Total de visualizações de página

terça-feira, 21 de julho de 2015

46 centímetros: A longa jornada do conhecimento ao entendimento




"...porquanto se achou neste Daniel um espírito excelente, 
e conhecimento e entendimento 
para interpretar sonhos, explicar enigmas e resolver situações difíceis..."
(Daniel 5.12) 

O CONTEXTO DESTE TRECHO É:

DIANTE DE UMA SITUAÇÃO INEXPLICAVEL (UMA MÃO SOBRENATURAL ESCREVENDO NA PAREDE), O REI CONVOCA TODOS OS SABIOS DA BABILONIA, PARA SABER A INTERPRETAÇÃO DAQUILO.

PORÉM NENHUM DAQUELES CONSIDERADOS "SABIOS" FOI CAPAZ DE INTERPRETAR E TRAZER UMA RESPOSTA AO REI. 

DIANTE DO FRACASSO DE TODOS OS SABIOS BABILONICOS, A MAE DO REI SE LEVANTA, E RECOMENDA QUE ELE CHAMASSE DANIEL, PELAS RAZÕES DITAS NO VERSICULO 12.


ISSO QUER DIZER QUE ATÉ UMA PESSOA INCREDULA, PODE RECONHECER A DIFERENÇA ENTRE A SABEDORIA HUMANA E A SABEDORIA QUE VEM DE DEUS, POIS:

ENQUANTO A SABEDORIA HUMANA É PERFECCIONISTA, A SABEDORIA DE DEUS NOS DÁ UM ESPIRITO DE EXCELENCIA;

ENQUANTO A SABEDORIA HUMANA TEM UM CONHECIMENTO RACIONAL, E DESPREZA O SOBRENATURAL,  SABEDORIA HUMANA NOS LEVA A CONHECER E ENTENDER O QUE NINGUEM ENTENDE, A LINGUAGEM, OS PENSAMENTOS E PROPOSITOS DE DEUS;

ENQUANTO A SABEDORIA HUMANA TENTA “ADIVINHAR”  E FAZER PROGNOSTICOS DE SITUAÇÕES, A SABEDORIA DE DEUS NOS CAPACITA A INTERPRETAR SONHOS E ENIGMAS;

ENQUANTO A SABEDORIA HUMANA APRESENTA SOLUÇÕES PROVISORIAS PARA PROBLEMAS, A SABEDORIA DE DEUS NOS REVELA SOLUÇÕES DEFINITIVAS PARA CASOS DIFICEIS!

DIANTE DESSE  MUNDO QUE ESTÁ PERDIDO, DAS FAMILIAS QUE ESTÃO DESTRUIDAS, DAS PESSOAS QUE ESTAO AFUNDADAS NAS DROGAS, NA DEPRESSAO E NO PECADO, O MUNDO PRECISA DE PESSOAS COMO DANIEL, QUE TENHAM NÃO APENAS CONHECIMENTO, MAS TAMBEM ENTENDIMENTO DA PARTE DE DEUS!

O MAIOR DESAFIO É NÃO APENAS CONHECER, MAS PROSSEGUIR CONHECENDO COMO DIZ EM OS. 6.3 "Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor;"

É COOPERAR COM DEUS PARA QUE CADA CONHECIMENTO RECEBIDO, SEJA TRANSFORMADO EM ENTENDIMENTO EM NÓS.

EM 13 ANOS DE CAMINHADA COM JESUS, EU DESCOBRI QUE A DISTANCIA MAIS DIFICIL DE PERCORRER SÃO OS 46 CENTIMETROS QUE SEPARAM A MINHA MENTE DO MEU CORAÇÃO, QUE SEPARAM O CONHECIMENTO (RACIONAL) DO ENTENDIMENTO (ESPIRITUAL).


ADQUIRIR CONHECIMENTO, É 'TOMAR CIENCIA' DA VERDADE DE DEUS;

ENTENDIMENTO É QUANDO ESSA VERDADE DE DEUS, PASSA A SER A MINHA VERDADE, DE TAL FORMA QUE EU NÃO CONSIGO VIVER FORA DELA.

PORTANTO, 46 CENTIMETROS É A MAIOR JORNADA QUE NÓS PODEMOS PERCORRER SE QUEREMOS CRESCER COM DEUS, PORQUE SÃO ESSES 46 CENTIMETROS QUE VAO TRANSFORMAR – OU NÃO – O CONHECIMENTO RECEBIDO EM ATITUDES E EXPERIENCIAS REAIS COM DEUS.

DUVIDA?
QUANTAS PESSOAS PESSOAS VOCE CONHECE (CONTANDO COM VOCE), QUE SABEM PERFEITAMENTE O QUE DEUS PENSA, E O QUE DEVEM FAZER, E MESMO ASSIM NÃO FAZEM?!

