS PODEMOS ESCOLHER QUE TIPO DE DOR QUEREMOS VIVER:

A DOR DA TRANSFORMAÇÃO E DO CRESCIMENTO, QUE VAI LEVAR NOSSA VIDA À PLENITUDE,

OU

A DOR DE CONTINUAR COMO ESTAMOS.

DEUS NOS AMA, DEUS ENVIOU SEU FILHO PRA ABRIR UM NOVO E VIVO CAMINHO PRA NÓS,MAS SOMOS NÓS QUE IREMOS ESCOLHER SE QUEREMOS FICAR NO MESMO LUGAR,

AINDA QUE DENTRO DE UMA IGREJA, SOFRENDO AS MESMAS COISAS
OU SE VAMOS "...conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que SEJAMOS CHEIOS até a inteira plenitude de Deus". (EF 3.19 - paráfrase minha)


QUE O SENHOR DERRAME SOBRE TI ABUNDANTE GRAÇA, PARA QUE VOCE DEPENDA DESSA GRAÇA EM TUDO, E NESSA GRAÇA RECEBA O PODER PARA OBEDECER COM ALEGRIA A PALAVRA DE DEUS, POIS ELA NOS CONDUZ AO CENTRO DA SUA VONTADE, À PLENITUDE.


"Porquanto o Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam na retidão." Salmo 84.11








Nenhum comentário:

Postar um comentário