Total de visualizações de página

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

O QUE VEM SOBRE NÓS NESTE NOVO CICLO? (YOVEL, 5776)




AP 22.12 Eis que cedo venho e está comigo a minha recompensa, para retribuir a cada um segundo a sua obra. 13 Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro, o princípio e o fim.

OS DIAS 14 E 15 DE SETEMBRO MARCARAM O INICIO DE UM NOVO ANO NO CALENDARIO JUDAICO – ROSH HASHANÁ 5776.

ESSES DIAS SIGNIFICAM O FIM DE UM CICLO E O INICIO DE UM NOVO. O ANO NOVO JUDAICO  É TIDO COMO UM "DIA DE FECHAMENTO”, ONDE DEUS JULGA SEU POVO E DÁ A OPORTUNIDADE DE UM NOVO COMEÇO. DE FATO, O FIM DE UM CICLO NUNCA É O FIM, MAS SIM UM NOVO COMEÇO DE ALGO.

SEM A INTENÇÃO DE "JUDAIZAR" NOSSAS VIDAS, É PRECISO LEMBRAR QUE O CALENDARIO DE DEUS É O CALENDARIO BIBLICO E NÃO O GREGORIANO, QUE UTILIZAMOS; E NO CALENDARIO BIBLICO, DEUS ESTABELECEU CICLOS, MARCADOS POR FESTAS E DATAS, QUE TÊM PRA NÓS, SUA IGREJA, SIGINIFICADOS PROFETICOS E ESPIRITUAIS.

PORTANTO, ESTAMOS NO INICIO DE UM NOVO CICLO. CREIO QUE UMA DAS COISAS QUE JESUS QUIS DIZER QUANDO DIZ NAS ULTIMAS PALAVRAS DA BIBLIA: EU SOU O ALFA E O OMEGA, O PRIMEIRO E O ULTIMO, O PRINCIPIO E O FIM, É QUE ELE ESTÁ NO FIM DE CADA CICLO E NO INICIO DE CADA COMEÇO (OU RECOMEÇO).

O CICLO MAIS IMPORTANTE QUE JÁ HOUVE NA TERRA FOI O CICLO MINISTERIAL DE JESUS EM SUA PRIMEIRA VINDA. LOGO, FALAR SOBRE O PRIMEIRO E O ULTIMO MILAGRE QUE JESUS REALIZOU NA TERRA, SIGNIFICA ENTENDER COMO ELE COMEÇOU E COMO ELE TERMINOU ESSE CICLO TOCANDO A VIDA DE PESSOAS COM SINAIS.

CREIO QUE ASSIM COMO FOI NA PRIMEIRA VINDA, SERÁ NOS ULTIMOS DIAS QUE ANTECEDEM A SUA SEGUNDA VINDA.



JO CAP 2.1 Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galiléia, e estava ali a mãe de Jesus; 2 e foi também convidado Jesus com seus discípulos para o casamento. 3 E, tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm vinho. 4 Respondeu-lhes Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. 5 Disse então sua mãe aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser.
6 Ora, estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam duas ou três metretas.
7 Ordenou-lhe Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima. 8 Então lhes disse: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E eles o fizeram.
9 Quando o mestre-sala provou a água tornada em vinho, não sabendo donde era, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água, chamou o mestre-sala ao noivo 10 e lhe disse: Todo homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho. 11 Assim deu Jesus início aos seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele.


AQUI NÓS VEMOS O PRINCIPIO DOS SINAIS DE JESUS, A PRIMEIRA MANIFESTAÇÃO DA SUA GLORIA.

JESUS MANIFESTA SUA GLORIA PELA PRIMEIRA VEZ NUM CASAMENTO, UM 
UM AMBIENTE DE CELEBRAÇÃO DE ALIANÇA, E AO MESMO TEMPO DE TEMOR A DEUS; JESUS FORA CONVIDADO PARA ESTAR ALI.

CREIO QUE ESSE CASAMENTO SIMBOLIZA A IGREJA DE CRISTO, POIS A IGREJA NADA MAIS É DO QUE UM AMBIENTE ONDE HÁ PESSOAS REUNIDAS PARA CELEBRAR UMA ALIANÇA COM DEUS, E UM AMBIENTE ONDE BASICAMENTE JESUS É SEMPRE O CONVIDADO PRINCIPAL (OU PELO MENOS DEVERIA SER).

A IGREJA É PORTANTO UM LUGAR ONDE SE FALA DE ALIANÇA, ONDE JESUS É CONVIDADO E PROPRICIO PARA A MANIFESTACAO DA SUA GLORIA.

MAS MUITAS VEZES NÓS PODEMOS CAIR NO MESMO PROBLEMA QUE ACONTECEU NAQUELE CASAMENTO: CONTINUAR COM A CERIMONIA, MAS SEM O VINHO; CONTINUAR COM A ROTINA, COM A TRADIÇÃO, COM O COSTUME DE FREQUENTAR, COM O COSTUME DE ORAR, DE BATER PALMAS...  MESMO QUANDO O VINHO ACABOU!!!

O VINHO NA BIBLIA SIMBOLIZA ALEGRIA DO ESPIRITO.

A CELEBRAÇÃO CONTINUAVA, MAS O VINHO TINHA ACABADO!

QUANDO MARIA DIZ: JESUS, O VINHO ACABOU! ELA ESTAVA AGINDO COMO UMA INTERCESSORA!

EMBORA JESUS TENHA RESPONDIDO QUE NÃO IRIA FAZER NO TEMPO DELA, NEM SOB PRESSAO, ELE RESPONDEU À AUSENCIA DE VINHO, E OPEROU UM MILAGRE TRAZENDO O VINHO DE VOLTA!

ASSIM COMO MARIA, NÃO PODEMOS NOS CONFORMAR EM VIVER UMA ALIANÇA COM DEUS, EM TER JESUS POR PERTO, MAS SEM ALEGRIA!

TENHO VISTO MUITAS PESSOAS DESANIMADAS, COM SEMBLANTE CAÍDO, ENTRISTECIDAS, DEPRIMIDAS, REUNIDAS NO LUGAR DE ALIANÇA, ONDE JESUS ESTÁ, VIVENDO COMO SE ELE NAO PUDESSE TRAZER O VINHO DE VOLTA.

TEMOS QUE FAZER COMO MARIA, E CLAMAR: JESUS!! O VINHO ACABOU!
ELE VAI NOS RESPONDER! PORQUE SEM ALEGRIA NO ESPIRITO ESTAMOS INDEFESOS!

MARIA NÃO FICOU MELINDRADA NEM EMBURRADA PORQUE AS COISAS NÃO ACONTECERAM DO JEITO DELA! ELA SABIA QUEM JESUS ERA! ELA DISSE PROS SERVOS: “FAÇAM TUDO QUE ELE MANDAR” – FIQUEM DE OLHO NELE! FIQUEM PRONTOS E ATENTOS!

SERÁ QUE TEMOS FEITO "TUDO QUANTO ELE MANDA"?

SERÁ QUE ESTAMOS DE OLHOS BEM ABERTOS E LIGADOS NELE EM TODO TEMPO PRA PARTICIPAR DO QUE ELE ESTÁ FAZENDO?

O TEXTO DIZ QUE HAVIAM ALI SEIS TALHAS DE PEDRA PRA PURIFICACAO DOS JUDEUS, PARA LAVAR MAOS E PÉS PARA CERIMONIAS RELIGIOSAS. 6 VASOS GRANDES,  QUASE 500 LITROS DE CAPACIDADE.

JESUS MANDA ENCHER DE AGUA E DEPOIS LEVAR PRO "MAITRE" PROVAR.

E O MAITRE CONSTATA – SEM SABER DO QUE TINHA CONTECIDO – QUE ERA UM VINHO NOVO (SUCO PURO, NÃO FERMENTADO, DE ALTA QUALIDADE).

6 É O NUMERO DO HOMEM. ESSAS 6 TALHAS REPRESENTAM AS TENTATIVAS HUMANAS DE, ATRAVES DA RELIGIAO, ATRAVES DE OBRAS, SERMOS PESSOAS MELHORES; NOS PURIFICARMOS E TERMOS A SENSAÇÃO DE QUE SOMOS ESPIRITUALMENTE APTOS.

OS JUDEUS ACREDITAVAM QUE ATRAVES DA "LAVAGEM COM AGUA DA TALHA", ESTARIAM LIMPOS ESPIRITUALMENTE.

MUITAS PESSOAS BUSCAM SE SENTIR MELHOR COM DEUS FAZENDO COISAS, ATRAVES DE UMA ROTINA RELIGIOSA, PORQUE QUE QUEREM UMA ALIANÇA VERDADEIRA COM DEUS, MAS AINDA NÃO CONHECERAM A VERDADEIRA ALEGRIA!

E TAMBÉM HÁ PESSOAS QUE UM DIA CONHECERAM A ALEGRIA VERDADEIRA, A SIMPLICIDADE DO EVANGELHO, E SE DEIXARAM DISTRAIR, ENTRARAM NUM PILOTO AUTOMATICO E ATÉ FAZEM TUDO CERTINHO, CUMPREM SEUS PAPEIS, MAS O VINHO ACABOU FAZ TEMPO!

ATÉ AQUELAS “TALHAS PARA USO RELIGIOSO” JESUS USOU PRA FAZER SEU MILAGRE!

ELE VAI USAR O QUE ELE QUISER – AQUILO QUE NÃO ESPERAMOS!  ELE VAI NOS SURPREENDER!

HAVIA 2 GRUPOS DISTINTOS DE PESSOAS ALI:
OS DISCIPULOS E OS SERVOS  X  O MAITRE E OS CONVIDADOS

O MAITRE E OS CONVIDADOS DESFRUTARAM DAQUELE MOMENTO, POIS TOMARAM O VINHO BOM QUE JESUS FEZ, TIVERAM UM DIA BOM, VIVERAM UM EVENTO AGRADAVEL – MAS ACABOU ALI. FORAM ABENÇOADOS, MAS NÃO VIRAM A SUA GLORIA.

OS SERVOS E DISCIPULOS NÃO! ELES TAMBEM BEBERAM, TAMBEM DESFRUTARAM, MAS ELES VIRAM OS BASTIDORES!

ELES PARTICIPARAM E SABIAM DE ONDE TINHA VINDO AQUELE VINHO!
ELES NÃO APENAS SE ALEGRARAM, MAS POR CAUSA DA SUA ATENÇÃO E OBEDIENCIA, ELES COOPERARAM COM O MILAGRE!

QUANDO ESTAMOS ATENTOS E OBEDECEMOS, COOPERAMOS COM O MILAGRE.

VEJA BEM: O MESMO LOCAL, TODOS IGUALMENTE CONVIDADOS, TODOS BEBERAM, O MESMO VINHO – MAS DESFECHOS TOTALMENTE DIFERENTES!

PROS CONVIDADOS, NADA MUDOU; MAS PROS DISCIPULOS SIM! A VIDA DELES NUNCA MAIS FOI A MESMA!

NOSSA ATITUDE VAI DETERMINAR COMO ESSE NOVO CICLO VAI COMEÇAR.

ESSE É O PRIMEIRO MILAGRE QUE JESUS FAZ: NOS RESTITUIR A ALEGRIA PELA SIMPLES PRESENCA DELE, OPERANDO MILAGRES EM NÓS.


E O ULTIMO MILAGRE?

LC 22 45 Depois, levantando-se da oração, veio para os seus discípulos, e achou-os dormindo de tristeza; 46 e disse-lhes: Por que estais dormindo? Levantai-vos, e orai, para que não entreis em tentação. 47 E estando ele ainda a falar, eis que surgiu uma multidão; e aquele que se chamava Judas, um dos doze, ia adiante dela, e chegou-se a Jesus para o beijar. 48 Jesus, porém, lhe disse: Judas, com um beijo trais o Filho do homem? 49 Quando os que estavam com ele viram o que ia suceder, disseram: Senhor, feri-los-emos a espada? 50 Então um deles (PEDRO) feriu o servo do sumo sacerdote, e cortou-lhe a orelha direita51 Mas Jesus disse: Deixei-os; basta. E tocando-lhe a orelha, o curou.

AQUI TEMOS O FIM DO CICLO DE JESUS NA TERRA: O ULTIMO MILAGRE DE JESUS ANTES DA CRUZ, A RESTAURACAO DA ORELHA DE MALCO. 

MALCO ERA SERVO DO SUMO SACERDOTE, ELE ERA UM APRENDIZ DE SACERDOTE; E NÃO ERA UMA CARREIRA FACIL SER ASPIRANTE A SACERDOTE!

O ASPIRANTE TINHA QUE ESTUDAR NO MINIMO 5 ANOS A LEI (TORÁ), E SÓ 1 ANO ANTES DE SER CONSAGRADO A SACERDOTE, SE TORNAVA SERVO DO SUMO-SACERDOTE.

ENTAO, SEGUINDO A CARTILHA RELIGIOSA, MALCO JÁ ESTAVA “QUASE LÁ”!

MALCO É A FORMA GREGA DE MELECH – QUE SIGNIFICA REI (EM HEBRAICO).

TEMOS AQUI UM JOVEM, COM NOME DE REI, QUE ERA ASPIRANTE A SACERDOTE. UM RAPAZ QUE ESTAVA SE ESFORÇANDO PRA SERVIR A DEUS POR UM CAMINHO RELIGIOSO, E ACABOU EXECUTANDO UMA TAREFA INFELIZ, ATACANDO O PROPRIO DEUS A QUEM ELE QUERIA SERVIR!

JESUS ESTAVA COM SEUS DISICIPULOS “DORMINDO DE TRISTEZA”, QUANDO CHEGA UM BANDO DE HOMENS ENVIADO PELO SUMO SACERDOTE, PARA PRENDE-LO.

PEDRO, SEM DISCERNIR O MOMENTO, CHEIO DE TRISTEZA, FOI INCAPAZ DE AGIR NO ESPIRITO; ENTAO, ATACOU UM DOS RAPAZES E CORTOU SUA ORELHA DIREITA FORA.

QUANDO ESTAMOS TRISTES, FICAMOS SEM DISCERNIMENTO, INTOLERANTES, ATACAMOS PESSOAS, NÃO ENTENDEMOS OS PROPOSITOS DE DEUS. TUDO AQUILO ERA PARTE DO PLANO DE DEUS, MAS PEDRO REAGIU, E COMO SEMPRE, MAIS UMA VEZ FOI CRITICADO PELA SUA CARNALIDADE;

MAS NA VERDADE, VEJO QUE PEDRO FEZ UM GRANDE FAVOR PRA MALCO!

POR QUE? PORQUE A ORELHA SIMBOLIZA AUDIÇÃO, E AQUELE MOÇO, MALCO ESTAVA SURDO ESPIRITUALMENTE! SURDO E EQUIVOCADO.

E SE PEDRO NÃO TIVESSE SIDO FERIDO MALCO, ELE JAMAIS VIVERIA O MILAGRE DE TER A ORELHA COLADA, E, JAMAIS SABERIA QUEM JESUS É!

MAS AGORA, COM SUA ORELHA DECEPADA E RESTAURADA, ELE PODE PERCEBER QUAO ENGANADO ELE ESTAVA!!!!

DIANTE DA PERDA QUE ELE SOFREU, ELE PODE PERCEBER QUE ESTAVA NO LUGAR ERRADO, NA HORA ERRADA, FAZENDO A COISA ERRADA!

PERCEBA: AQUELE RAPAZ SÓ RECONHECEU QUEM JESUS ERA QUANDO PERDEU ALGO LHE ERA FUNDAMENTAL!

A BIBLIA DIZ QUE NÓS - A IGREJA - SOMOS REIS E SACERDOTES (1 PE 2.9).

ASSIM COMO MALCO, MUITAS VEZES, PARA QUE SEJAMOS REPOSICIONADOS E TENHAMOS A COMPREENSAO DE QUEM JESUS É, PRECISAMOS PERDER COISAS IMPORTANTES!

E JESUS IRÁ USAR ESSAS PERDAS PRA MOSTRAR QUEM ELE É, PRA RESTAURAR NOSSA AUDIÇÃO, NOS REPOSICIONAR, NOS DEVOLVER A CAPACIDADE DE OUVIR O ESPIRITO!

O QUÊ EXATAMENTE SIGNIFICAVA PRA AQUELE RAPAZ PERDER A ORELHA DIREITA?

SIGNIFICAVA QUE TODO SEU PREPARO, SUA DEDICAÇÃO, SEU SONHO DE SER SACERDOTE, OS ANOS GASTOS, TUDO IA POR AGUA ABAIXO.

POR QUE? PORQUE O SACERDOTE ERA CONSAGRADO COM A UNÇÃO DOS POLEGARES DA MAO E DO PÉ DIREITO, E DA PONTA DA ORELHA DIREITA:

LV 8.24 Moisés fez chegar também os filhos de Arão, e pôs daquele sangue sobre a ponta da orelha direita deles, e sobre o polegar da sua mão direita, e sobre o polegar do seu pé direito; e espargiu o sangue sobre o altar em redor.

OU SEJA: SEM ORELHA DIREITA, SEM CONSAGRACAO! SABEMOS COMO A LEI DE MOISES ERA LITERAL! SACERDOTE COM DEFEITO NAO PODIA ATUAR (LV 21.17)

ENTAO QUANDO JESUS DEVOLVEU A ORELHA DIREITA PRA MALCO, ELE DEVOLVEU PRA ELE O DIREITO DE SONHAR; MAS AGORA, ELE PODIA SEGUIR SEU SONHO DE SER UM SACERDOTE SABENDO QUEM JESUS ERA!

SATANAS NOS QUER RELIGIOSOS E SURDOS PARA QUE SIGAMOS POR CAMINHOS QUE PARECEM BONS, MAS SÃO CAMINHOS DE ENGANO!

E JESUS TEM PERMITIDO QUE PERDAS E FERIDAS ACONTEÇAM, PARA NOS CURAR E MOSTRANDO SEU PODER, NOS REPOSICIONAR!

CREIO QUE JESUS VIU QUE MALCO ERA UM CARA COM POTENCIAL, MAS QUE ESTAVA EQUIVOCADO NA SUA TRAJETORIA, E SURDO ESPIRITUALMENTE!

EM RESUMO:

DEUS TEM PRA NÓS - NESSE NOVO CICLO: PLENITUDE DE ALEGRIA E CUMPRIMENTO DE SONHOS

MAS PARA RECEBER, TEREMOS QUE:
·         - COLOCAR FORA AS EXPECTATIVAS POSTAS EM ESFORÇOS RELIGIOSOS
·         - NOS DISPOR A OBEDECE-LO EM TUDO
·         - OUVIR O QUE O ESPIRITO ESTÁ DIZENDO

DEUS MARCARÁ O INICIO DESSE CICLO COM A CONSAGRACAO DAS NOSSAS VIDAS!

LEMOS AQUI QUE UM SACERDOTE ERA MARCADO NA MAO, NO PÉ E ORELHA DIREITA.

LEMBRE-SE QUE AS TALHAS DO PRIMEIRO MILAGRE ERAM PRA LAVAR MAOS E PÉS: 

PRIMEIRO ELE NOS LAVA NAS MAOS E PÉS COM VINHO NOVO, TRAZENDO ALEGRIA NO SERVIÇO (MAOS), ALEGRIA NA CAMINHADA (PÉS), E ELE FAZ A OBRA COMPLETA DERRAMANDO PORQUE A FÉ VEM PELO OUVIR (A ORELHA TOCADA É AUDIÇÃO RESTAURADA). UM NOVO NÍVEL DE FÉ PARA CRER NO IMPOSSIVEL.

O PRIMEIRO E O ULTIMO MILAGRE DE JESUS APONTAM PARA UMA CONSAGRACAO SACERDOTAL GENUINA: NÃO APOIADA EM RELIGIAO, NÃO MANIPULADA POR PESSOAS, NÃO POR PRESSAO;

MAS APOIADA EM QUEM JESUS É, PELA PRESENÇA DELE NO NOSSO MEIO, 
PELA NOSSA ALEGRIA E SERVIR E CAMINHAR COM ELE, E PELA RESTAURAÇÃO DA NOSSA HABILIDADE DE OUVIR O ESPIRITO.

TEMOS CLAMADO POR SACERDOTES SANTOS, FILHOS MADUROS, ALINHADOS E PRONTOS PARA AVIVAMENTO QUE VIRÁ, E É ISSO QUE DEUS FARÁ NESSE NOVO CICLO!


SHANAH TOVAH! UM BOM ANO!

4 comentários:

  1. Pastora, hoje ouvi uma pregação sua de 2011, que fala sobre o Jubileu, por Jesuscidencia bem na transição do Ano Judaico...Glorias a Deus..Faz 12 anos que vim morar em São Paulo, mas é impossível esquecer o amor paterno e materno que vocês me deram nos meus primeiros dias de evangelho.Sou grato pela vida de vocês MUITO, vim pra cá muito contrariado, mas Começamos uma celula na João Dias, hoje lá são 13 celulas da ponte pra lá ( capão redondo, sao Luiz..ECT), uma "quase igreja" Em Itapecerica da Serra...Deus me deu uma esposa e duas filhas lindas.... Obriago por todo carinho....Marcelo.

    ResponderExcluir
  2. Pastora, hoje ouvi uma pregação sua de 2011, que fala sobre o Jubileu, por Jesuscidencia bem na transição do Ano Judaico...Glorias a Deus..Faz 12 anos que vim morar em São Paulo, mas é impossível esquecer o amor paterno e materno que vocês me deram nos meus primeiros dias de evangelho.Sou grato pela vida de vocês MUITO, vim pra cá muito contrariado, mas Começamos uma celula na João Dias, hoje lá são 13 celulas da ponte pra lá ( capão redondo, sao Luiz..ECT), uma "quase igreja" Em Itapecerica da Serra...Deus me deu uma esposa e duas filhas lindas.... Obriago por todo amor e fé....Marcelo.

    ResponderExcluir
  3. bom dia minha querida pastora, sua fé tem transformado minha vida a cada culto cada palavra q vc traz , sua história de vida tem feito diferença em tudo, eu quero esta fé tmbm é dificil, mas não impossível, com JESUS tudo podemos

    ResponderExcluir