Total de visualizações de página

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

O "LADO B" DA CHAMADA PROFETICA

JR 1.4 Ora veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
5 Antes que eu te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre te santifiquei; às nações te dei por profeta.
6 Então disse eu: Ah, Senhor Deus! Eis que não sei falar; porque sou um menino.
7 Mas o Senhor me respondeu: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás.
8 Não temas diante deles; pois eu seu contigo para te livrar, diz o Senhor.
9 Então estendeu o Senhor a mão, e tocou-me na boca; e disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca.
10 Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares e derribares, para destruíres e arruinares; e também para edificares e plantares.


SE LERMOS OS LIVROS PROFETICOS DA BIBLIA, VEREMOS QUE TODOS OS PROFETAS FORAM LEVANTADOS POR DEUS EM TEMPOS DE CRISE, EM TEMPOS MAUS; PRA EXORTAR, PRA CORRIGIR, PRA SACUDIR O POVO, OS REIS, PRA ANUNCIAR O JUIZO DE DEUS.

UM PROFETA SEMPRE É CHAMADO POR DEUS PRA SER SUA VOZ EM MEIO AO CAOS.

NESSE TEXTO VEMOS A CHAMADA DE JEREMIAS. QUE PALAVRA GOSTOSA DE SE RECEBER DE DEUS! QUEM NÃO GOSTARIA?


A CHAMADA DE UM PROFETA PARECE QUE TEM UM GLAMOUR ESPECIAL; PARECE UMA CHAMADA MAIS IMPORTANTE, MAIS NOBRE, MAIS BELA.

É TREMENDO VER DEUS USANDO SEUS SERVOS COM AUTORIDADE, PODER, UNÇÃO, MAS HÁ O "OUTRO LADO" DESSA CHAMADA, UM LADO IMPOPULAR:

  • EZEQUIEL PERDEU ESPOSA
  • JOAO BATISTA PERDEU A CABEÇA
  • ISAIAS TEVE QUE ANDAR NU 3 ANOS, FOI TAXADO DE LOUCO
  • DANIEL FOI JOGADO NUMA COVA COM LEOES

VEMOS DEUS USANDO HOMENS COM GRANDE GLORIA NA AUTORIDADE PROFETICA, MAS TAMBEM UM PESO MUITO GRANDE SOBRE SUAS VIDAS PESSOAIS – UM FARDO.

EM ESPECIAL NA VIDA DE UM HOMEM CHAMADO JEREMIAS.

JEREMIAS ERA UM SACERDOTE – E TODO CRISTÃO É UM SACERDOTE. MAS DEUS QUERIA USA-LO COMO AUTORIDADE PROFETICA, ALÉM DE SACERDOTE.

O SENHOR SEPAROU, CONSAGROU AQUELE HOMEM PARA UMA OBRA PROFETICA.

JEREMIAS FOI LEVANTADO NUM MOMENTO DE DECLINIO DA NAÇÃO PRA TRAZER UMA MENSAGEM DE JUÍZO, PRA SER MENSAGEIRO DE DEUS, APELANDO PRA QUE O POVO SE ARREPENDESSE, ABRISSE SEUS OLHOS, SE VOLTASSE PRA DEUS.

VEJO QUE A NOSSA REALIDADE É MUITO PARECIDA COM A DELE, POIS O DECLINIO MORAL DA SOCIEDADE HOJE É O PIOR QUE JÁ HOUVE, E ATÉ ENTRE CRISTAOS! 

E NESSE MOMENTO DE DECLINIO, DEUS ESTÁ PROCURANDO ENTRE OS SEUS SACERDOTES, AQUELES QUE ATENDAM A UM CHAMADO PROFETICO.

SE QUEREMOS RECEBER ESSA AUTORIDADE, TEMOS QUE SABER QUE NA NOSSA VIDA PESSOAL, TEREMOS MUITO MAIS LUTAS DO QUE ALEGRIAS; E QUE AS NOSSAS MAIORES VITORIAS SERÃO NA ESFERA INTIMA COM DEUS (EXPERIENCIAS),  E NÃO DIANTE DE HOMENS, NA MAIOR PARTE DAS VEZES.

