Total de visualizações de página

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

DOCES E PRONTOS: OS ODRES NOVOS QUE DEUS VAI ENCHER




             
4 Ora, Débora, profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo.
5 Ela se assentava debaixo da palmeira de Débora, entre Ramá e Betel, na região montanhosa de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ter com ela para julgamento. 6 Mandou ela chamar a Baraque, filho de Abinoão, de Quedes de Naftali, e disse-lhe: Porventura o Senhor Deus de Israel não te ordena, dizendo: Vai, e atrai gente ao monte Tabor, e toma contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom; 7 e atrairei a ti, para o ribeiro de Quisom, Sísera, chefe do exército de Jabim; juntamente com os seus carros e com as suas tropas, e to entregarei na mão? 8 Disse-lhe Baraque: Se fores comigo, irei; porém se não fores, não irei. 9 Respondeu ela: Certamente irei contigo; porém não será tua a honra desta expedição, pois à mão de uma mulher o Senhor venderá a Sísera. Levantou-se, pois, Débora, e foi com Baraque a Quedes. 18 Saindo Jael ao encontro de Sísera, disse-lhe: Entra, senhor meu, entra aqui; não temas. Ele entrou na sua tenda; e ela o cobriu com uma coberta. 19 Então ele lhe disse: Peço-te que me dês a beber um pouco d'água, porque tenho sede. Então ela abriu um odre de leite, e deu-lhe de beber, e o cobriu. 20 Disse-lhe ele mais: Põe-te à porta da tenda; e se alguém vier e te perguntar: Está aqui algum homem? responderás: Não.
21 Então Jael, mulher de Heber, tomou uma estaca da tenda e, levando um martelo, chegou-se de mansinho a ele e lhe cravou a estaca na fonte, de sorte que penetrou na terra; pois ele estava num profundo sono e mui cansado. E assim morreu. 22 E eis que, seguindo Baraque a Sísera, Jael lhe saiu ao encontro e disse-lhe: Vem, e mostrar-te-ei o homem a quem procuras. Entrou ele na tenda; e eis que Sísera jazia morto, com a estaca na fonte.
23 Assim Deus naquele dia humilhou a Jabim, rei de Canaã, diante dos filhos de Israel. (JUIZES CAP 4) 
                                                              
O POST DE 16 DE SETEMBRO, QUANDO COMEÇOU O ANO 5776 NO CALENDARIO BIBLICO, TROUXE UMA PALAVRA SOBRE O QUE DEUS IRIA DERRAMAR.

FOI DITO QUE NESTE ANO DO JUBILEU DEUS IRIA TRAZER 2 COISAS SOBRE NÓS: UM VINHO NOVO, UMA ALEGRIA PLENA E UM RENOVO NO ESPIRITO
E TAMBEM QUE, A NOSSA AUDICAO, A CAPACIDADE DE OUVIR O ESPIRITO IRIA SER RESTITUIDA, PRA NOS LIVRAR DE TODO ENGANO E RELIGIOSIDADE (VIDE POST).

PORÉM, EM MT 9.17 ESTÁ ESCRITO QUE: "Não se deita vinho novo em odres velhos; do contrário se rebentam, derrama-se o vinho, e os odres se perdem; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam."

OU SEJA, SE O VINHO NOVO FOR DERRAMADO NO ODRE IMPRÓPRIO, VELHO, ELE NÃO PODE SER RETIDO, MAS SERÁ PERDIDO, DESPERDIÇADO!

DEUS JÁ NOS DISSE O QUE É ESSE VINHO NOVO; MAS AGORA ELE QUER FALAR SOBRE OS ODRES NOVOS: QUE TIPO DE HOMEM E MULHER SERÁ CAPAZ DE RECEBER E RETER O QUE DEUS ESTÁ DERRAMANDO NESTE TEMPO.


O LIVRO DOS JUIZES TRATA DE UMA EPOCA MUITO PARECIDA COM A QUE ESTAMOS VIVENDO. UM TEMPO DE ANARQUIA, ONDE PRINCIPIOS NÃO ERAM RESPEITADOS, LIMITES ERAM IGNORADOS, PESSOAS ATROPELAVAM AS OUTRAS POR CAUSA DOS SEUS INTERESSES.

SE VOCE CONHECE ESSE LIVRO, SABE QUE É UM LIVRO QUE TRATA DE UM TEMPO DE INTENSA GUERRA PRO POVO DE DEUS. CADA HORA ERA UM OPRESSOR SE LEVANTANDO PARA DESTRUI-LOS, ENFRENTA-LOS, ROUBAR O QUE LHES PERTENCIA;

E NO MEIO DE TANTA TRIBULACAO, DE TEMPOS EM TEMPOS, DEUS DERRAMAVA SEU ESPIRITO SOBRE HOMENS E MULHERES PARA QUE EM MEIO AO CAOS, ELES FOSSEM LEVANTADOS PARA TRAZER LIVRAMENTOS, LIBERTAÇÃO, PAZ E UMA ESPERANÇA AO POVO.

NO CAP 4 DE JUIZES, HÁ ALGUNS PERSONAGENS COM CARACTERISTICAS MUITO PECULIARES, QUE NOS AJUDAM A ENTENDER QUEM DEUS VAI LEVANTAR NESSE TEMPO.

PORQUE ASSIM COMO FOI NAQUELES DIAS, NOS ULTIMOS DIAS A BIBLIA DIZ EM 2 TM 3 “VIRAO TEMPOS DIFICEIS”, MAS DEUS TAMBEM DIZ SOBRE ESSES MESMOS DIAS: "DERRAMAREI MEU ESPIRITO SOBRE SERVOS E SERVAS, JOVENS, CRIANÇAS E VELHOS!" (AT 2.18)

PRA QUE? IS 61 NOS RESPONDE! PRA LIBERTAR CATIVOS, PRA PREGAR BOAS NOVAS, PRA RESTAURAR OS TRISTES, ANUNCIAR O ANO ACEITAVEL DO SENHOR, E A JUSTICA DO NOSSO DEUS!

VAMOS CONHECER ESSES MODELOS QUE DEUS LEVANTOU PRA NOS DAR UM PADRAO, PRA BALIZAR NOSSAS VIDAS, DE MODO QUE SEJAMOS ODRES NOVOS, VASOS IDONEOS, E APTOS A RECEBER TUDO O QUE FOR DERRAMADO DO CÉU!



TEMOS EM JZ 4, SEIS PERSONAGENS:

DEBORA, ESPOSA DE LAPIDOTE

BARAQUE FILHO DE ABINOAO

JAEL, ESPOSA DE HEBER

6 PERSONAGENS, CUJOS NOMES FALAM DE 2 CARACTERISTICAS FUNDAMENTAIS, QUE PRECISAM ESTAR PRESENTES NAS NOSSAS VIDAS, QUEBRANDO TODA VELHA ESTRUTURA, PARA QUE SEJAMOS FEITOS ODRES NOVOS.

QUE CARACTERISTICAS SÃO ESSAS? A DOÇURA E A PRONTIDAO.

PARECE UM PARADOXO, MAS NÃO É! 

EM SI MESMO, JESUS CUMPRIU ESSA POSTURA: FOI O MANSO E DOCE CORDEIRO DE DEUS, E AO MESMO TEMPO, O AGIL E PODEROSO LEAO DA TRIBO DE JUDA.

EM TEMPOS DIFICEIS COMO ESSES QUE ESTAMOS, O MAIS IMPORTANTE É:

- COMO ESTÁ O NOSSO CORAÇÃO
- COMO RESPONDEMOS ÀS SITUAÇÕES E COMANDOS DE DEUS

VEJAMOS OS PERSONAGENS BIBLICOS DE JUIZES 4:

DEBORAH – HEBR.: ABELHA – AQUELA QUE PRODUZ MEL – PRODUZ DOÇURA.

UMA PROFETISA, MULHER QUE OUVIA A DEUS, E QUE TINHA SOBRE SI O ESPIRITO DE CONSELHO (VV5).

ESPOSA DE QUEM? LAPIDOTE – HEBR.: "CHAMA ACESA, TOCHA".

ELA ERA UMA MULHER CHEIA DO ESPIRITO, MAS O SEU MARIDO TAMBÉM ERA! 

UMA CHAMA ACESA É AQUELA QUE ESTÁ PRONTA PARA QUEIMAR, PRONTA PRA SER USADA. 

POR QUE? PORQUE NÃO É POSSIVEL ALGUEM CUMPRIR CABALMENTE SEU CHAMADO EM DEUS SE O CONJUGE FICAR PRA TRÁS.

ESSA MULHER, NO TEMPO DA GUERRA, CHAMA BARAQUE, FILHO DE ABINOAO, E DIZ: "O SENHOR TE ENVIA PARA DERROTAR O EXERCITO DO INIMIGO".

BARAQUE – HEBR.: RELAMPAGO, RAIO.

UM RELAMPAGO É ALGO EXTREMAMENTE RAPIDO, AGIL, E AO MESMO TEMPO PODEROSO.

FILHO DE QUEM? ABINOAO – HEBR.: “PAI DE DOCURA”

VEMOS AQUI QUE UMA PATERNIDADE DOCE GERA FILHOS AGEIS, PRONTOS PARA O CHAMADO DE DEUS.

A PATERNIDADE NÃO PODE SER BASEADA SÓ NA VARA, SÓ NA DUREZA DE PALAVRAS E PADROES: TEM QUE HAVER DOÇURA! 

PAIS DE DOÇURA GERAM FILHOS PRONTOS, ÁGEIS COMO RELAMPAGOS NAS MAOS DE DEUS!!!!

VV 6 DIZ: “BARAQUE – FILHO DE ABINOAO – DE QUEDES

QUEDES SIGNIFICA “LUGAR SANTO”;

ELES VIVIAM NA PRESENÇA DE DEUS. ABINOAO ERA DOCE PORQUE VIVIA NA PRESENÇA, PREPAROU SEU FILHO PRA GUERRA, PORQUE CRIOU SEU FILHO NA PRESENÇA, E NÃO NA RELIGIAO.

QUEDES NÃO É A IGREJA SÓ! É A NOSSA CASA, SÃO AS NOSSAS ESCOLHAS, NOSSOS RELACIONAMENTOS; QUEDES É TUDO QUE TEMOS E SOMOS SUBMETIDO À PRESENÇA DE DEUS!

DEUS NÃO VAI LEVANTAR DOMINGUEIRO NESSA GUERRA!

ELE VAI CHAMAR OS HOMENS, MULHERES, CRIANÇAS E VELHOS QUE VIVEM NO QUEDES, NO LUGAR SANTO; QUE PRIORIZAM A PRESENÇA, QUE VALORIZAM A PRESENÇA, QUE AMAM A PRESENÇA!

VEMOS QUE ESSE AMBIENTE DE “DOÇURA E PRONTIDAO” PRODUZ PESSOAS QUE CONHECEM SUA IDENTIDADE, QUE SABEM QUAL O SEU PAPEL, E DESEMPENHAM SUA FUNÇÃO NO DESENHO DE DEUS.

PESSOAS QUE CONHECEM SUA IDENTIDADE NÃO SE METEM EM DISPUTA, NEM EM COMPETIÇÃO, NÃO SE IMPORTAM COM O QUE OS OUTROS PENSAM, MAS VALORIZAM O QUE DEUS VALORIZA: A UNIDADE.

BARAQUE TEVE HUMILDADE DE PEDIR O APOIO PROFETICO DE DEBORA, E FAZER SEU PAPEL MESMO SENDO AVISADO QUE UMA MULHER (JAEL) IRIA FICA COM A HONRA DA VITORIA (VV9).

PESSOAS CURADAS NA ALMA ENTENDEM PERFEITAMENTE QUE EMBORA HOMENS E MULHERES TENHAM FUNCOES ESPECIFICAS,
               
em Cristo: GL 3.28 Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vocês são um em Cristo Jesus.

O QUE REALMENTE IMPORTA PRA DEUS NÃO É O GENERO, A COR, A IDADE, A CONDIÇÃO, E SIM A UNIDADE!!! E ELES ENTENDIAM ISSO!!!

ENTAO BARAQUE E DEBORA VAO AO CONFRONTO CONTRA OS INIMIGOS, O VV 15 DIZ QUE  “O SENHOR DERROTOU O EXERCITO”, MAS O LIDER DELES FUGIU A PÉ.

E AQUI ENTRAM MAIS 2 PERSONAGENS: JAEL E HEBER.

O INIMIGO ENTRA NA CASA DESSE CASAL ACHANDO QUE ESTAVA SALVO;

JAEL – HEBR.: CABRA SELVAGEM

A CABRA SELVAGEM MAIS UMA VEZ FALA DE PRONTIDAO. É UM ANIMAL EXTREMAMENTE AGIL, CAPAZ DE ANDAR EM TERRENOS DIFICEIS SEM CAIR.

JAEL FOI ESTRATÉGICA, ASTUTA. SÍSERA ESTAVA EXAUSTO, PEDIU AGUA, E ELA DEU NATA, LEITE GORDO PRA ELE BEBER. COM A BARRIGA CHEIA, AO INVÉS DE REFRIGERAR, ELE DESMAIOU, E ELA O FINALIZOU COM UMA ESTACA NA CABEÇA.

NA OUSADIA DO ESPIRITO, JAEL ARRISCOU SUA VIDA, E ACABOU COM O INIMIGO.

E HEBER? HEBER SIGNIFICA “AQUELE QUE FAZ ALIANÇA – COMPANHEIRO”

ISSO É: ALGUEM QUE NÃO ANDA SOZINHO, QUE TEM ALIANÇAS, NÃO SE ISOLA.

PESSOAS CURADAS SÃO PESSOAS DE ALIANÇA, QUE SABEM SUPERAR DIFERENÇAS E SE MANTER COMPANHEIROS DE QUEM É AMIGO DE DEUS.

CHEGAMOS NO PONTO DE AVALIAÇAO DAS NOSSAS VIDAS:

COMO ESSES 6 PERSONAGENS, NOSSO CORAÇÃO ESTÁ LIMPO? CHEIO DE DOÇURA? E NOSSA VIDA ESTÁ PRONTA PRA ATENDER COMANDOS DO SENHOR EM QUALQUER TAREFA E SITUAÇÃO???

LEMBRANDO QUE DOÇURA E PRONTIDAO SELETIVAS NÃO VALEM. SE COM ALGUMAS PESSOAS SOMOS DOCES E COM OUTRAS NÃO; OU SE PARA ALGUMAS COISAS ESTAMOS PRONTOS, E PRA OUTRAS NEM PENSAR; PRECISAMOS REVER NOSSA ESTRUTURA. 

DOCES PARA COM TODOS, E PRONTOS PARA TUDO QUE VEM DE DEUS:ESSA É A IDENTIDADE DO ODRE NOVO.

AMARGURA, RANCOR, DUREZA, FALTA DE PERDÃO, GROSSERIA, ARROGANCIA, TRUCULENCIA, ESTUPIDEZ, FALTA DE MISERICORDIA: É ODRE VELHO;

ACOMODAÇÃO, ZONA DE CONFORTO, DESANIMO, FALTA DE ESPERANÇA, NEGLIGENCIA, OMISSAO, VISTA GROSSA: ODRE VELHO TAMBEM!

MUITAS VEZES SABEMOS O QUE TEMOS QUE FAZER, COMO AGIR, COMO NOS POSICIONAR, MAS NAO FAZEMOS!

TG 4.17 "Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado."


NO CAP 5, DEPOIS DA VITORIA – DEBORA E BARAQUE LOUVAM A DEUS - E EM SEU CÂNTICO COMENTAM O POSICIONAMENTO DE QUEM PARTICIPOU E NÃO PARTICIPOU DA GUERRA:

1)   VV 2 – PELOS LIDERES QUE SE DISPUSERAM E POR CAUSA DELES, TODO O POVO SE OFERECEU VOLUNTARIAMENTE PRA GUERREAR.

SE VOCE É LIDER, A SUA POSIÇÃO DIANTE DAS LUTAS VAI REFLETIR EM TODOS QUE ESTÃO COM VOCE.

2)   VV 7 – ESTAVAM DESTRUIDAS AS ALDEIAS, AS HABITAÇÕES EM ISRAEL, ATÉ QUE DEBORA, SE LEVANTOU POR MAE;

VIMOS QUE ABINOAO ERA UM PAI DE DOÇURA, MAS A PATERNIDADE DE DEUS É REPRESENTADA POR PAIS E MAES.

UMA GERAÇÃO ÓRFÃ ESTÁ DEVASTADA, ASSOLADA, CLAMANDO POR PAIS E MAES ESPIRITUAIS QUE POSSAM LHES AJUDAR A CONHECER A SUA IDENTIDADE EM DEUS!


3)   VV 10 E 11 – TODOS – SEM DISTINÇÃO DE CONDIÇÃO – PARTICIPARAM!

OS QUE TINHAM JUMENTAS BRANCAS ERAM OS RICOS DO POVO, E OS QUE ANDAVAM A PÉ ERAM OS MAIS POBRES. TODOS SE UNIRAM E FORAM PRA GUERRA. 

PORTANTO SE VOCE TEM UMA BOA CONDIÇÃO, NÃO SE ACOMODE NELA, E 
SE VOCE ESTÁ DESFAVORECIDO NESSE MOMENTO, TAMBEM NÃO DEIXE DE LUTAR POR CAUSA DISSO! DEUS CONTA COM VOCÊ INDEPENDENTE DA SUA CONDIÇÃO!

COM JUMENTA OU ANDANDO A PÉ, ESTEJA PRONTO PRA SACAR AS FLECHAS NA HORA QUE O SENHOR TE CHAMAR!

4)   VV 12 E 13 – NA UNIDADE DE DEBORA E BARAQUE, UM POVO MAGNIFICO, QUE ERA MAIS VALENTE QUE ELES FOI DOMINADO.

NAO HÁ INIMIGO INVENCIVEL DIANTE DA UNIDADE ENTRE HOMENS E MULHERES DE DEUS.

PORQUE DEBORA DESPERTOU E BARAQUE SE LEVANTOU, PORQUE HOUVE UNIDADE ENTRE ELES, DEUS FEZ PROEZAS ATRAVÉS DE SUAS VIDAS!

5)   VV 16 17 – AQUI O CANTICO MENCIONA OS QUE NÃO COMPARECERAM

OS QUE NÃO SE MOVERAM, NÃO SAIRAM DO LUGAR, CADA UM COM "SEUS MOTIVOS".

VV 23 – MEROZ – FOI AMALDIÇOADO POR NÃO TER SAIDO EM SOCORRO DO SENHOR.

OMISSAO É MALDIÇÃO. NEGLIGENCIA É MALDIÇÃO! JR 48.10.

EM CONTRASTE À MALDIÇÃO DE MEROZ, VEM A BENÇÃO SOBRE QUEM SE PRONTIFICOU:

VV 24 – 27 – BENDITA SEJA JAEL ENTRE TODAS AS MULHERES;

BENDITOS SEJAM OS BARAQUES RAPIDOS COMO RELAMPAGOS E AS JAÉIS AGEIS COMO CABRAS SELVAGENS, PORQUE AOS SEUS PÉS O INIMIGO CAIRÁ ABATIDO DIANTE DA SUA PRONTIDAO!

  
O CANTICO TERMINA DIZENDO: JZ 5.31 Assim ó Senhor, pereçam todos os teus inimigos! Sejam, porém, os que te amam, como o sol quando se levanta na sua força. 32 E a terra teve sossego por quarenta anos.

POR CAUSA DO POSICIONAMENTO DAQUELES QUE ESTAVAM PRONTOS, E MANTIVERAM UM CORAÇÃO DOCE, A GERAÇÃO SEGUINTE NÃO CONHECEU A GUERRA!!!!

QUE NOSSOS FILHOS NATURAIS E ESPIRITUAIS NÃO CONHEÇAM AS GUERRAS QUE TIVEMOS QUE TRAVAR POR CAUSA DA INIQUIDADE DAS GERAÇÕES PASSADAS!

QUE SEJA QUEBRADA TODA ESTRUTURA DE VELHO ODRE DENTRO DE NÓS, PARA QUE O VINHO NOVO QUE VAI DESCER NAO SEJA DESPERDIÇADO!!!

QUE NOSSA ESTRUTURA SEJA FEITA DE DOÇURA E PRONTIDAO!

QUE DESPERTEM AS DEBORAS LEVANTEM-SE OS BARAQUES!
QUE APAREÇAM OS PAIS E MAES DE DOCURA!
QUE SE LEVANTEM AS CABRAS SELVAGENS E OS HOMENS DE ALIANÇA!

AMEM!!!






















Um comentário: