Total de visualizações de página

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

NOSSAS NECESSIDADES E O REINO DE DEUS








"Eis que vêm os dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor." (Am 8.11)


TODOS OS GRANDES MILAGRES DA BIBLIA OCORRERRAM EM MOMENTOS ONDE HAVIA UMA GRANDE FOME E SECA, UMA GRANDE CRISE, UMA GRANDE GUERRA, DEUS SE MANIFESTAVA COM PROVISAO DE PAO, DE AGUA, DE CARNE, DE LIVRAMENTO, DE SOCORRO.



POR ISSO JESUS DISSE: "Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque eles serão fartos." (mt 5.6)

FOME E SEDE SÃO NECESSIDADES BASICAS DE QUALQUER SER HUMANO.

NECESSIDADE FUNDAMENTAL COMO COMER E BEBER, É RESPIRAR, É DORMIR, É TER NOSSA SAUDE EM DIA. TAO BASICAS QUE TORTURADORES PRIVAM AS PESSOAS QUE VAO TORTURAR, DESSAS NECESSIDADES.

HÁ MUITOS ANOS ATRAS, UM PESQUISADOR AMERICANO* CRIOU UMA TEORIA MUITO INTERESSANTE SOBRE AS NECESSIDADES HUMANAS, QUE É MAIS OU MENOS A SEGUINTE:




CONFORME AS NECESSIDADES DA BASE VAO SENDO SATISFEITAS, OUTRAS NECESSIDADES VAO SE TORNANDO PRIORIDADE NA VIDA DE UMA PESSOA.

REALMENTE EXISTE UMA COERENCIA: POIS UMA PESSOA QUE ESTÁ EM MORRENDO DE FOME, NÃO VAI QUERER STATUS OU RECONHECIMENTO – ELA QUER É PAO, PRA NÃO MORRER!

UMA PESSOA QUE TEM FORTES DORES, NÃO VAI PENSAR EM ATIVIDADES SOCIAIS, EM PASSEAR, FAZER AMIGOS NO FACEBOOK, PORQUE A NECESSIDADE PRIMEIRA DELA É DAR UM JEITO NA SUA DOR.

DA MESMA FORMA, NOSSA ALMA TAMBEM TEM NECESSIDADES!

NECESSIDADES BASICAS COMO FOME E SEDE DE ALIMENTO ESPIRITUAL, NECESSIDADE DE DESCANSO (PAZ) E NECESSIDADE DE CURA OU DE SAUDE EMOCIONAL, PARA QUE ENTAOPOSSAMOS ALCANÇAR O SUPRIMENTOS DE OUTRAS NECESSIDADES, DAS DEMAIS COISAS!

O PROBLEMA É QUANDO QUEREMOS QUEIMAR ETAPAS, INVERTENDO PRIORIDADES!

EXEMPLO: ALGUÉM QUE AINDA ESTÁ VIVENDO NA PRÁTICA DO PECADO, ENTENDEU A PALAVRA, MAS AINDA NÃO CONSEGUIU SE POSICIONAR, E QUER IR SER MISSIONARIO (QUE SERIA UMA NECESSIDADE DE AUTO-REALIZACAO, CUMPRIMENTO DE PROPÓSITO, ATRAVES DO CHAMADO).

É ERRADO QUERER SER MISSIONARIO? NÃO. MAS A NECESSIDADE PRIMEIRA É SER LIBERTO, ESTAR SAUDAVEL EMOCIONALMENTE, EQUILIBRADO, POIS SEM DOMINIO PROPRIO O MINISTERIO NÃO VAI PROSPERAR.

AS NECESSIDADES SÃO LEGITIMAS, MAS COMO ESSA TEORIA BEM COLOCOU, HÁ UMA HIERARQUIA, HÁ UMA ORDEM DE SUPRIMENTO DESSAS NECESSIDADES, E HÁ NECESSIDADES QUE SÃO MAIS BASICAS QUE OUTRAS, POIS AS OUTRAS DEPENDEM DELAS!

O QUE A BIBLIA DIZ SOBRE AS NOSSAS NECESSIDADES?

MT 6.31 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir? 32 (Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso. 33 Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

FP 4.19 Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus.

OU SEJA: SE EU PRIORIZAR O REINO E A JUSTIÇA DE DEUS, EU SEREI SUPRIDO EM TODAS AS DEMAIS COISAS, CADA COISA NO TEMPO DE DEUS PRA MIM.

NOSSO DESAFIO É NOS APROXIMARMOS DE DEUS COM A FOME CORRETA, BUSCANDO DESCANSAR EM CADA FASE DA NOSSA VIDA E NOS MANTENDO CURADOS, PARA QUE AS DEMAIS COISAS VENHAM, NÃO PULANDO ETAPAS NESSE PROCESSO DE SUPRIMENTO!

SE QUEREMOS ALCANÇAR TODAS AS BENÇÃOS RESERVADAS E PROMETIDAS, TEMOS QUE COMEÇAR PELO BASICO:

FOME E SEDE DE JUSTIÇA  //  DESCANSO  //  SAUDE

TEMOS FOME? TEMOS SEDETER FOME É SINAL DE VIDA, MORTO NÃO TEM FOME, DOENTE NÃO TEM APETITE.

TEMOS FOME DE OUVIR E OBEDECER A PALAVRA DO SENHOR?
OU QUEREMOS OUVIR SÓ O QUE É CONFORTÁVEL? 

SL 78. 12 Maravilhas fez ele à vista de seus pais na terra do Egito, no campo de Zoã. 13 Dividiu o mar, e os fez passar por ele; fez com que as águas parassem como um montão. 14 Também os guiou de dia por uma nuvem, e a noite toda por um clarão de fogo. 15 Fendeu rochas no deserto, e deu-lhes de beber abundantemente como de grandes abismos. 16 Da penha fez sair fontes, e fez correr águas como rios. 17 Todavia ainda prosseguiram em pecar contra ele, rebelando-se contra o Altíssimo no deserto. 18 E tentaram a Deus nos seus corações, pedindo comida segundo o seu apetite.

AQUI FALA SOBRE UM POVO QUE TINHA SUAS NECESSIDADES SUPRIDAS DE FORMA SOBRENATURAL, MAS PEDIAM COMIDA SEGUNDO SEU APETITE
NÃO ESTAVAM SATISFEITOS COM O MANÁ, ELES REJEITAVAM O CARDÁPIO DE DEUS.

E O QUE ACONTECEU?

SL 78.27 Sobre eles fez também chover carne como poeira, e aves de asas como a areia do mar; 28 e as fez cair no meio do arraial deles, ao redor de suas habitações. 29 Então comeram e se fartaram bem, pois Ele lhes trouxe o que cobiçavam. 30 Não refrearam a sua cobiça. Ainda lhes estava a comida na boca, 31 quando a ira de Deus se levantou contra eles, e matou os mais fortes deles, e prostrou os escolhidos de Israel.

SUA INSISTENCIA OS LEVOU À MORTE. PELA TEIMOSIA, MUITAS VEZES PODEMOS ATÉ ALCANÇAR COISAS, MAS O FIM É MORTE!

EZ 2. 8 Mas tu, ó filho do homem, ouve o que te digo; não sejas rebelde como a casa rebelde; abre a tua boca, e come o que eu te dou. 9 E quando olhei, eis que tua mão se estendia para mim, e eis que nela estava um rolo de livro. 10 E abriu-o diante de mim; e o rolo estava escrito por dentro e por fora; e nele se achavam escritas lamentações, e suspiros e ais.
EZ.3 Depois me disse: Filho do homem, come o que achares; come este rolo, e vai, fala à casa de Israel. 2 Então abri a minha boca, e ele me deu a comer o rolo. 3 E disse-me: Filho do homem, dá de comer ao teu ventre, e enche as tuas entranhas deste rolo que eu te dou. Então o comi, e era na minha boca doce como o mel.



AQUI ESTÁ A DIFERENÇA ENTRE REJEITAR OU COMER O QUE DEUS NOS DÁ!

QUANDO ABRIMOS A BOCA E COMEMOS O QUE DEUS DÁ, POR MAIS QUE NÃO PAREÇA BOM, PAREÇA AMARGO, QUANDO ENTRA NA NOSSA BOCA É DOCE COMO MEL!!!

DIZ O DITADO QUE VOCE É O QUE VOCE COME, E É VERDADE!

1 PE2. 2 desejai como meninos recém-nascidos, o puro leite espiritual, a fim de por ele crescerdes para a salvação,

PEDRO ESTÁ DIZENDO: SE VOCE É UM BEBE NA FÉ, DESEJE LEITE, PARA VOCE CRESCER; E QUANDO VOCE CRESCER ESSE LEITE JÁ NÃO SERÁ MAIS SUFICIENTE, POIS SUA FOME VAI MUDAR!

O QUE SUSTENTA UM BEBÊ, NÃO SUSTENTA UM MADURO NA FÉ. A NOSSA FOME MOSTRA SE TEMOS CRESCIDO OU NÃO.

HB 5.12 12 Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar os princípios elementares dos oráculos de Deus, e vos haveis feito tais que precisais de leite, e não de alimento sólido. 13 Ora, qualquer que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, pois é criança; 14 mas o alimento sólido é para os adultos, os quais têm, pela prática, as faculdades exercitadas para discernir tanto o bem como o mal.

OU SEJA: O TEMPO DE IGREJA NÃO DIZ O QUE VOCE COME, MAS A TUA FOME POR OBEDIENCIA, PELA PRATICA DA JUSTIÇA É QUE DIZ.


OUTRA NECESSIDADE BASICA: DESCANSO

LC 10.38 Ora, quando iam de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa. 39 Tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, sentando-se aos pés do Senhor, ouvia a sua palavra. 40 Marta, porém, andava preocupada com muito serviço; e aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá que minha irmã me tenha deixado a servir sozinha? Dize-lhe, pois, que me ajude. 41 Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, estás ansiosa e perturbada com muitas coisas; 42 entretanto poucas são necessárias, ou mesmo uma só; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.


MUITOS DE NÓS NOS APROXIMAMOS DE JESUS SEMPRE CHEIOS DE ANSIEDADE E PERTURBAÇÃO, AGITADOS, COMO MARTA.

É ERRADO SE OCUPAR EM QUERER SERVIR? EM FAZER COISAS? NÃO.

MAS QUANDO ISSO NOS ROUBA A COISA PRINCIPAL, E O NOSSAS ATIVIDADES ROUBAM A NOSSA CAPACIDADE DE SENTAR PRA OUVIR, NÓS FICAREMOS COMO MARTA: ANSIOSOS E PERTURBADOS.

SERÁ QUE MARIA NÃO TINHA NECESSIDADES? NÃO TINHA RESPONSABILIDADES, AFAZERES? CERTAMENTE TINHA;

MAS A FOME E A SEDE DELA POR JESUS ERAM MAIORES, ELA SABIA QUE SE ELA PARASSE PRA APROVEITAR A PRESENCA DELE NA SUA CASA, ELA SERIA RENOVADA E PODERIA CONTINUAR DEPOIS, SEM ANSIEDADE E PERTURBACAO.

NÃO É NA NOSSA FORÇA QUE VAMOS AVANÇAR! NO NOSSO DESCANSO ESTÁ A NOSSA FORÇA!

IS 30. 15 Pois assim diz o Senhor Deus, o Santo de Israel: Voltando e descansando, sereis salvos; no sossego e na confiança estará a vossa força.


O POVO DO DESERTO FOI IMPEDIDO DE ENTRAR NO DESCANSO!!! ANDARAM 40 ANOS E NUNCA ENTRARAM NO DESCANSO! TANTO ESFORÇO PRA NADA!!!

PORQUE QUERIAM SEMPRE FAZER AS COISAS DO SEU JEITO, IAM CONTRA DEUS!

HB3. 7 Pelo que, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, 8 não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto, 9 onde vossos pais me tentaram, pondo-me à prova, e viram por quarenta anos as minhas obras. 10 Por isto me indignei contra essa geração, e disse: Estes sempre erram em seu coração, e não chegaram a conhecer os meus caminhos. 11 Assim jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso.


VOCE QUER TER PAZ? QUER ENCONTRAR DESCANSO PRA SUA ALMA?
ENTAO ABRA MÃO DO CONTROLE!!!

TUDO QUE TENTAMOS CONTROLAR TRAZ ANSIEDADE, PERTURBACAO E CONFUSAO!


E A ULTIMA NECESSIDADE BASICA: SAUDE DA ALMA

ISSO FALA DE UMA VIDA CURADA, SEM DOR.

SE LIVRAR DE TODA DOR DA NOSSA ALMA SIGNIFICA ESTAR INTEGRO, INTEIRO.

DEUS ME QUER CURADO, PLENO, INTEIRO; MAS PRA EU SER CURADO EU PRECISO ADMITIR QUE EXISTE UMA DOR, QUE EXISTE UMA FERIDA, QUE EXISTE UMA ENFERMIDADE.

SE EU CHEGO NO MEDICO MORRENDO DE DOR MAS ME NEGO A DIZER ONDE, E COMO É ESSA DOR O QUE POSSO ESPERAR DELE? SE DIGO QUE "ESTÁ TUDO BEM!"

“AH MAS SE EU FALAR QUE TENHO ESSA FERIDA O PASTOR NINGUEM VAI ME ACEITAR"; “SE SEU FALAR QUE EU ESTOU DOENTE EU NÃO VOU PODER SERVIR”.

NÃO PULE A NECESSIDADE BASICA DE SER CURADO PRA UMA NECESSIDADE SOCIAL, DE AUTO-REALIZACAO!

SER CURADO É TUA PRIORIDADE, NÃO IMPORTA QUANTO TEMPO LEVE!
NÃO DIGA QUE “ESTÁ TUDO BEM” QUANDO NÃO ESTÁ!

DEUS SARA? SARA. MAS QUEM É QUE ELE SARA?

SL 147.3 sara os quebrantados de coração, e cura-lhes as feridas;

ELE SARA OS QUEBRANTADOS. O QUEBRANTADO É AQUELE QUE APRESENTA OS CACOS DIANTE DE DEUS E DIZ “EU QUERO SER REFEITO". SE APRENSENTA SEM MÁSCARAS, NAO TENTA MANTER UMA IMAGEM.

IS 1. 5 Por que seríeis ainda castigados, que persistis na rebeldia? Toda a cabeça está enferma e todo o coração fraco. 6 Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã; há só feridas, contusões e chagas vivas; não foram espremidas, nem atadas, nem amolecidas com óleo.

DOENTE DA CABEÇA, CORAÇÃO FRACO, CHEIO DE FERIDAS, DOS PÉS À CABEÇA – QUEM? AQUELE QUE PERSISTE NO ERRO.

FERIDAS QUE NÃO FORAM ESPREMIDAS, NEM ATADAS, NEM AMOLECIDAS; E NÃO FORAM, PORQUE NÃO DEIXAMOS NINGUEM TOCAR.

A BIBLIA DIZ QUE AS FERIDAS FEITAS POR QUEM NOS AMA SÃO FIÉIS (PV 27.6).

A VERDADE SOBRE NÓS MESMOS, SOBRE AS PESSOAS, SOBRE AS SITUAÇÕES -  DOI !!!

MAS A PALAVRA DIZ QUE QUANDO CONHECEMOS A VERDADE,
SOMOS LIBERTOS (JO 8.32) - E A LIBERTAÇÃO, LEVA À CURA!

IGNORAR VERDADES, SÓ VAI ME LEVAR A PERMANECER DOENTE E COM DORES NA ALMA.

A DOR É UM MEIO QUE DEUS USA PRA NOS CONDUZIR Á FOME CORRETA! A DOR É NOSSA AMIGA, NOS AVISA QUE ALGO ESTÁ MAL.

POR ISSO A BIBLIA DIZ QUE "ELE FAZ A FERIDA E ELE MESMO SARA", PORQUE MUITOS DE NÓS SÓ VEIO POR CAUSA DA DOR, ESSA DOR NOS LEVOU A TER FOME E SEDE DA JUSTIÇA DE DEUS!!


SL 65 4 Bem-aventurado aquele a quem tu escolhes, e fazes chegar a ti, para habitar em teus átrios! Nós seremos satisfeitos com a bondade da tua casa, do teu santo templo.

SL 107 5 Andávamos famintos e sedentos; desfalecia a nossa alma.
6 E clamamos ao Senhor na nossa tribulação, e ele nos livrou das nossas angústias; 7 nos conduziu por um caminho direito, para irmos a uma cidade em que habitássemos. 8 damos graças ao Senhor pela sua benignidade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens! 
9 Pois Ele satisfaz a alma sedenta, e enche de bens a alma faminta.

AMEM!!!


*ABRAHAM MASLOW - A HIERARQUIA DAS NECESSIDADES

2 comentários:

  1. Como Deus é bom ....esta palavra veio de encontro ao meu coração ...obrigada Deus por usar esta tua serva..para nos dar este alimento maravilhoso..

    ResponderExcluir