Total de visualizações de página

segunda-feira, 12 de junho de 2017

A trombeta e as chuvas



15Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, convocai uma assembléia solene;
16 congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai os meninos, e as crianças de peito; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva do seu tálamo.
17 Chorem os sacerdotes, ministros do Senhor, entre o alpendre e o altar, e digam: Poupa a teu povo, ó Senhor, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que as nações façam escárnio dele. Por que diriam entre os povos: Onde está o seu Deus?

18 Então o Senhor teve zelo da sua terra, e se compadeceu do seu povo.
23 Alegrai-vos, pois, filhos de Sião, e regozijai-vos no Senhor vosso Deus; porque ele vos dá em justa medida a chuva temporã, e faz descer abundante chuva, a temporã e a serôdia, como dantes.
24 E as eiras se encherão de trigo, e os lagares trasbordarão de mosto e de azeite.
25 Assim vos restituirei os anos que foram consumidos pela locusta voadora, a devoradora, a destruidora e a cortadora, o meu grande exército que enviei contra vós.
26 Comereis abundantemente e vos fartareis, e louvareis o nome do Senhor vosso Deus, que procedeu para convosco maravilhosamente; e o meu povo nunca será envergonhado.
27 Vós, pois, sabereis que eu estou no meio de Israel, e que eu sou o Senhor vosso Deus, e que não há outro; e o meu povo nunca mais será envergonhado.
28 Acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; (Joel 2)


A MAIORIA DAS CULTURAS SEMPRE INTERPRETOU A COLHEITA, COMO UMA DADIVA DOS DEUSES, POR ISSO QUASE TODA CULTURA TEM UMA FESTA REFERENTE À COLHEITA, DEDICADA AOS SEUS DEUSES.

A BIBLIA TEM DUAS FESTAS DE COLHEITA, QUE FORAM ESTABELECIDAS POR DEUS EM LV 23: PENTECOSTES  E TABERNÁCULOS.

EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO, PRA TER COLHEITA, PRECISA HAVER, NO MINIMO, DUAS COISAS: SEMEADURA E CHUVA.

E JÁ QUE O HOMEM NÃO PODE FAZER CHOVER, LONGOS PERIODOS DE SECA DESESPERAM QUEM DEPENDE DA COLHEITA, E O DESESPERO POR SUA VEZ ABRE ESPAÇO PARA SUPERSTIÇÕES, IDOLATRIA, ETC, NUMA TENTANTIVA DE “ATRAIR” A CHUVA.

O SENHOR VEM FALANDO COMIGO HÁ ALGUM TEMPO SOBRE ESTE TEXTO DE JOEL, E ME CHAMANDO A ATENÇÃO ESPECIALMENTE PRA DOIS PONTOS:

- O TOCAR DA TROMBETA
- E AS CHUVAS - TEMPORÃ E SERODIA (TEMPORA = TB CHAMADA DE “PRIMEIRA CHUVA” E SERODIA = TB CHAMADA DE “CHUVA TARDIA”, OU “SEGUNDA CHUVA”).

AS CHUVAS SERODIA E TEMPORÃ, ERAM CHUVAS TAO ESPERADAS A CADA ANO EM ISRAEL, PORQUE SEM ELAS, HAVERIA SECA, E SEM COLHEITA, HAVERIA FOME. MAS MAIS DO QUE ISSO, A BIBLIA INDICA QUE ESSAS DUAS CHUVAS REPRESENTAM PROFETICAMENTE O DERRAMAR DO ESPIRITO SANTO SOBRE NÓS.

DESCOBRI QUE OS MUITOS HOMENS DE DEUS CONSIDERAM QUE A “CHUVA TEMPORÃ DO ESPIRITO SANTO”, A PRIMEIRA CHUVA, FOI JUSTAMENTE A QUE CAIU NUMA FESTA DE COLHEITA, EM PENTECOSTES (DESCRITO EM AT 2), QUANDO A IGREJA ESTAVA REUNIDA E O ESPIRITO CAIU SOBRE TODOS;

SEGUINDO ESTE ENTENDIMENTO, ACREDITA-SE QUE A "CHUVA SERODIA DO ESPIRITO SANTO",  A CHUVA DA GRANDE COLHEITA, SERÁ O GRANDE AVIVAMENTO ANTES DA VOLTA DE JESUS,OU SEJA, NOS NOSSOS DIAS.

MAS O QUE ERAM ESSAS CHUVAS? POR QUE AS DUAS ERAM FUNDAMENTAIS PRA TERRA DE ISRAEL, E SÃO FUNDAMENTAIS PRA IGREJA HOJE?

A PRIMEIRA CHUVA, A TEMPORÃ, É A CHUVA QUE FAZIA A SEMENTE GERMINAR, POIS SEMENTE EM TERRA SECA NÃO GERMINA.

OU SEJA: A CHUVA TEMPORÃ É A BENÇÃO DE DEUS NO INICIO DOS PROCESSOS.

NO COMEÇO DA NOSSA CAMINHADA, NO INICIO DE UM PROJETO, QUANDO DAMOS OS PRIMEIROS PASSOS NUM NOVO DESAFIO, QUANDO ESTAMOS COLOCANDO OS FUNDAMENTOS NUM SONHO DE DEUS.

NÓS COLOCAMOS A SEMENTE E DEUS ABENÇOA, COM A CHUVA TEMPORÃ, PRA SEMENTE DESABROCHAR, ROMPER, REBENTAR.

AÍ PERMANECEMOS FIÉIS, ESPERANDO O TEMPO DA COLHEITA, E QUANDO O FRUTO ESTÁ QUASE PRA AMADURECER, O SENHOR MANDA A CHUVA SERODIA, PRA COLHERMOS UM FRUTO MADURO; PRA RECEBERMOS A COLHEITA EM SUA PLENITUDE, SEM PERDAS, SEM PREJUIZO, PRA QUE A PROMESSA SE CUMPRA TOTALMENTE, INTEGRALMENTE!

PRECISAMOS DA CHUVA!!!!  MAS A CHUVA É ALGO QUE NÃO PODEMOS PRODUZIR! É O SOBRENATURAL DE DEUS.

PODEMOS FAZER “QUASE TUDO” NA FORÇA DO BRAÇO: COMPRAR UM TERRENO, COLOCAR TERRA BOA, ADUBAR, ARAR, JOGAR SEMENTES... MAS  - SE NÃO CHOVER – TUDO VAI SER EM VAO!!!

EXISTE ALGO QUE ACONTECEU COM ISRAEL MUITAS VEZES, E TAMBÉM ACONTECE CONOSCO, É QUE ÁS VEZES NÃO CHOVE; POR MUITO TEMPO, O CÉU FECHA. POR QUE?
2 CR 6.26 Se o céu se fechar e não houver chuva, por terem pecado contra ti; se orarem, voltados para este lugar, e confessarem o teu nome, e se converterem dos seus pecados, quando tu os afligires, 27 ouve então do céu, e perdoa o pecado dos teus servos, e do teu povo Israel, ensinando-lhes o bom caminho, em que devem andar, envia chuva sobre a tua terra, que deste ao teu povo em herança.

O POVO DE ISRAEL ENTENDIA ESSE PRINCIPIO!!!!

FALTA DE CHUVA ERA UM MAU SINAL, UM ALARME, QUE DIZIA QUE ALGO ESTAVA ERRADO! 

ERA DEUS SINALIZANDO QUE O POVO TINHA QUE SE VOLTAR PRA ELE, SE ARREPENDER; E SE ISSO ACONTECESSE - SE O POVO ORASSE, SE CONVERTESSE DOS SEUS PECADOS, DEUS FARIA CHOVER DE NOVO SOBRE A TERRA! EXATAMENTE COMO JOEL PROFETIZOU!

ELE DIZ:
TOQUE A TROMBETA, E TODOS (CRIANÇAS, JOVENS, VELHOS, ATÉ OS NOIVOS) – TODOS - ESTAVAM CONVOCADOS PRA SE ARREPENDER!!!

PELO ANDAR DO TEXTO, EU ENTENDO QUE O POVO CORRESPONDEU À PROFECIA DE JOEL, E E HUMILHOU, E BUSCOU, SE ARREPENDEU, PORQUE, EM SEGUIDA, A PROFECIA DE JOEL MUDA DE TOM; 

A PARTIR DO VERSICULO 18 DEUS PROMETE ENVIAR CHUVA DE NOVO, NO TEMPO DEVIDO: A TEMPORÃ E TAMBEM A SERODIA; 

DEUS PROMETE RESTITUIR OS ANOS QUE FORAM CONSUMIDOS PELO DEVORADOR, PELO MIGRADOR, PELO DESTRUIDOR E PELO CORTADOR.

DEUS PROMETE REMOVER A VERGONHA, E DIZ QUE DERRAMARÁ O SEU ESPIRITO, SOBRE TODA CARNE.

NÓS PRECISAMOS RECEBER DESSAS CHUVAS! NA VERDADE - PRECISAMOS VIVER DEBAIXO DESSA CHUVA!