DEUS FAZ A PARTE DELE:

- DEIXOU O LOGOS – TODA SUA VONTADE POR ESCRITO
- LEVANTA SEUS MINISTROS EM TODA PARTE, PARA PREGAR SUA PALAVRA
- DEIXOU O ESPIRITO SANTO PARA NOS CONVENCER DO PECADO, DA JUSTICA E DO JUIZO

O PONTO É:

COMO EU E VOCE PODEMOS COOPERAR COM DEUS PARA QUE TODO CONHECIMENTO LIBERADO SOBRE NÓS FAÇA ESSA JORNADA DE 46 CM SEM MAIORES DIFICULDADES?

QUAL É A NOSSA PARTE NESSE PROCESSO ONDE O CONHECIMENTO RECEBIDO NÃO PÁRA NA MENTE, MAS PROSSEGUIMOS EM CONHECER O SENHOR ATÉ QUE ESSE CONHECIMENTO GERE ENTENDIMENTO EM NÓS?

NOSSA VIDA SE DIVIDE EM 2 PARTES:
ANTES DE CRISTO E DEPOIS DE CRISTO

ANTES DE CRISTO, VAMOS CHAMAR DE TEMPO DA IGNORANCIA.

IGNORANCIA É AUSENCIA TOTAL DE CONHECIMENTO – E – ENTENDIMENTO.

SOBRE ESTE TEMPO A BIBLIA DIZ QUE:
AT 17.30 “DEUS NÃO LEVA EM CONTA OS TEMPOS DA IGNORANCIA”.

OU SEJA, NÃO SOMOS COBRADOS POR DEUS POR UM TEMPO ONDE NÃO CONHECIAMOS A VONTADE DELE PRA NÓS, MAS VIVEMOS CONSEQUENCIAS DESSA IGNORANCIA, PORQUE O DIABO NÃO SE IMPORTA SE CONHECEMOS OU NÃO,  ELE É LEGALISTA, E ONDE HÁ IGNORANCIA ELE ENTRA E DETONA.

E DEPOIS DE CRISTO – VAMOS CHAMAR DE TEMPO DO CONHECIMENTO.

QUANDO A VERDADE DE DEUS COMEÇA A SER APRESENTADA PRA NÓS.

NESSE MOMENTO, A CADA NOVO TEMA QUE ME É ENSINADO, AO TOMAR CONHECIMENTO DA VONTADE DE DEUS SOBRE UM DETERMINADO ASSUNTO, EU POSSO TER 2 TIPOS DE ATITUDE, E SÃO ESSAS ATITUDES QUE VAO DETERMINAR SE SÓ VOU CONHECER - OU - SE VOU PROSSEGUIR EM CONHECER, SE EU VOU BUSCAR ENTENDER DE TODO MEU CORAÇÃO, DE TODA MINHA ALMA E COM TODAS AS MINHAS FORÇAS, AQUILO QUE ME FOI APRESENTADO.

PODEMOS REJEITAR OU AMAR O CONHECIMENTO.

COMO ALGUEM REJEITA O CONHECIMENTO?

QUANDO, DEPOIS DE TOMAR CIENCIA DA PALAVRA, DE COMO DEUS VÊ UM DETERMINADO ASSUNTO, NO SEU CORAÇÃO DECIDE:

"OK, MAS EU NÃO PENSO ASSIM. EU NÃO VEJO PROBLEMAS EM FAZER DE UMA MANEIRA DIFERENTE DO QUE ESSA DA BÍBLIA".

AGORA, ESSA PESSOA JÁ TEM O CONHECIMENTO, NÃO É MAIS IGNORANTE, MAS ESTÁ REJEITANDO ESSE CONHECIMENTO.

SÓ QUE À MEDIDA EM QUE ESTAMOS RECEBENDO MAIS E MAIS CONHECIMENTO, E NÃO SOMOS MAIS IGNORANTES, PASSAREMOS A SER COBRADOS, QUANTO MAIS (CONHECIMENTO) NOS FOR DADO MAIS NOS SERÁ COBRADO (LC 12.48)

O PROBLEMA É QUANDO VAMOS ACUMULANDO CONHECIMENTO, QUANDO CONHECEMOS MUITO, ATÉ ENSINAMOS PARA OUTROS, MAS NÃO VIVEMOS NADA, OU VIVEMOS MUITO POUCO!

ERA ISSO QUE JESUS CONDENAVA NOS ESCRIBAS, QUE ERAM OS PROFUNDOS CONHECEDORES DA LEI:

MT 23.3 tudo o que ELES disserem, isso FAÇAM e OBSERVEM; mas não FAÇAM conforme as suas obras; porque dizem e não praticam.

CONHECER E NÃO PROSSEGUIR BUSCANDO ENTENDIMENTO, É O MESMO QUE REJEITAR O CONHECIMENTO!

A VERDADEIRA SABEDORIA SE MOSTRA QUANDO AO RECEBER O CONHECIMENTO, EU NÃO O REJEITO, NEM O DESPREZO, MAS SIM O AMO E COOPERO COM DEUS PARA ESSE CONHECIMENTO DESÇA DA MINHA MENTE PRO MEU CORAÇÃO.

ESSE TRAJETO DE 46 CENTÍMETROS MUITAS VEZES NÃO É PERCORRIDO DE FORMA INSTANTANEA, PODE LEVAR ANOS!!!  MAS PODEMOS COOPERAR PRA QUE ELE NÃO SEJA IMPEDIDO, NEM RETARDADO.

COMO?

1º REJEITANDO MEUS VELHOS CONCEITOS, MEU VELHO CONHECIMENTO:

2 CO 10. 4 pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas;
5 derribando raciocínios e todo baluarte que se ergue contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo;

ENTRE A CABEÇA E O CORAÇÃO EXISTEM FORTALEZAS, TRAUMAS, CONCEITOS VELHOS HERDADOS, ADQUIRIDOS, RACIOCINIOS CONTRÁRIOS, QUE SE LEVANTAM CONTRA O CONHECIMENTO DE DEUS NA NOSSA VIDA!

MAS QUANDO ABRO MEU CORAÇÃO PARA O NOVO DE DEUS, E COMEÇO A CONFRONTAR ESSAS FORTALEZAS, VOU LEVANDO CATIVO O MEU PENSAMENTO À OBEDIENCIA DE CRISTO, OU SEJA, MEU PENSAMENTO COMEÇA A TRABALHAR A FAVOR DO ENTENDIMENTO, E NÃO MAIS CONTRA!

SE EU QUERO VIVER A PRÁTICA EU TENHO QUE CRER NA TEORIA PRIMEIRO:
"SE DEUS DIZ, ASSIM É!"

ENTAO, SE EU TOMEI CONHECIMENTO, E POR FÉ, EU OBEDEÇO, 
NA MINHA OBEDIENCIA, O ENTENDIMENTO VAI SENDO GERADO!

SE A CADA PALAVRA DE DEUS QUE EU TOMAR CONHECIMENTO, EU FICAR DEBATENDO COM MEUS VELHOS CONCEITOS, VAI SER MUITO DIFICIL EU OBEDECER!

E MAIS DIFICIL AINDA EU EXPERIMENTAR A PRÁTICA DA VERDADE E DO PODER! TEMOS QUE TER UMA FÉ DE CRIANCA!

RECONHECER QUE O CONHECIMENTO DE DEUS É SUPERIOR AO MEU, E AINDA QUE EU NAO O ENTENDA PLENAMENTE AINDA, SEU CONHECIMENTO VISA ME PRESERVAR E LEVAR AO CRESCIMENTO!

QUANTO VALE O CONHECIMENTO QUE VEM DE DEUS PRA VOCE?
QUANTO VOCE CONFIA NESSA BONDADE E NESSE CUIDADO?
QUANTO CONHECIMENTO É NECESSARIO PRA QUE VOCE OBEDEÇA E COMECE A SER LEVADO AO ENTENDIMENTO?

SE TEM CONFLITO ENTRE NÓS E A PALAVRA DE DEUS, COM TENHO CERTEZA NÃO SOMOS NÓS QUE ESTAMOS CERTOS! NUNCA!

TEMOS QUE DERRUBAR ESSAS FORTALEZAS ATRAVÉS DA OBEDIENCIA, CONFIAR NO CONHECIMENTO DE DEUS, QUE É MELHOR QUE O NOSSO,
E LÁ NA FRENTE, VAMOS SIM ENTENDER, PORQUE:

PV 28.5 5 Os ímpios não entendem a justiça; mas os que buscam ao Senhor entendem tudo."


A BIBLIA NOS DIZ PRA CLAMARMOS POR ENTENDIMENTO (PV 2.1- 6):

TENHA UM OUVIDO ATENTO À SABEDORIA;

INCLINE TEU CORAÇÃO PARA O ENTENDIMENTO;

CLAME POR DISCERNIMENTO, LEVANTE A TUA VOZ POR ENTENDIMENTO!

BUSQUE ENTENDIMENTO COMO QUEM BUSCA A PRATA!

PORQUE O SENHOR DÁ A SABEDORIA, É DA BOCA DELE QUE SAEM O CONHECIMENTO E O ENTENDIMENTO PRA MIM E PRA VOCE.

ASSIM COMO FOI COM JÓ, SERÁ CONOSCO!

UM HOMEM QUE CONHECIA SOBRE DEUS, MAS DEPOIS DE TANTAS COISAS SEM EXPLICAÇÃO, DE TANTAS LUTAS E PERDAS, NO FINAL ELE SE QUEBRANTA E CHEGA AO ENTENDIMENTO, DE QUE ANTES ELE CONHECIA A DEUS SÓ DE OUVIR FALAR, MAS AGORA, OS SEUS OLHOS PODIAM VER, AGORA TUDO ESTAVA ESTAVA CLARO.


"O entendimento, para aquele que o possui, é uma fonte de vida." (Pv 16.22)

QUE O SENHOR TE ABENÇOE, E QUE VOCE VENHA A CONHECER E PROSSEGUIR EM CONHECÊ-LO EM CADA DETALHE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário