Total de visualizações de página

segunda-feira, 7 de março de 2016

Quando o Espirito Santo vem



Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!
2 É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desceu sobre a barba, a barba de Arão, que desceu sobre a gola das suas vestes;
3 como o orvalho de Hermom, que desce sobre os montes de Sião; porque ali o Senhor ordenou a bênção, a vida para sempre. Salmo 133

O OLEO, O AZEITE, A UNÇÃO EM TODA A BIBLIA, SÃO SIMBOLOS DA PRESENÇA DO ESPIRITO SANTO.

NESSE SALMO, DAVI FALA DO "PRINCIPIO DA VINDA" DO ESPIRITO SANTO, DE
COMO SE DÁ A VINDA DELE SOBRE NÓS.

ELE DIZ: ELE VEM SOBRE A CABEÇA DO SACERDOTE, E A PARTIR DALI, VAI ESCORRENDO PRA BAIXO, PROS DEMAIS MEMBROS DO CORPO.


JESUS É A CABEÇA DA IGREJA (EF.5.23). JESUS QUE HOJE É REI DOS REIS, TENDO VENCIDO A MORTE, ESTÁ ASSENTADO AO LADO DIREITO DO PAI CELESTIAL, MAS QUE JÁ ESTEVE NA TERRA VIVENDO COMO HOMEM; 

E COMO TAL, SUJEITO A PASSAR POR UM PROCESSO, UM PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO, UM PROCESSO DE CONFIRMAÇÃO DA SUA IDENTIDADE COMO FILHO DE DEUS, COMO SACERDOTE ETERNO, COMO TESTEMUNHA DO PAI.

NESSE PROCESSO, PRIMEIRO O ESPIRITO SANTO DESCEU SOBRE ELE (O CABEÇA) PARA QUE, DEPOIS, PUDESSE DESCER SOBRE SUA IGREJA, QUE É O SEU CORPO.

LC 3. 21 E ACONTECEU QUE, COMO TODO POVO SE BATIZAVA , tendo sido Jesus também batizado,
ORANDO ELE, o céu se abriu; 22 e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como uma pomba; e ouviu-se do céu esta voz: Tu és o meu Filho amado; em ti me comprazo. 23 Ora, Jesus, ao começar o  seu ministério, tinha cerca de trinta anos;

ESSE TRECHO RELATA O MOMENTO EM QUE SE DESATA UMA NOVA FASE DA VIDA DE JESUS.

O MOMENTO EM QUE DENTRO DE UM PROCESSO, O ESPIRITO SANTO DE FORMA VISIVEL, A OLHO NÚ, DESATA A VIDA DELE PARA MANIFESTAR SUA IDENTIDADE COM A CONFIRMAÇÃO PUBLICA DO SEU PAI.

NESSA HORA, O ESPIRITO SANTO VEM COMO UMA POMBA SOBRE ELE
DEPOIS DE SEUS 3 ANOS DE MINISTERIO, DA SUA MORTE NA CRUZ, DO SEU TRIUNFO RESSUSCITANDO DOS MORTOS E REAPARECENDO PARA OS SEUS DISCIPULOS DURANTE 40 DIAS, ELE DIZ EM AT 1.4-5:

"NÃO SAIAM DE JERUSALEM, ESPEREM A PROMESSA DO PAI, PORQUE NA VERDADE JOAO BATIZOU COM AGUA, MAS VOCES SERÃO BATIZADOS COM O ESPIRITO SANTO".

E DE FATO, ISSO SE CUMPRE, POUCO DEPOIS EM ATOS 2:
Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar.
2 De repente veio do céu um ruído, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados.
3 E lhes apareceram umas línguas como que de fogo, que se distribuíam, e sobre cada um deles pousou uma.
4 E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem.

ANOS DEPOIS DE TER DESCIDO SOBRE O CABEÇA, O ESPIRITO VEM SOBRE O CORPO DE CRISTO, A IGREJA REUNIDA NUMA SALA, MAS AGORA VEM NÃO COMO POMBA, E SIM COMO LINGUAS DE FOGO , SOBRE CADA UM DELES, INDIVIDUALMENTE.

FICA CLARO QUE A DESCIDA DO ESPIRITO SANTO EM AMBAS AS OCASIOES TEVE CARACTERISTICAS PECULIARES, QUE NOS MOSTRAM QUE O ESPIRITO SANTO VEM SOBRE NÓS DENTRO DE UM PROCESSO, DIANTE DE UM POSICIONAMENTO, E PARA UM PROPÓSITO.

SE NÓS ENTENDERMOS ISSO, E PERSEVERARMOS NISSO, NÃO FALTARÁ O ÓLEO SOBRE NÓS, NÃO FALTARÁ A PRESENÇA SOBRE NÓS, E PARA CADA NOVO MOMENTO DA NOSSA VIDA, TEREMOS SINAIS VISIVEIS DE QUE O ESPIRITO ESTÁ VINDO, E OUVIREMOS UM SOM DO CEÚ, QUE CONFIRMARÁ ESSA LIBERAÇÃO!

VEMOS EM LC 3 QUE:

1º JESUS OBEDECEU – TODOS SE BATIZAVAM, ELE FOI LÁ E SE SUBMETEU.
ELE PODIA TER QUESTIONADO, “EU NÃO TENHO PECADO, PRA QUE ISSO?”,
“NÃO PRECISO PROVAR NADA PRA NINGUEM, NÃO SOU PECADOR”
“QUEM É ESSE JOAO PRA POR A MAO EM MIM?”

MAS ELE SE REBAIXOU À CONDIÇÃO DE UM PECADOR – QUE ELE NÃO ERA – PRA QUE NA SUA OBEDIENCIA, ELE DEMONSTRASSE SUBMISSAO AO QUE O PAI ESPERA DE TODOS NÓS, OS IRMÃOS QUE VIRIAM DEPOIS.

LUCAS DIZ QUE ELE TENDO SE BATIZADO EM OBEDIENCIA, OROU.

2ª COISA: ORAR, CLAMAR, SUPLICAR, PEDIR, CONSTANTEMENTE FALAR COM O PAI, COMUNICAR, LIBERAR PALAVRAS PRO CEU ESPERANDO QUE ELE SE ABRA.

UMA VIDA DE ORAÇÃO RELIGIOSA, BUROCRATICA – PRA COMER, DORMIR, VIAJAR, CONSERTAR BURRADA... É BEM DIFERENTE DE ORAR PRA QUE O CÉU SE ABRA, PRA QUE DEUS VENHA, PRA QUE O SENHOR RESPONDA, LIBERE, MOSTRE, ETC.

MAS JESUS OROU – E ORANDO ELE – O CÉU SE ABRIU;
E QUANDO O CÉU SE ABRIU – O ESPIRITO DESCEU EM FORMA CORPOREA
COMO POMBA – OU SEJA – TODOS VIRAM, NÃO FOI ALGO ABSTRATO.

E UMA VOZ DO CÉU DISSE: ESSE É O MEU FILHO AMADO, EM QUEM ME COMPRAZO, ME AGRADO, TENHO PRAZER.

A PARTIR DAÍ, DIZ QUE ELE COMEÇOU SEU MINISTERIO, UMA NOVA FASE.

E LÁ EM ATOS?
O MESMO PROCESSO!!! AT 1.12-14 RELATA:

1º OBEDECERAM A DIREÇÃO DE FICAR EM JERUSALEM

2º PERSEVERAVAM EM ORAÇÕES E SUPLICAS, EM UNIDADE (COMO É BOM E AGRADAVEL QUE SEJA – EM UNIÃO)
3º VEIO UM SOM DO CÉU E ENCHEU A CASA ONDE ESTAVAM
4º O ESPIRITO VEIO COMO FOGO SOBRE CADA UM DELES!

E A PARTIR DALI, NINGUEM SEGUROU A IGREJA QUE RECEBEU O MESMO ÓLEO QUE ESTÁ SOBRE O CABEÇA! UMA NOVA ERA NA HUMANIDADE COMEÇOU: A ERA DA IGREJA.

ENTAO QUER DIZER QUE PRO ESPIRITO VIR SOBRE MIM:

1º EU PRECISO OBEDECER:  SEM RESSALVAS, DE TODO MEU CORAÇÃO, COM TODAS AS MINHAS FORÇAS E TODO MEU ENTENDIMENTO; FIRMEMENTE, SEM FICAR OLHANDO PRA TRÁS, SEM DESVIAR PRA ESQUERDA NEM PRA DIREITA
SEM SAIR DA POSIÇÃO ONDE EU DEVO ESTAR.

SEM ABRIR MAO DOS PRINCIPIOS, SEM NEGOCIAR A PALAVRA DA ALIANÇA COM DEUS.

2º EU TENHO QUE ORAR – A ORAÇÃO É A RÉGUA DA NOSSA VIDA ESPIRITUAL:
MUITA ORAÇÃO MUITO PODER, POUCA ORAÇÃO, POUCO PODER
NENHUMA ORAÇÃO, NENHUM PODER!

PORQUE O ESPIRITO SANTO FALA, COM QUEM TEM OUVIDOS PRA OUVIR.
E QUANDO ESTAMOS ORANDO, ESTAMOS PEDINDO PRA ELE FALAR, DEMONSTRANDO INTERESSE EM CONHECER A MENTE DE DEUS
EM SABER OS PLANOS DELE PRA NÓS, ACONTECE A 3ª COISA:

VEM UM SOM OU UMA VOZ DO CÉU; 

E DEPOIS DESSE SOM DO CÉU, QUE DEMOSNTRA QUE TUA ORAÇÃO FOI OUVIDA, O ESPIRITO VEM > E PODEMOS VER O SEU PODER EM NÓS QUANDO ELE VEM! AS PESSOAS OLHAM PRA NÓS E PODEM VER QUE ELE VEIO!
POIS COISAS CONCRETAS MUDAM!

O ESPIRITO VEM E NOS APERFEIÇOA, NOS TRANSFORMA, NOS LIBERTA,
NOS CAPACITA E NOS TORNAMOS NOVAS CRIATURAS!
E ISSO PODE SER VISTO POR TODOS, PORQUE É REAL!!!! 

SOBRE JESUS VEIO COMO POMBA, SOBRE A IGREJA, VEIO COMO UM FOGO

SOBRE JESUS, O ESPIRITO VEIO COMO POMBA VEIO PRA CONFIRMAR O QUE ELE É, A SUA ESSENCIA, PORQUE A POMBA SIMBOLIZA OS ATRIBUTOS DE DEUS QUE ESTAVAM SOBRE ELE:

- POMBA SIMBOLIZA PAZ – ELE É O PRINCIPE DA PAZ
- POMBA SIMBOLIZA PUREZA, INOCENCIA – ELE É TOTALMENTE SANTO
- A POMBA É INOFENSIVA – PODE AGUENTAR A INJUSTIÇA, MAS NÃO PODE COMETER (É DIFERENTE DE UMA AVE DE RAPINA, QUE ATACA)
- AS POMBINHAS SÃO SIMBOLO DO AMOR – QUEM TEVE MAIOR AMOR DO QUE ELE QUE ENTREGOU SUA PROPRIA VIDA PELOS QUE O ODIAVAM?

MAS SOBRE NÓS, NÃO VEM COMO POMBA, MAS VEM COMO FOGO,
PORQUE NÓS NÃO SOMOS NADA DISSO!

POMBA SIMBOLIZA O QUE ELE É, FOGO SIMBOLIZA O QUE NÓS PRECISAMOS!!!NÓS PRECISAMOS

- SER PURIFICADOS – POR UM FOGO CONSUMIDOR DA SUJEIRA DA NOSSA ALMA – COMO UM OURIVES QUE PURIFICA A PRATA

- NÓS PRECISAMOS DE UMA CHAMA ACESA, QUE PRODUZA LUZ PROS NOSSOS CAMINHOS, E NOS TIRE DAS TREVAS;

- NÓS PRECISAMOS DE UM FOGO QUE INCENDEIE O NOSSO CORAÇÃO DE AMOR POR DEUS, DE PAIXAO PELO REINO, PELA PALAVRA;

- NÓS PRECISAMOS DO FOGO DO CÉU PRA QUE O NOSSO ALTAR PERMANEÇA EM DIA, NÃO SE APAGUE, E VIRE UM ALTAR RELIGIOSO, DECORATIVO, INUTIL!!!

QUANDO OBEDECEMOS INCONDICIONALMENTE, CLAMAMOS, E ESPERAMOS EM UNIDADE COM O CORPO, O ESPIRITO QUE VEIO SOBRE CRISTO E A MESMA UNÇÃO DE CRISTO CAI SOBRE NÓS!!!

PARA ANDARMOS NA MESMA FREQUENCIA QUE ELE ANDOU, PRA FAZERMOS AS MESMAS COISAS QUE ELE FEZ!

O ESPIRITO SANTO VEM E NOS UNGE COM OLEO FRESCO, ATIVA EM NÓS A IDENTIDADE DE FILHOS, DE SACERDOTES, DE MINISTROS DE DEUS
DE TESTEMUNHAS!!!
AT 1.8 8 Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra.

A PALAVRA TESTEMUNHA EM GREGO É MARTYR – AQUELE QUE ESTÁ DISPOSTO A OFERECER A SUA PROPRIA VIDA EM FAVOR DAQUILO QUE CRÊ.

TEM CRISTAO QUE NÃO ESTÁ DISPOSTO NEM A VIVER POR JESUS, QUANTO MAIS A MORRER!

MORRER NÃO FALA SÓ DE MORTE FISICA, DE TORTURA, MAS DE MORRER PRA SI MESMO,  DE MORRER PRA NOSSA NATUREZA ANIMAL, CORRPUTA, PRO NOSSO EGO...

A BIBLIA DIZ QUE HÁ SIM, UMA LUTA DA CARNE, DA NOSSA NATUREZA VELHA, ESTRAGADA, CONTRA O ESPIRITO:
GL 5. 17 Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis. 18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.

SE EU OBEDEÇO, BUSCO, O ESPIRITO VEM SOBRE MIM, A MINHA PERSPECTIVA MUDA!

QUANDO EU ESTOU LIGADO NO CORPO, RECEBENDO OLEO FRESCO QUE CAI SOBRE A CABECA, ME RENOVANDO EM OBEDIENCIA, EM AMOR, EM SANTIDADE, EM PUREZA, A MESMA TENTAÇÃO VEM, MAS A MINHA VISAO É OUTRA!

JÁ NÃO PENSO: “EU QUERIA MAS A LEI DIZ QUE EU NÃO POSSO”
MAS PASSO A PENSAR: “EU ATÉ PODERIA, MAS NÃO QUERO PORQUE A LEI DE DEUS É A MEU FAVOR”

PORQUE EU PROVEI O VINHO NOVO QUE É MELHOR, EU PROVEI A ALEGRIA,
EU PROVEI A PAZ, EU PROVEI A LIBERDADE, E NÃO VOU ME SUJAR POR CAUSA DISSO OU DAQUILO!

SIM, TEMOS FRAQUEZAS, LUTAS, AFLIÇÕES, TRISTEZAS, MAS QUANDO ESTAMOS SOB O ESPIRITO SANTO, ELE NOS AJUDA NAS FRAQUEZAS;
O ESPIRITO SANTO NOS CONSOLA NA TRISTEZA, NOS CONVENCE DO PECADO,
NOS ACORDA NA MADRUGADA, NOS RENOVA, NOS FAZ GERAR E DAR A LUZ AOS SONHOS DE DEUS!!!

1 CO 2.9-14 - 9 Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.
10 Porque Deus no-las revelou pelo seu Espírito; pois o Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmos as profundezas de Deus.
11 Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus.
12 Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, mas sim o Espírito que provém de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus;
13 as quais também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais.
14 Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.


 QUE O ESPIRITO TE CONDUZA AO CENTRO DA VONTADE DE DEUS, TE RENOVE, TE REGENERE E CAPACITE A VIVER POR FÉ, BASEADO NAS PROMESSAS QUE ELE TEM DADO A TI!

AMEM.






Nenhum comentário:

Postar um comentário