POR ISSO MUITOS SACERDOTES NÃO SERAO PROFETAS, POIS O PESO DO PROFETICO NÃO É TODO MUNDO QUE AGUENTA!

NÃO HÁ HONRA MAIOR, NEM TAREFA MAIS NOBRE DO QUE SER PORTA VOZ DE DEUS.

MAS É PRECISO  FALAR SOBRE O PESO QUE ACOMPANHA ESSA TAREFA SUBLIME:

1)   O PROFETA NÃO PODE SE IMPORTAR COM O NUMERO DE PESSOAS QUE DÁ OUVIDOS A ELE, POIS MUITOS NAO DARÃO OUVIDOS.

JR.7.27a - Tu lhes dirás todas estas palavras, mas não te darão ouvidos;

MUITOS DESANIMAM POIS TEM PREGADO DENTRO DA SUA CASA, NO SEU TRABALHO, NA SUA VIZINHANÇA, MAS PARECE QUE NINGUEM OUVE!

HÁ QUANTO TEMPO TEMOS PREGADO?
JEREMIAS PREGOU MAIS DE 40 ANOS, E NINGUEM OUVIU!!!

MAS QUANDO A PALAVRA SE CUMPRIU, E O JUIZO VEIO, TODOS RECONHECERAM QUE ELE ERA UM PORTA VOZ DE DEUS.

MUITAS VEZES AS PESSOAS SÓ VAO CRER QUANDO O JUIZO VIER, POR ISSO NÃO DESANIME! SIGA PREGANDO, MADRUGANDO, ORANDO; CUMPRA O SEU CHAMADO SEM OLHAR PRO NUMERO DE PESSOAS QUE ESTÃO DANDO OUVIDOS.

MAS SE LEMBRE: O TESTEMUNHO DE CRISTO É O ESPIRITO DA PROFECIA (AP.19.10)

O ESPIRITO DA PROFECIA VAI USAR COM PODER AQUELES QUE TÊM O CARATER TRANSFORMADO, QUE DAO TESTEMUNHO DE CRISTO COM A SUA VIDA!

2)   O VERDADEIRO PROFETA SERÁ INJUSTIÇADO

JR 20.1 - Ora Pasur, filho de Imer, o sacerdote, que era superintendente da casa do Senhor, ouviu Jeremias profetizar estas coisas. 2 Então feriu Pasur ao profeta Jeremias, e o meteu no cepo que está na porta superior de Benjamim, na casa do Senhor.

JEREMIAS ESTAVA FAZENDO A VONTADE DO SENHOR, OBEDECENDO E FOI FERIDO, FOI PUNIDO!

SE QUEREMOS RECEBER AUTORIDADE PROFETICA, TEREMOS QUE APRENDER A LIDAR COM INJUSTIÇAS; A TOMAR NUMA FACE E DAR A OUTRA; PADECER INJUSTAMENTE, A SOFRER DORES, MESMO SEM TER FEITO NADA ERRADO!!!

ISSO FAZ PARTE DO MINISTERIO PROFETICO!

QUEM BUSCA HONRA HUMANA, NAO ENCARA A MISSÃO PROFÉTICA.


3)   O VERDADEIRO PROFETA PASSA POR SITUAÇÕES EXTREMAS, MAS NAO RECUA.

JR 26.8 Tendo Jeremias acabado de dizer tudo quanto o Senhor lhe havia ordenado que dissesse a todo o povo, pegaram nele os sacerdotes, e os profetas, e todo o povo, dizendo: Certamente morrerás.

ELE RESPONDE 26. 13-15 Agora, pois, melhorai os vossos caminhos e as vossas ações, e ouvi a voz do Senhor vosso Deus, e o Senhor desistirá do mal que falou contra vós. 14 Quanto a mim, eis que estou nas vossas mãos; fazei de mim conforme o que for bom e reto aos vossos olhos. 15 Sabei, porém, com certeza que, se me matardes a mim, trareis sangue inocente sobre vós, e sobre esta cidade, e sobre os seus habitantes; porque, na verdade, o Senhor me enviou a vós, para dizer aos vossos ouvidos todas estas palavras.

MESMO DIANTE DA POSSIBILIDADE DE MORRER, NÃO MUDOU SEU DISCURSO.

MUITOS VOLTAM ATRAS NO SEU DISCURSO QUANDO VEEM QUE VAO SER PREJUDICADOS:

- VOU PERDER MEU EMPREGO?
- VOU PERDER MEU NAMORADO?
- VOU PERDER MEU SONHO?
- VOU PERDER MINHA SEGURANÇA?
- VOU SER PROCESSADO?

"ENTAO VOU MUDAR MEU DISCURSO." 

O VERDADEIRO PROFETA SABE QUEM ELE É PRA DEUS. POR ISSO ELE NÃO SE IMPORTA COM O QUE ESTÁ ACONTECENDO DO LADO DE FORA, COM OS LEVANTES E AMEAÇAS.

ELE SABE QUE DEUS PODE LIVRAR-LO, MAS SE DEUS NÃO LIVRAR, ELE CONTINUA FIEL AO SEU COMISSIONAMENTO!


4)   O VERDADEIRO PROFETA TEM SENTIMENTOS, E PASSA LUTAS COM ELES, MAS NÃO SE MOVE POR ELES!

JR. 20 7B sirvo de escárnio o dia todo; cada um deles zomba de mim. 8 Pois sempre que falo, grito, clamo: Violência e destruição; porque se tornou a palavra do Senhor um opróbrio para mim, e um ludíbrio o dia todo. 9 Se eu disser: Não farei menção dele, e não falarei mais no seu nome, então há no meu coração um como fogo ardente, encerrado nos meus ossos, e estou fatigado de contê-lo, e não posso mais. 10 Pois ouço a difamação de muitos, terror por todos os lados! Denunciai-o! Denunciemo-lo! dizem todos os meus íntimos amigos, aguardando o meu manquejar; bem pode ser que se deixe enganar; então prevaleceremos contra ele e nos vingaremos dele. 11 Mas o Senhor está comigo como um guerreiro valente; por isso tropeçarão os meus perseguidores, e não prevalecerão; ficarão muito confundidos, porque não alcançarão êxito, sim, terão uma confusão perpétua que nunca será esquecida. 12 Tu pois, ó Senhor dos exércitos, que provas o justo, e vês os pensamentos e o coração, permite que eu veja a tua vingança sobre eles; porque te confiei a minha causa. 13 Cantai ao Senhor, louvai ao Senhor; pois livrou a alma do necessitado da mão dos malfeitores. 14 Maldito o dia em que nasci; não seja bendito o dia em que minha mãe me deu à luz. 15 Maldito o homem que deu as novas a meu pai, dizendo: Nasceu-te um filho, alegrando-o com isso grandemente. 16 E seja esse homem como as cidades que o senhor destruiu sem piedade; e ouça ele um clamor pela manhã, e um alarido ao meio-dia. 17 Por que não me matou na madre? assim minha mãe teria sido a minha sepultura, e teria ficado grávida perpetuamente! 18 Por que saí da madre, para ver trabalho e tristeza, e para que se consumam na vergonha os meus dias?

JEREMIAS PASSAVA ALTAS LUTAS NA MENTE, MAS ERA SINCERO COM DEUS!!!!

MESMO SE SENTINDO ASSIM, ESSE HOMEM NUNCA DESISTIU, NUNCA VOLTOU ATRAS.

PRA SER PROFETA, NÃO É PRECISO SER UMA PESSOA SEM SENTIMENTOS, MAS É PRECISO SER UMA PESSOA ESTÁVEL.

JEREMIAS PASSOU ALTAS LUTAS, E SOZINHO, MAS NUNCA RECUOU, FOI ATÉ O FIM!!!

VV. 9 ELE SABIA QUE SE ELE PARASSE DE SERVIR A DEUS, SERIA PIOR; ELE PODERIA ATÉ FICAR NUMA APARENTE PAZ, MAS SERIA UM DERROTADO, AQUILO IA QUEIMAR NELE!

LARGAR A MAO DO ARADO NUNCA SERÁ A SOLUÇÃO PROS NOSSOS PROBLEMAS!


5)   O VERDADERIO PROFETA ESTÁ SEMPRE LUTANDO CONTRA JEZABEL

JR CAP. 44 – FALA SOBRE O PROFETA QUERENDO ABRIR OS OLHOS DO POVO, QUE NÃO VIA NENHUM MAL EM TOLERAR A RAINHA DOS CEUS, E PRESTAR CULTO A ELA.

EM TODO TEMPO O ESPIRITO DE JEZABEL VAI USAR PESSOAS E SITUAÇÕES PARA TENTAR ROUBAR NOSSA AUTORIDADE.

PARA FAZER COM QUE VENHAMOS A CAIR NA CARNE DE ALGUMA MANEIRA; E ASSIM, NÃO TENHAMOS AUTORIDADE PRA MAIS NADA, TENHAMOS QUE FICAR CALADOS.

É UM CONFRONTO ETERNO !
SE VOCE É UM PROFETA, VAI LUTAR CONTRA ELA ATÉ MORRER.

EM CONTRAPARTIDA,  HÁ TAMBEM NO LIVRO DE JEREMIAS UM REI, CHAMADO ZEDEQUIAS - QUE OUVIU AS PALAVRAS DE JEREMIAS, MAS NUNCA TEVE CORAGEM DE POR EM PRATICA.

ZEDEQUIAS ERA REI, PODIA TER OUVIDO A VOZ PROFETICA E MUDADO TODA A HISTORIA! MAS NÃO TINHA CORAGEM PRA OBEDECER.

MUITOS TÊM OUVIDO PALAVRAS PROFETICAS, DIREÇÕES DE PESSOAS DE DEUS, E ATÉ CONCORDAM COM TUDO, MAS NÃO TEM CORAGEM DE MUDAR, DE DAR O 1º PASSO.

O FINAL DA VIDA DE ZEDEQUIAS FOI TRISTE, ELE FOI FEITO CEGO E LEVADO PRISIONEIRO (JR 52.11)

ELE PODERIA TER SIDO O MELHOR REI DE ISRAEL! PODERIA TER LIVRADO TODO UM POVO DA DESTRUIÇÃO, MAS DECIDIU NÃO SE POSICIONAR.

A RESPONSABILIDADE É MUITO GRANDE! A SUA POSIÇÃO COM DEUS, E A SUA SALVAÇÃO, PODE MUDAR A HISTORIA DE MUITOS! DA SUA FAMILIA, SEUS AMIGOS, COLEGAS...

MILHARES MORRERAM PORQUE ZEDEQUIAS OUVIU A PALAVRA DE DEUS
MAS DECIDIU QUE NÃO IA PRATICAR.


DEUS BUSCA PESSOAS QUE TENHAM CORAGEM DE PERDER A SUA VIDA PARA ATENDER O SEU CHAMADO, COMO JEREMIAS FEZ.

E DEUS TAMBEM CLAMA PARA QUE OS SEUS JEREMIAS ENCONTREM PESSOAS QUE OUÇAM SEUS AVISOS, SEU CHAMADO À MUDANÇA E QUE FAÇAM DIFERENTE DE ZEDEQUIAS, SE POSICIONANDO E INFLUENCIANDO A VIDA DE MUITOS OUTROS!

DEUS TE ABENÇOE!






2 comentários:

  1. Amo estudos bíblicos. Me fortalecem. Compartilhei no Face. Obrigado Pastora.

    ResponderExcluir