HÁ PESSOAS QUE TEM VIVIDO SECAS PROLONGADAS, EM AREAS DAS SUAS VIDAS, COMO ISRAEL VIVEU NOS DIAS DO REI ACABE (1 RS 17.1 E 18.1 - FORAM MAIS DE 3 ANOS SEM CHUVA).

IMAGINE O DESESPERO PELA SECA! NÃO PODEMOS NOS CONFORMAR! NÓS TEMOS QUE BUSCAR ESSA CHUVA ATÉ ELA CAIR!!!

PRA ISSO, É PRECISO RASGAR O CORAÇÃO, SER SINCERO DIANTE DE DEUS, DEIXAR DEUS NOS ESQUADRINHAR, TEMER AO SENHOR! PORQUE A PALAVRA DIZ QUE ELE MANTEM CHUVA SOBRE OS QUE O TEMEM!!!

JR 5. 23 Mas este povo é de coração obstinado e rebelde; rebelaram-se e foram-se. 24 E não dizem no seu coração: Temamos agora ao Senhor nosso Deus, que dá chuva, tanto a temporã como a SERODIA, a seu tempo, e nos conserva as semanas determinadas da COLHEITA. 25 As vossas iniqüidades desviaram estas coisas (AS CHUVAS), e os vossos pecados apartaram de vos o bem. 26 Porque ímpios se acham entre o meu povo; andam espiando, como espreitam os passarinheiros. Armam laços, apanham os homens.

HÁ PESSOAS NO MEIO DO POVO DE DEUS SE COMPORTANDO COMO IMPIOS, SEM TEMOR NENHUM. POR ISSO DEUS ESTÁ DERRMANDO O SEU ESPIRITO SOBRE UNS, MAS OUTROS CONTINUAM VIVENDO NUMA SECA TOTAL!

AM 4. 7 Além disso, retive de vós a chuva, quando ainda faltavam três meses para a COLHEITA; e fiz que chovesse sobre uma cidade, e que não chovesse sobre outra cidade; sobre um campo choveu, mas o outro, sobre o qual não choveu, secou-se. 

POR QUE?

EZ 34. 20 Por isso o Senhor Deus assim lhes diz: Eis que eu, eu mesmo, julgarei entre a ovelha gorda e a ovelha magra. 21 Porquanto com o lado e com o ombro dais empurrões, e com as vossas pontas escorneais todas as fracas, até que as espalhais para fora, 22 portanto salvarei as minhas ovelhas, e não servirão mais de presa; e julgarei entre ovelhas e ovelhas. 23 E suscitarei sobre elas um só pastor para as apascentar, o meu servo Davi. Ele as apascentará, e lhes servirá de pastor. 24 E eu, o Senhor, serei o seu Deus, e o meu servo Davi será príncipe no meio delas; eu, o Senhor, o disse. 25 Farei com elas um pacto de paz; e removerei da terra os animais ruins, de sorte que elas habitarão em segurança no deserto, e dormirão nos bosques. 26 E delas e dos lugares ao redor do meu outeiro farei uma bênção; E FAREI DESCER A CHUVA A SEU TEMPO; CHUVAS DE BÊNÇÃOS SERÃO.

DEUS ESTÁ JULGANDO O SEU POVO, ENTRE OVELHAS E OVELHAS!
ELE SALVARÁ AS QUE SÃO DELE! E TRARÁ DE VOLTA AS DESVIADAS!

A NOSSA PARTE É OUVIR A TROMBETA, MANTER O CORAÇÃO QUEBRANTADO, E SEMEAR!! SEMEAR ORAÇÃO, SEMEAR LOUVOR, SEMEAR OBEDIENCIA, SEMEAR TESTEMUNHO, SEMEAR A PALAVRA - TEMPO E FORA DE TEMPO, SEM OLHAR O CENÁRIO!!!

EC 11. 4 Quem observa o vento, não semeará, e o que atenta para as nuvens não COLHERÁ. 5 Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da que está grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas. 6 Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retenhas a tua mão; pois tu não sabes qual das duas prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão, igualmente boas.

NÃO FIQUE OBSERVANDO O CENARIO, NEM AS CONDIÇÕES,  NEM AS PESSOAS! SEMEIE! 

PORQUE ONDE HOUVER OBEDIENCIA E SEMENTES, DEUS VAI MANDAR A CHUVA TEMPORÃ E A SERODIA!

A SEMENTE É A NOSSA PARTE.

EM MC 4  JESUS DIZ QUE: “O SEMEADOR SAIU PRA SEMEAR” (ELE NÃO SAIU PARA OLHAR O TEMPO, PRA FAZER CALCULOS, PRA VER SE VALIA A PENA OU NÃO!!!!  ELE SAIU PRA SEMEAR!)

E NEM TODAS AS SEMENTES VINGARAM; MAS AS QUE VINGARAM, NOS TROUXERAM AQUI - HOJE!!!!

A NOSSA PARTE - É SEMEAR; A PARTE DE DEUS É FAZER CHOVER.

É MANDAR A CHUVA TEMPORÃ PRA NOSSA SEMENTE BROTAR,
PRA SEMENTE DESPERTAR, PRA DESABROCHAR ALGO NOVO, E TAMBEM MANDAR A CHUVA SERODIA, QUE ENCHARCA A TERRA E AMADURECE O FRUTO DO ESPIRITO, QUE FAZ SURGIR EM NÓS O CARÁTER E A MANIFESTACAO DO PODER DE DEUS!

SE A SEMENTE BROTOU, ELA TEM QUE AMADURECER!
VOCE SERÁ UM CANAL DO AVIVAMENTO!

MAS EXISTE UM PESO ESPIRITUAL ANTES DA CHUVA! MUITAS VEZES NOS QUESTIONAMOS: POR QUE TANTO PESO? POR QUE TUDO TAO DIFICIL? POR QUE TANTA OPRESSAO?

PORQUE ANTES DE CHOVER, “O TEMPO FECHA”.

3 ANOS E MEIO SEM CHOVER EM ISRAEL. ELIAS PROFETIZA, TOCA A TROMBETA, O POVO SE QUEBRANTA,  SE ARREPENDE, E DECLARA QUE “SÓ O SENHOR É DEUS”:

1 RS 18. 41 Então disse Elias a Acabe: Sobe, come e bebe, porque há ruído de abundante chuva. 43 E disse ao seu moço: Sobe agora, e olha para a banda do mar. E ele subiu, olhou, e disse: Não há nada. Então disse Elias: Volta lá sete vezes. 44 Sucedeu que, à sétima vez, disse: Eis que se levanta do mar uma nuvem, do tamanho da mão dum homem: Então disse Elias: Sobe, e dize a Acabe: Aparelha o teu carro, e desce, para que a chuva não te impeça. 45 E sucedeu que em pouco tempo o céu se enegreceu de nuvens e vento, e caiu uma grande chuva 46 E a mão do Senhor estava sobre Elias...

PRECISAMOS DISCERNIR OS TEMPOS! SE VOCE ESTÁ CLAMANDO POR CHUVA, QUANDO ELA VIER, NÃO RECLAME QUE O TEMPO FECHOU!
NEM SE ATEMORIZE, PORQUE A MAO DE DEUS ESTÁ SOBRE VOCE!

ANTES DE DEUS FAZER AS MAIORES MUDANÇAS NA MINHA VIDA, EU PASSEI POR MOMENTOS DAS NUVENS MAIS NEGRAS!!! MAS NÃO ERA O DIABO, ERA DEUS!!!!!

OS 6.1 Vinde, e tornemos para o Senhor, porque ele despedaçou e nos sarará; fez a ferida, e no-la atará. 2 Depois de dois dias nos ressuscitará: ao terceiro dia nos levantará, e viveremos diante dele. 3 Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terra.

O SENHOR É COMO UM CIRURGIAO, QUE PRA CURAR O SEU PACIENTE, TEM QUE FAZER UMA INCISAO, ABRIR UMA FERIDA, TEM QUE PASSAR O BISTURI, MEXER LÁ DENTRO - MAS DEPOIS – A MESMA MÃO QUE CORTOU - VAI COSTURAR,  VAI MEDICAR, E VAI REABILITAR!

O NOSSO PAPEL É SER ENCONTRADO NO LUGAR CERTO, NA HORA CERTA, FAZENDO A COISA CERTA: SEMEANDO E CLAMANDO!!!

ZC 10.1 PEÇA ao Senhor CHUVA no tempo da chuva serôdia, sim, ao Senhor, que faz os relâmpagos; e ELE LHES DARÁ CHUVAS COPIOSAS!!!

NÃO IMPORTA QUE AREA DA NOSSA VIDA QUE ESTÁ SECA, NEM POR QUANTO TEMPO.

ESSE É O TEMPO DA CHUVA SERODIA! ABRA OS TEUS OUVIDOS, RASGUE O TEU CORAÇÃO, E PEÇA CHUVA AO SENHOR E ELE DARÁ!!!

IS 55.10 Porque, assim como a chuva e a neve descem dos céus e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem PRODUZIR E BROTAR, para que dê semente ao semeador, e pão ao que come, 11 assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.

DEUS TE ABENÇOE!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário